Idioma EN
Contraste

Antonio Candido, anotações finais

Direção

Eduardo Escorel

Informações

Brasil
2024. 87min. 12 anos

Formato de exibição

DCP

“Na madrugada de 12 de maio, oito meses antes dessa tarde de chuva em São Paulo, eu morri”, diz calmamente nos primeiros minutos de filme a voz do ator Matheus Nachtergaele, que faz a interpretação dos textos de Antonio Candido, morto em 2017, aos 98 anos. “Ao morrer, deixei meus cadernos de anotações no armário do corredor interno do apartamento onde morava há 21 anos. Comecei o primeiro caderno aos 15 anos, quando cursava o quarto ano ginasial, seguindo a recomendação de minha mãe, Clarice, uma mulher luminosa e grande leitora. Foi ela quem me aconselhou a registrar minhas impressões de leitura quando viu que eu estava resumindo, por escrito, um texto de divulgação sobre filósofos gregos. Nas décadas seguintes, destruí muitos desses cadernos em rompantes negativistas”.

Antonio Candido deixou 74 cadernos inéditos. Baseado nos dois últimos, o filme se debruça sobre textos escritos entre 2015 e 2017. Os sinais de fragilidade física, notícias de jornal, a derrubada de Dilma Roussef da presidência da República, preferências literárias, musicais e cinematográficas, evocações dos antepassados, menções à infância no sudoeste de Minas e lembranças de Gilda de Mello e Souza são temas recorrentes.

 

Contém recursos de acessibilidade: em Libras, legendas descritivas e audiodescrição. Para retirar o equipamento com recursos, consulte a bilheteria do IMS Paulista. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone (11) 2842-9120 ou pelo e-mail [email protected]

Antonio Candido. Foto de Ana Luisa Escorel.

Programação

Não há sessões previstas para esse filme no momento.

Sessões foram exibidas no IMS Paulista e no IMS Poços.

Debate

Após a sessão de 27/9/2024 no IMS Paulista, aconteceu um debate com Eduardo Escorel, Lina Chamie, Roberto Schwarz e Rachel Valença.

Eduardo Escorel
Dirigiu, entre outros, Antonio Candido, anotações finais, 1968 – Um ano na vida (2023), SARS-CoV-2: o tempo da pandemia (2021, codireção de Lauro Escorel), 1937 – 45 Imagens do Estado Novo (2015) e Paulo Moura – Alma brasileira (2013). Realizou seu primeiro documentário – Bethânia bem de perto – como fotógrafo, codiretor e montador, em 1966, seguido de Visão de Juazeiro, em 1970. Dirigiu Lição de amor, seu primeiro longa-metragem de ficção, em 1975, seguido de Ato de violência, em 1979, e O cavalinho azul, em 1984. Montou, entre outros, Terra em transe (1967), Macunaíma (1969), Cabra marcado para morrer (1984), Santiago (com Letícia Serpa, 2006) e No intenso agora (com Laís Lifschitz, 2016). Publicou Adivinhadores de água, editado pela Cosac Naify, em 2005. Escreve coluna no site da revista piauí desde 2009.

 

Maria José de Souza (Tita)
Nascida em Poços de Caldas, professora aposentada, com alguma pesquisa publicada sobre a cultura da mineiridade no Sul "das" Minas. Desenvolveu trabalho por 36 anos no Chico Rei, instituição que congregava a comunidade negra de Poços de Caldas.

 

 

Lina Chamie
Cineasta, desenvolve um trabalho autoral que explora a linguagem cinematográfica tanto na ficção como no documentário. Participou de importantes festivais, como Cannes, San Sebastián, Havana, Montreal, entre outros. Seus filmes conquistaram prêmios e reconhecimento nacional e internacional. É graduada (Cum Laude) em música e filosofia pela New York University e mestra em música pela Manhattan School of Music, Nova York. Trabalhou por mais de dez anos no departamento de cinema da NYU.

 

Roberto Schwarz
É crítico literário e escritor.


Ingressos

Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.

Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.

Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.

Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.

Sessões com debate
As sessões com debate são gratuitas. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.


IMS Paulista

Sessão com debate
Entrada gratuita. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes de cada sessão. Limite de uma senha por pessoa.

Demais sessões
Ingressos: terça, quarta e quinta: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia); sexta, sábado, domingo e feriados: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.

A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, a venda é semanal: toda quarta-feira, às 18h, são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.


IMS Poços

Sessão com debate
Entrada gratuita. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes de cada sessão. Limite de uma senha por pessoa.

Demais sessões
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Bilheteria: de terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 9h às 19h, na recepção do IMS Poços.

Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Poços e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês. Os preços variam de acordo com o filme ou a mostra.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.