Idioma EN
Contraste

Medusa deluxe

Medusa

Direção

Thomas Hardiman

Informações

Reino Unido
2022. 101min. 14 anos

Formato de exibição

DCP
Legendas em Português

Extravagância e excesso colidem quando um mistério de assassinato acontece numa competição de cabeleireiros. A morte de um dos seus incita a divisão dentro de uma comunidade cuja paixão por cabelos beira a obsessão.

“Os nomes e as trajetórias das personagens me vêm muito antes de tudo”, reflete Hardiman. “O mito da Medusa é interessante – obviamente Medusa representa cabelo –, e acerca dele historicamente há uma violência, e isso está no filme: é um mistério de assassinato sobre cabelos. Esse é o filme que me propus a fazer. [...] Eu também pensei que havia uma conexão em termos de questionar como esse mito surgiu, é um mito machista clássico – não existe essa viúva-bruxa com as cobras no lugar de cabelos – e é sobre como desvendar esse mito, tal qual desvendar os meandros de um mistério. Eu queria colocá-lo em um mundo cuja centralidade estivesse na mulher, e esse era exatamente o mundo que eu queria escrever, meu desejo seria ir a um salão de cabeleireiro chamado Medusa Deluxe. Essa ideia canaliza o filme na medida certa, mas tem algo um pouco efêmero.

“Tem uma referência a Robert Altman”, complementa o produtor Mike Elliot, “com a sensibilidade moderna de algo como Tangerina (Tangerine, 2015). É uma grande presunção pegar uma ideia de filme de gênero e ir além do gênero e torná-lo subserviente ao que o filme realmente trata. É um ótimo argumento − um mistério de assassinato ambientado em uma competição regional de cabeleireiros. Como não amar?!”

Depoimentos de Thomas Hardiman extraídos do material de imprensa do filme.

Cena de Medusa deluxe, de Thomas Hardiman

Programação


Ingressos