O pipoqueiro da esquina

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

Visitação

Entrada gratuita
De 31 de outubro de 2017, às 19h
a 18 de fevereiro de 2018

Horário

De terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 11h às 20h

Contato

(21) 3284-7400
imsrj@ims.com.br

Apresentação

Curadoria

 Eucanaã Ferraz

Na Internet

opipoqueirodaesquina.ims.com.br
#OPipoqueiroDaEsquina

Imprensa

(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br

Entre 1979 e 1981, Carlos Drummond de Andrade publicou em sua coluna no caderno B do Jornal do Brasil as famosas “pipocas”, nome que dera a seus chistes, frases-relâmpagos cheias de humour que retratavam criticamente o país. Admirador e amigo de Drummond, o artista, escritor e jornalista Ziraldo percebeu que as sátiras das “pipocas” à vida brasileira eram potencialmente charges – faltavam apenas os desenhos que se associassem às palavras. Ziraldo disse isso ao poeta, que, entusiasta do trabalho de seu conterrâneo, concordou com o convite que se seguiu: juntassem palavra e traço. Surgiria, a seguir, O pipoqueiro da esquina, publicado pela Codecri em 1981, livro no qual várias “pipocas”, agora com nova configuração, retratam um país sempre desconcertante e desconcertado.

O IMS do Rio de Janeiro comemora esse ano o dia D – aniversário de Drummond – expondo em sua Pequena Galeria dezenas desses desenhos, originais que Ziraldo guarda cuidadosamente em seu ateliê. Também estarão expostos bilhetes, cartas, poemas e outros objetos notáveis que contam um pouco da amizade entre os dois mineiros na época em que trabalharam no Pipoqueiro. A curadoria da exposição é de Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do IMS. O projeto expositivo traz a assinatura de Daniela Thomas, cineasta e cenógrafa, filha de Ziraldo; a identidade visual é de Mariana Newlands, da equipe de fotografia do IMS. A mostra abre no dia D, 31 de outubro.


Imagens da exposição


Making of

O poeta Eucanaã Ferraz e a designer Mariana Newlands, respectivamente curador e responsável pela identidade visual da mostra O pipoqueiro da esquina, estiveram no ateliê de Ziraldo selecionando com o artista uma série de charges construídas a partir de textos de Carlos Drummond de Andrade publicados no Jornal do Brasil.


Vídeos

Confira os vídeos comemorativos do Dia D produzidos pelo IMS desde 2011.


Conteúdo relacionado


Sobre os acervos