Após ser demitida da TV por ser considerada “velha demais” para ser atriz, Elisabeth Sparkle, interpretada por Demi Moore, recorre a um sinistro programa de aprimoramento corporal. A substância milagrosa promete rejuvenescê-la, mas resulta em uma transformação ainda mais radical. Ela agora precisa dividir seu corpo com Sue, sua versão jovem e melhorada, interpretada por Margaret Qualley. Aos poucos, a atriz começa a perder o controle da própria vida.
Em entrevista à jornalista Farah Nayeri para o The New York Times, por ocasião da estreia do filme no Festival de Cannes de 2024, Fargeat diz que todos os seus filmes são sobre vingança. “Vingança sobre o corpo da mulher e a forma como ele é percebido”. Especificamente sobre A substância, a cineasta comenta: “É uma abordagem feminista do filme de terror corporal e bem diferente de Vingança [Revenge, seu filme anterior, lançado em 2017], embora também haja muitas semelhanças. É um filme de gênero. Os filmes de gênero são uma excelente maneira de falar sobre questões sociais”.
“O que eu gosto de fazer em meus filmes é criar outros universos: criar meu próprio mundo, com minhas próprias regras e códigos, e levar tudo ao extremo de uma forma muito visceral, de uma forma que seja muito fiel a quem eu sou”.
“Quando se trata de violência no cinema, o que me interessa não é a pornografia de tortura ou mostrar a dor apenas por mostrar. Há sempre uma espécie de distância e afastamento do realismo da violência. Meus filmes são ambientados em cenários muito coloridos e visuais, que parecem quase ambientes pop. A violência é tão extrema que há momentos de humor nela. A natureza excessiva da violência nos afasta de uma sensação de realismo total. [...] A violência metafórica de A substância reflete a violência dessa desigualdade cotidiana, que as mulheres continuam a enfrentar”.
Blog do cinema:
Oscar Wilde encontra Cronenberg - por José Geraldo Couto ►
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.
Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.
Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.
IMS Poços
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Bilheteria: de terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 9h às 19h, na recepção do IMS Poços.
Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Poços e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês. Os preços variam de acordo com o filme ou a mostra.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.