São Paulo, fora de alcance - Fotografias de Mauro Restiffe

Visitação

Exposição encerrada
De 08 de junho a 28 de setembro de 2014

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

Horário

De terça a domingo, das 11h às 20h

Contato

(21) 3284-7400
imsrj@ims.com.br

Apresentação

A primeira exposição do novo programa de exposições de fotografia contemporânea do IMS é São Paulo, fora de alcance, do paulista Mauro Restiffe. A pedido da revista ZUM, Restiffe já havia fotografado o bairro da Luz em 2012. Para esta exposição, ele foi convidado a estender seu trabalho sobre a cidade de São Paulo, realizando caminhadas por outros bairros, tanto centrais quanto periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera. Esses deslocamentos aconteceram quase diariamente por três meses e deram origem a centenas de fotografias, feitas com a câmera Leica e o filme preto e branco de alta sensibilidade que fazem parte da poética do artista. Restiffe é conhecido pelas séries fotográficas que desenvolve em torno de questões urbanas de relevância histórica, política e arquitetônica. 

As 18 obras escolhidas para a exposição apresentam a cidade, o espaço urbano e seus habitantes. Muito longe de cartões-postais, elas atualizam o repertório visual de São Paulo ao olhar para espaços públicos e construções importantes como o estádio Itaquerão, a praça do Relógio, o Templo de Salomão, a praça Roosevelt, o vão livre do Masp e o Museu do Ipiranga. Ampliadas em formatos que variam de 60 centímetros a mais de dois metros de largura, as imagens ganham escala monumental.  

Os usos variados que os habitantes fazem da cidade e os diversos estágios de construção e conservação do patrimônio arquitetônico se combinam para narrar visualmente a experiência fragmentada que caracteriza a vida urbana. Nas imagens da exposição, os deslocamentos diários ao trabalho ou os passeios de fim de semana se misturam a fatos extraordinários, como o incêndio no Memorial da América Latina, ocorrido em novembro de 2013, ou um dos vários protestos realizados no ano passado.  

Ao usar o preto e branco para fotografar acontecimentos recentes, o fotógrafo dá às obras uma ambiguidade temporal. O preto e branco e a alta granulação produzem uma unidade entre as pessoas e o variado tecido urbano, ao mesmo tempo em que serve de metáfora para a organização caótica e precária das cidades. 

As obras de Restiffe serão afixadas em painéis espalhados pelo espaço expositivo em vez de estarem penduradas nas paredes. A montagem, que faz alusão ao percurso das cidades, obriga o visitante a confrontar-se com as obras e contorná-las, construindo planos, perspectivas e bloqueios conforme se caminha pela galeria. O título da exposição também sugere a impossibilidade de representar uma cidade grande e complexa como São Paulo.  

São Paulo, fora de alcance tem curadoria de Thyago Nogueira, coordenador de fotografia contemporânea do IMS. O projeto expográfico é de Martin Corullon, do escritório Metro Associados, e a identidade visual, de Daniel Trench. A exposição é acompanhada de um livro com cerca de 50 imagens do projeto.  

O novo projeto de exposições em fotografia contemporânea se soma às atividades que o IMS vem desenvolvendo nesta seara nos últimos anos e que incluem a publicação da revista de fotografia ZUM e o oferecimento da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS.

Curadoria

Thyago Nogueira

Na Internet

#SPForaDeAlcance

Imprensa

(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br

Visitação

Exposição encerrada
De 08 de junho a 28 de setembro de 2014.

Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 11h às 20h.

IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ


Sobre Mauro Restiffe

Mauro Restiffe nasceu em São José do Rio Pardo, em 1970. Formou-se em cinema pela Faap e estudou fotografia no International Center of Photography e na New York University. Suas obras foram expostas, entre outros lugares, no MAC-SP (2011) e na 27ª Bienal de São Paulo. Seu trabalho faz parte de coleções importantes, como as da Tate Modern, do MoMA de São Francisco, de Inhotim e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi indicado ao prêmio BES-Photo de 2011 e, em 2013, foi premiado pela Fundação Conrado Wessel. Expôs no Rio de Janeiro em 2006, na galeria Laura Marsiaj. Esta é sua primeira individual institucional na cidade.


Vídeos


Imagens


Conteúdo Relacionado


Catálogo

São Paulo, fora de alcance

Catálogo da exposição com texto do curador Thyago Nogueira e fotografias do paulista Mauro Restiffe, reúne 50 imagens da cidade de São Paulo, realizadas em caminhadas pelo bairro da Luz em 2012 e por outros bairros, centrais e periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera.

112 páginas. Formato: 29 x 22 cm.
Preço: R$ 89,90

Exposição encerrada.


Sobre os acervos