Idioma EN
Contraste

Avenida Beira-Mar

Direção

Maju de Paiva, Bernardo Florim

Informações

Brasil
2024. 86min. 12 anos

Formato de exibição

DCP
áudio em português, não possui legendas

Rebeca, uma menina de 13 anos, filha de pais separados, muda-se com a mãe para o bairro litorâneo de Piratininga, em Niterói. Ela passa seus dias espiando a rua por cima do muro. Lá, Rebeca vê Mika, uma menina da sua idade, que desafia as normas de gênero. O encontro das duas meninas desencadeia uma amizade incompreendida pelos adultos e uma série de eventos que abala a tranquilidade da avenida Beira-Mar.

Com um elenco que reúne as jovens atrizes Milena Gerassi e Milena Pinheiro às consagradas Andréa Beltrão e Isabel Teixeira, Avenida Beira-Mar foi consagrado este ano no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara com os prêmios de Melhor Direção da competição geral e a menção honrosa no Prêmio Maguey. No Festival do Rio, recebeu o Prêmio Félix de Melhor Filme. Tanto o Maguey quanto o Félix são prêmios voltados para produções e narrativas em torno da comunidade LGBTQIAPN+.

“Muitas vezes, quando falam sobre uma criança trans, perguntam: ‘Ah, mas e os pais?’”, comenta a atriz Milena Gerassi, que interpreta Mika. “Acho que o filme tem uma saída para os pais e mostrar que o que eles enxergam [na criança trans] é somente um ser humano.” Sua parceira de elenco, Milena Pinheiro, que faz a personagem Rebeca, comenta sobre a forma como os preconceitos são abordados na obra: “Eu acho que está no filme de uma maneira bem clara, mas as pessoas deveriam prestar atenção nos momentos que ele aparece velado, escondido na forma de opiniões”.

Entrevista dos diretores e protagonistas ao portal AdoroCinema ►

O filme Avenida Beira-Mar também está em exibição no IMS Paulista, no 32º Festival Mix Brasil.

Cena de Avenida Beira-Mar, de Bernardo Florim e Maju de Paiva

Programação


Ingressos