Sofia, uma mulher misteriosa, chega à Vila Clemência na esperança de pegar um trem, pois o comboio no qual estava quebrou. Como o trem não aparece, Sofia é obrigada a se hospedar na pensão que a Companhia Ferroviária Nacional oferece aos passageiros que, por acaso, chegam até ali. Junto com seus companheiros de hospedagem, pessoas solitárias reunidas pelo acaso, Sofia aguarda a chegada de um trem que talvez nunca apareça.
A estação foi selecionado para a mostra Foco Minas do Festival de Tiradentes deste ano. Sobre o filme, escreveram os curadores: “A história tem algo de literário e nos remete à produção literária e teatral europeia do período da Segunda Guerra – algo entre o teatro do absurdo e o surrealismo – e soa, como a protagonista Sofia, estranha no seu tempo. É um filme com camadas anacrônicas: tudo nos evoca uma época passada, nas falas, nos trajes, na trama de viagem de trem e na dramaturgia de época. Cada sujeito, desejo e paisagem é uma projeção fantasmática. Temos o preto e branco, o acento teatral na espacialidade e na marcação dos atores e atrizes nos interiores, as paisagens como um afresco em que o p&b e o vazio assumem uma atmosfera quase digressiva e os personagens parecem estar sempre entre a vigília e o sonho.”

Cristina Maure
Graduada em Artes Plásticas com especialização em fotografia pela Escola Guignard - Belo Horizonte em 2000. Sócia, diretora da Vaca Amarela Filmes, há 24 anos pesquisa e realiza trabalhos audiovisuais. Dirigiu e fotografou vários filmes. Seus trabalhos já foram exibidos em festivais, salas de cinema, sites, TVs no Brasil e em países como, Itália, Espanha, EUA, França, Argentina, Chile, Portugal, Canadá entre outros. Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais com sua obra.
Jimena Castiglioni
Atriz uruguaia que mora em Belo Horizonte, Brasil. No filme A Estação ela atua como protagonista, roteirista e produtora. Já trabalhou com várias companhias de teatro, entre elas o Grupo Galpão, e foi nominada a alguns prêmios pelos seus trabalhos como atriz. A Estação é seu primeiro longa como atriz e com ele ganhou o prêmio de Melhor atriz no Festival Portugal Indie Film Festival de Lisboa.
Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.
Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.
Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.
IMS Poços
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia).
Bilheteria: de terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 9h às 19h, na recepção do IMS Poços.
Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Poços e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês. Os preços variam de acordo com o filme ou a mostra.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.