Quando Ventura se perde na floresta, os moradores das Fontainhas começam uma busca por ele.
“O título Cavalo Dinheiro foi sugerido ou proposto pelo Ventura, quase sem querer”, conta Pedro Costa em entrevista ao Jornal dos Encontros Cinematográficos. “Foi dito baixinho. Vem da mocidade dele em Chão do Monte, em Cabo Verde. Vem das idas à fonte para buscar água, das corridas a galope atrás das cabras, vem do verão em que conheceu a sua Zulmira. É uma sensação de movimento, de felicidade. E os nossos filmes deviam recuperar essa palavra maldita: dinheiro. É um título que não tem preço.”
Em conversa com Michael Guarnieri publicada na revista BOMB e, posteriormente, na edição portuguesa do DVD de Cavalo Dinheiro, o diretor comenta: “Há pouco, perguntou-me se os meus filmes têm impacto na sociedade: infelizmente não posso dar nada às pessoas que filmo. Mas espero devolver aos meus amigos uma boa imagem deles próprios: escuto as suas histórias, tento trabalhar com as suas memórias e construir um filme. Em troca, eles dão-me imensas coisas de que preciso, acima de tudo a sua amizade. No cinema, hoje em dia, existe pouco dessa troca generosa e desinteressada.”
Pelo filme, Pedro Costa recebeu o prêmio de Melhor Direção na edição de 2014 do Festival de Locarno.
[Todos os trechos citados estão disponíveis no catálogo da mostra Ficção viva: Pedro Costa & Víctor Erice]
Sessões com debate
Haverá debate com os críticos da Revista Cinética após as seguintes sessões:
IMS Rio: 18/10, 19h
IMS Paulista: 11/10, 19h30
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
IMS Rio
R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h até o início da última sessão de cinema do dia, na recepção.
A revista Cinética e o IMS promovem sessões mensais nos cinemas do Instituto, abrindo mais um espaço de reflexão e apreciação de filmes fora do circuito exibidor tradicional. Além disso, críticos da revista produzem textos especiais para as sessões e mediam um debate após algumas das exibições.
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.