Idioma EN
Contraste

A troco de nada

Sessão com debate

Direção

Patrick Granja

Informações

Brasil
2022. 73min. 18 anos

Formato de exibição

DCP

Em parceria com o King’s College e o Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV, o cinema do IMS Paulista exibe A troco de nada. O filme é um documentário longa-metragem sobre a violência de Estado nas favelas do Rio de Janeiro. A exibição será seguida por uma conversa com Thiago Amparo, professor de direito internacional e direitos humanos na FGV e colunista da Folha de S.Paulo; Amanda Pimentel, coordenadora da linha de raça e segurança pública do Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV, advogada e pesquisadora com atuação junto a organizações da sociedade civil; Octávio Ferraz, professor titular da Faculdade de Direito do King’s College London; Sandra Gomes, ativista e mãe do jovem Matheus Gomes, morto pela polícia no episódio que ficou conhecido como a Chacina do Jacarezinho, em maio de 2021; e mediação de Thaiza Pauluze, jornalista da Globo News dedicada principalmente a cobrir segurança pública, violência e direitos humanos.

Novembro Negro e a reparação estatal das vítimas de violência policial - por Barbara Santos e Octavio Ferraz ►


Filme

A troco de nada

Patrick Granja | Brasil | 2022, 73’, DCP (Acervo do diretor) | Classificação indicativa: 18 anos

Um documentário longa-metragem sobre a violência de Estado nas favelas do Rio de Janeiro, que, apenas em 2021, deixou 1.084 pessoas mortas, segundo dados oficiais. No rastro dessa violência, estão dezenas de mães, órfãs de seus filhos, muitas das quais acabam se tornando ativistas por justiça social e contra a política de segurança do Estado nas favelas e nos bairros pobres do país.

Esta sessão faz parte do Novembro Negro 2023 ►

Cena de A troco de nada, de Patrick Granja

Programação

IMS Paulista

23/11/2023, quinta, 19h
A troco de nada
Sessão seguida de debate com Thiago Amparo, Octávio Ferraz, Sandra Gomes, Amanda Pimentel e Thaiza Pauluze


Participantes

Thiago Amparo
Professor de direito internacional e direitos humanos nas escolas de Direito e Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo. É mestre e doutor em direito internacional pela Universidade Centro Europeia (Hungria). É fundador e coordenador do Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV, onde atuou por muitos anos como coordenador de diversidade. Em 2023, lecionou como professor visitante na Escola de Assuntos Internacionais da Universidade de Columbia em Nova York, e fez estágio de pós-doutoramento na Universidade de Nova Iorque (NYU) em 2021. É consultor e palestrante em temas de inclusão, diversidade e equidade, bem como em ESG. Contribuiu para a fundação da Aliança Jurídica pela Equidade Racial. Escreve semanalmente na Folha de S.Paulo, e é membro do conselho editorial do mesmo jornal e da revista piauí, e integra os conselhos consultivos da Fundação Tide Setubal e da ONG Sou da Paz.

Amanda Pimentel
Coordenadora da linha de raça e segurança pública do Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV-SP. Doutoranda em direito e desenvolvimento pela FGV-SP, é advogada e pesquisadora, com atuação junto a organizações da sociedade civil.

Octávio Ferraz
Professor titular da Faculdade de Direito do King’s College London, codiretor do Transnational Law Institute e Global Fellow da Escola de Direito da FGV-SP. É autor de Health as a Human Right (Cambridge University Press, 2021) e coeditor do Oxford Compendium of Legal National Responses to Covid 19. Ao lado de Eliane Brum, é codiretor do projeto Insustentáveis, da plataforma Sumaúma, uma série de investigações sobre as corporações transnacionais que violam a Amazônia e seus povos.

Sandra Maria Gomes dos Santos
Mãe do jovem Matheus Gomes, morto pela polícia no episódio que ficou conhecido como a Chacina do Jacarezinho, em maio de 2021, na qual ao menos 29 pessoas foram assassinadas. Desde então, Sandra trava uma árdua luta por justiça para os assassinos de seu filho e contra a violência policial que todos os dias tira a vida de centenas de outros jovens como Matheus.

Thaiza Pauluze
Jornalista do Rio de Janeiro que reside em São Paulo e trabalha como produtora de reportagens na GloboNews. Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atuou como repórter na Folha de S.Paulo por cinco anos. Ela se dedica principalmente a cobrir segurança pública, violência e direitos humanos.


Ingressos

IMS Paulista

Entrada gratuita. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes de cada sessão. Limite de uma senha por pessoa.