Ambientado na atual Helsinque, Folhas de outono conta a história de Ansa e Holappa, duas almas solitárias cujo encontro casual em um bar de caraoquê enfrenta vários obstáculos: de contatos perdidos a endereços errados, alcoolismo e um charmoso cachorro de rua.
O filme se soma ao conjunto a que chamam de “trilogia do proletariado”, de Kaurismäki, composto por Sombras no paraíso (1986), Ariel (1988) e A garota da fábrica de fósforos (1990). Em entrevista ao El País, o ator Jussi Vatanem, um dos protagonistas de Folhas de outono, comenta: “Para os atores, é ótimo que muitas das cenas sejam bastante trágicas, mas, ao mesmo tempo, possam ser engraçadas. Acho que é assim também na vida. Mesmo que sua vida seja dramática, ainda há algo de cômico nela.” Ao que a atriz e também protagonista Alma Pöysti complementa: "Acho que o humor é uma espécie de força básica na vida que nos ajuda a enfrentar os dias, especialmente na vida dos personagens de Kaurismäki".
Neste filme, Vatanem e Pöysti tiveram o desafio de trabalhar com um roteiro minimalista, sem ensaios prévios e com a exigência de fazer apenas uma tomada por cena. Sobre esse método, Pöysti diz: "A qualidade que você obtém com essa tomada única é extraordinária, porque ela se torna muito preciosa. Os momentos se destacam e se tornam extremamente honestos e puros. E pelo menos o que aprendi é que, quando você repete algo, há uma pequena camada de fingimento de que aquilo nunca aconteceu. E se você conseguir capturar tudo em um único take, terá momentos muito orgânicos e honestos. E você vai começando a gostar disso. Você fica obcecado em capturar esses instantes, persegui-los e acertar. Acho que passei de um pouco apavorada a absolutamente apaixonada por cada camada de trabalho."
Folhas de outono recebeu o Prêmio do Júri do Festival de Cannes em 2023.

Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.
Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.
Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.
IMS Poços
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia).
Bilheteria: de terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 9h às 19h, na recepção do IMS Poços.
Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Poços e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês. Os preços variam de acordo com o filme ou a mostra.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.
