Em paralelo à exposição Mario Cravo Neto: Espíritos sem nome, o Cinema do IMS Rio exibe Cravos. O documentário apresenta três gerações de artistas de uma mesma família: Mario Cravo Junior, avô e ícone da escultura modernista brasileira; Mario Cravo Neto, pai e fotógrafo reconhecido mundialmente; e Christian Cravo, neto e fotógrafo em ascensão. Três homens unidos pelo sangue e pela arte, divididos pela natureza selvagem de suas personalidades.
A exibição da terça, dia 12 de abril de 2022, às 18h, será seguida de debate com o diretor Marco Del Fiol, o fotógrafo Christian Cravo e mediação de Luiz Camillo Osorio, curador da exposição.
O filme terá mais duas sessões, sem debate, nos sábados 16 e 23 de abril, às 11h.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Sessões foram exibidas no IMS Rio.
A exibição da terça, dia 12 de abril de 2022, às 18h, foi seguida de debate com o diretor Marco Del Fiol e o fotógrafo Christian Cravo. Com mediação de Luiz Camillo Osorio, curador da exposição Mario Cravo Neto: espíritos sem nome, o debate teve apresentação de Rachel Rezende (IMS).
Christian Cravo
Fotógrafo nascido em Salvador, expôs em vários países e publicou diversos livros, entre eles Irredentos (2000), Roma noire, ville métisse (2005) e Exu iluminado (2012). Recebeu prêmios como o Mother Jones Photo Fund for Documentary Photography (EUA) e do Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 2016, a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) premiou Luz e sombra, realizada no Museu Afro-Brasil, como melhor exposição fotográfica de 2015. É presidente do Instituto Mario Cravo Neto.
Luiz Camillo Osório
Professor associado do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, pesquisador do CNPQ e curador do Instituto PIPA. Entre 2009 e 2015, foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2015, foi o curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza. Entre outras curadorias independentes, destacam-se a da exposição Calder e a arte brasileira (Itaú Cultural, 2016), e a do 35º Panorama da Arte Brasileira (MAM-SP, 2017). Em 2021, realizou a curadoria da mostra Mario Cravo Neto: espíritos sem nome, projeto desenvolvido em parceria entre o Instituto Moreira Salles e o Instituto Mario Cravo Neto.
Marco Del Fiol
Diretor, fotógrafo, roteirista e editor. Em 2016 lançou seu primeiro longa: Espaço além – Marina Abramovic e o Brasil, que participou de mais de 30 festivais internacionais e ficou 24 semanas em cartaz no Brasil. Seu segundo filme, Cravos, foi lançado em 2021 após passar pela Mostra Internacional de São Paulo, o Festival de Cartagena e o Dart em Barcelona. Em 2022 está previsto o lançamento de Moto contínuo, longa feito com a São Paulo Companhia de Dança ao longo da pandemia de Covid-19.
Rachel Rezende
Pesquisadora da imagem, é graduada em jornalismo e mestra em história social da cultura pela PUC-Rio, com especialização em antropologia da imagem pelo NAI-UERJ (2002). Atua há 20 anos na realização de projetos documentais no campo das artes e do audiovisual. No Instituto Moreira Salles desde 2009, trabalha na curadoria, pesquisa e no desenvolvimento de projetos da Fotografia.
IMS Rio
Entrada gratuita, por ordem de chegada, sem distribuição de senhas.