Idioma EN
Contraste

Intervalo

Aufschub

Direção

Harun Farocki

Informações

Alemanha, Coreia do Sul
2007. 40min. 14 anos

Formato de exibição

DCP

Sessão com debate

IMS Rio: 16/5, após sessão das 19h30. Parte de Filmes de Harun Farocki

Harun Farocki investiga um conjunto de cenas silenciosas, em preto e branco, realizadas em 1944, em Westerbork, um campo de refugiados holandês criado em 1939 para abrigar judeus foragidos da Alemanha. Em 1942, após a ocupação da Holanda, os nazistas o transformaram num “campo de trânsito”, onde os detentos viviam antes de serem deportados novamente para a Alemanha. As imagens foram realizadas pelo fotógrafo judeu Rudolf Breslauer, que viveu em Westerbork.

Em depoimento, Farocki relata como, uma vez de posse das filmagens de Breslauer, “ficamos procurando por detalhes e tentado descobrir as intenções de representação de cada sequência a partir de informações do contexto. Propus-me fazer um filme no espírito desses estudos, que registrasse também o processo das investigações das imagens. O material básico é mudo e o mantive assim, acrescentando apenas legendas. As imagens devem falar por si.”

Excerto do texto “Berta vermelha vai andando sem amor”, disponível no folheto da exposição Harun Farocki: quem é responsável?

Além de Intervalo, será exibido também o filme Imagens do mundo e inscrição da guerra. Os dois filmes integram a mostra Filmes de Harun Farocki.


Debate

No dia 16/5/2019, após a sessão de Intervalo, haverá debate com João Moreira Salles e Eduardo Escorel.


PARTICIPANTES


João Moreira Salles
 é documentarista e editor da revista piauí. Dirigiu SantiagoEntreatos e Nelson Freire, entre outros.

Eduardo Escorel é cineasta. Entre outros filmes, dirigiu Visão de Juazeiro (1970), Lição de amor (1975), O tempo e o lugar (2008) e o documentário Imagens do Estado Novo, 1937-45.


Vídeo


Programação

Não há sessões previstas para esse filme no momento.


Ingressos

Entrada gratuita. Lugares limitados, por ordem de chegada, sem distribuição de senhas.


Exposição relacionada


Mais cinema

Mais IMS