Para Joaquim Pedro de Andrade, extraído dos arquivos da produtora Filmes do Serro, “este filme é mais uma prova do crescente interesse que os filmes do novo cinema brasileiro vêm despertando no exterior, sobretudo na Europa. Foi produzido e narrado por K.M. Eckstein para o Canal 2 da Televisão Alemã, funcionando como abertura e introdução para uma série de projeções de filmes de longa-metragem brasileiros, que atingiram grande número de espectadores europeus.
Eckstein, que, em geral, além de produzir, também dirige seus filmes, preferiu neste caso entregar a um de nós a realização de Improvisiert und zielbewusst – literalmente Improvisação com objetivo determinado –, fazendo assim do próprio filme-reportagem uma informação a mais sobre o cinema novo brasileiro.”
A versão brasileira do documentário, exibida nesta retrospectiva, teve patrocínio da Cinemateca do MAM, narração de Paulo José e texto de Maurício Gomes Leite. Com uma câmera Éclair 16 mm e um gravador Nagra, Joaquim Pedro acompanhou o processo de realização de seus colegas cineastas entre a filmagem de Terra em transe, de Glauber Rocha, a montagem de A opinião pública, de Arnaldo Jabor, o roteiro de Garota de Ipanema, de Leon Hirszman, a dublagem de Todas as mulheres do mundo, de Domingos de Oliveira, e o lançamento de A grande cidade, de Cacá Diegues.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h até o início da última sessão de cinema do dia, na recepção.
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.