Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo. O escritor José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão.
Em entrevista, João Jardim revela como Walter Carvalho passou de diretor de fotografia a co-diretor: "Sempre pensei em dirigir este filme a dois. Sabia que o assunto era muito complexo e que a necessidade de um interlocutor perspicaz, envolvido no projeto, seria fundamental, como realmente foi. Já pensava no Walter como fotógrafo, mas logo no início do processo veio a ideia de chamá-lo para ser meu co-diretor. Um pequeno evento foi o estopim da ideia. Certa vez, estávamos juntos em uma praia com ondas fortes e reparei nele mergulhando de óculos. Pensei: essa é a pessoa com quem quero trabalhar, além de ter uma relação muito forte com a imagem, tem uma dificuldade grande de ficar sem enxergar. Foi uma parceria muito boa. O Walter é brilhante e generoso."
Direção
Informações
2001. 73min. Livre
Formato de exibição
Fotografia: Walter Carvalho.
Som direto: Heron Alencar.
Montagem: Karen Harley e João Jardim.
Música: José Miguel Wisnik.
Com José Saramago, Hermeto Pascoal, Eugen Bavcar, Marieta Severo, Agnes Varda, Oliver Sacks, Manoel de Barros, Antonio Cícero, Hanna Schygulla.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
R$8 (inteira) e R$4 (meia). Vendas na recepção do IMS Rio e no site ingresso.com
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.