Idioma EN
Contraste

Avenida Beira-Mar

Direção

Bernardo Florim, Maju de Paiva

Informações

Brasil
2024. 86min. 12 anos

Formato de exibição

DCP

Rebeca, uma menina de 13 anos, filha de pais separados, muda-se com a mãe para o bairro litorâneo de Piratininga, em Niterói. Ela passa seus dias espiando a rua por cima do muro. Lá, Rebeca vê Mika, uma menina da sua idade, que desafia as normas de gênero. O encontro das duas meninas desencadeia uma amizade incompreendida pelos adultos e uma série de eventos que abala a tranquilidade da avenida Beira-Mar.

Com um elenco que reúne as jovens atrizes Milena Gerassi e Milena Pinheiro às consagradas Andréa Beltrão e Isabel Teixeira, Avenida Beira-Mar foi consagrado este ano no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara com os prêmios de Melhor Direção da competição geral e a menção honrosa no Prêmio Maguey. No Festival do Rio, recebeu o Prêmio Félix de Melhor Filme. Tanto o Maguey quanto o Félix são prêmios voltados para produções e narrativas em torno da comunidade LGBTQIAPN+.

“Muitas vezes, quando falam sobre uma criança trans, perguntam: ‘Ah, mas e os pais?’”, comenta a atriz Milena Gerassi, que interpreta Mika. “Acho que o filme tem uma saída para os pais e mostrar que o que eles enxergam [na criança trans] é somente um ser humano.” Sua parceira de elenco, Milena Pinheiro, que faz a personagem Rebeca, comenta sobre a forma como os preconceitos são abordados na obra: “Eu acho que está no filme de uma maneira bem clara, mas as pessoas deveriam prestar atenção nos momentos que ele aparece velado, escondido na forma de opiniões”.

Entrevista dos diretores e protagonistas ao portal AdoroCinema ►

O filme Avenida Beira-Mar também está em exibição no IMS Paulista, no 32º Festival Mix Brasil.

Cena de Avenida Beira-Mar, de Bernardo Florim e Maju de Paiva

Programação


Ingressos