Quando chegou em 2016 à reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact), a série de negativos em vidro com imagens das obras de remodelação da cidade no ano de 1929 necessitavam de urgente restauro.
De propriedade das Thermas Antônio Carlos, as 33 chapas guardadas nas caixas originais apresentavam danos causados por décadas de condicionamento inadequado. Uma parceria com o Instituto Moreira Salles possibilitou o tratamento e o restauro desses negativos, viabilizando a produção de imagens reveladoras para o entendimento dessa época e de seu desdobramento na evolução urbanística e histórica de Poços.
A exposição Os negativos das Thermas reúne uma documentação fotográfica encomendada pelo governo do estado de Minas Gerais para registro das obras de construção do parque José Affonso Junqueira e de seus três edifícios monumentais, e também das obras de saneamento e fechamento dos rios centrais. Empreendimentos que transformariam definitivamente a pequena estância de Poços de Caldas no maior balneário hidrotermal da América Latina.
Curadoria
Teodoro Stein Carvalho Dias
Na Internet
#NegativosDasThermas
Imprensa
(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br





Exposição encerrada
Sobre os acervos
Acervos
Fotografia
Acervos
Iconografia
Acervos
Música
Acervos
Literatura
Acervos
Biblioteca de Fotografia
Acervos
Walther Moreira Salles
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.