Junto a A forma da água, o Cinema do IMS exibe, em cópia DCP em 3D, O monstro da Lagoa Negra (The Creature from the Black Lagoon, 1954), de Jack Arnold. O filme é uma das inspirações para o longa de Guillermo Del Toro.
No filme, Elisa é zeladora em um laboratório secreto do governo estadunidente, nos anos 1960, auge da Guerra Fria. Lá, ela descobre uma estranha criatura, espécie de homem anfíbio, que está sendo mantida em cativeiro. Afeiçoada ao bicho, Elisa vai elaborar um plano de resgate com a ajuda de seu melhor amigo e de sua colega de turno.
“Eu quis criar uma história bonita e elegante sobre esperança e salvação como antídoto para o cinismo dos dias de hoje”, conta Del Toro, diretor de Hellboy (2004) e O labirinto do fauno (El laberinto del fauno, 2006). “Eu queria que essa história tomasse a forma de um conto de fadas, em que um ser humano humilde descobre uma coisa muito maior e mais transcendental do que tudo mais em sua vida. Achei que seria uma excelente ideia sobrepor esse amor a algo que fosse tão banal e cruel quanto o ódio entre nações, que é a Guerra Fria, e o ódio entre as pessoas por causa de raça, cor, capacidade e gênero.”
“O que me interessou foi que 1962 é uma época em que todo mundo se concentrava no futuro, enquanto a criatura é uma forma antiga do passado distante. As pessoas são obcecadas pelo novo, por jingles de comerciais, pela Lua, roupas modernas, televisão. Enquanto isso, eis aqui essa força muito antiga, uma criatura apaixonada que surge entre eles.”
A forma da água é o filme com mais indicações ao Oscar 2018, incluindo as categorias Melhor filme, diretor e atriz. No Globo de Ouro 2018, o filme recebeu os prêmios de Melhor diretor e Melhor Trilha Sonora, composta por Alexandre Desplat.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.