Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Simultaneamente, o matador de aluguel Antônio das Mortes, a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.
Um dos grandes clássicos do cinema brasileiro, o filme de Glauber Rocha foi apresentado no Festival de Cannes em 1964 e retornou ao festival, na sessão Cannes Classics, em 2022, com a première internacional da nova restauração 4K. O trabalho de digitalização e remasterização foi realizado a partir da cópia original: cinco latas de negativos 35 mm em perfeitas condições, que estavam armazenadas na Cinemateca Brasileira. A restauração foi comandada pelo produtor de cinema Lino Meireles, em parceria com a diretora Paloma Rocha, filha de Glauber Rocha, e realizado na Cinecolor.
“Quem viu o filme desse jeito só o fez em salas de cinema na década de 1960. E, mesmo assim, salas comerciais não tinham a melhor projeção e o melhor som devido a uma precariedade de mercado. Portanto, mesmo se tratando de uma restauração, será como um filme novo até para quem já o conhece”, comenta Lino Meireles em entrevista à GZH Cinema. “O primeiro impacto que tive foi de ver com clareza as nuvens da paisagem e a textura das roupas. O vaqueiro Manuel, por exemplo, carrega no peito pequenas medalhas após seu encontro com o beato Sebastião. Eu não havia observado isso antes. A Paloma, em uma cena em Monte Santo, notou que um objeto que ela pensava ser uma pedra na verdade era uma pessoa, um figurante.”
Entrevista do produtor de cinema Lino Meireles ao jornal digital GZH (na íntegra) ►
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.
Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.
Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos.
IMS Poços
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de segunda a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 9h às 19h, na recepção do IMS Poços.
Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Poços e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.