Eu e meu irmão

Me and My Brother

Direção

Robert Frank

Informações

EUA
1968. 85min. 16 anos

Formato de exibição

35mm

Sinopse

Eu e meu irmão é o primeiro longa-metragem de Robert Frank, e foi finalizado e exibido pela primeira vez em 1968 no Festival de Cinema de Veneza. Tudo o que vinha definindo a arte de Frank até aquele momento aparece neste filme – a América “vista de fora”, a libertinagem poética dos beatniks, o marginalizado como protagonista. O filme celebra o retorno do ensaio poético como composição, a afirmação do underground como uma análise cinematográfica desenfreada em forma de colagem, e habilidosamente entrelaça opostos, contrapondo o falsificado e o genuíno, a pornografia e a poesia, o atuar e o existir, o cinismo beat e o romantismo hippie, a monocromia e a policromia. O enredo apresenta bizarras voltas e reviravoltas, e aparenta ser um despretensioso filme dentro de um filme exibido num velho cinema degradado. No entanto, há método na loucura do filme: ao longo de seu roteiro, de suas citações, de sua trilha sonora e de suas recorrentes associações, uma estrutura no interior do matagal da psiquê, do filme e da urbanidade toma forma.

Em setembro, o IMS Paulista, nova sede do Instituto Moreira Salles em São Paulo, realizará uma grande retrospectiva da obra de Robert Frank, com a íntegra da célebre série "Os americanos" e a exibição de 25 filmes realizados por ele.


Ficha técnica

Direção

Robert Frank

Informações

EUA, 1968. 85 min. 16 anos

Formato de exibição

35 mm

Roterio: Robert Frank, Sam Sheppard.
Montagem: Helen Silverstein, Bob Easton.
Poemas: Allen Ginsberg, Peter Orlovsky.

Com Peter Orlovsky, Julius Orlavsky, John Coe, Allen Ginsberg, Seth Allen, Virginia Kiser, Nancy Fish, Cynthia Mc Adams, Roscoe Lee Browne, Maria Tucci, Jack Greenbaum, Gregory Corso.


Programação

Não há sessões previstas para esse filme no momento.


Ingressos

R$8 (inteira) e R$4 (meia). Vendas na recepção do IMS Paulista a partir de 22 de setembro, às 18h


Eventos relacionado