Idioma EN
Contraste

Monster

Kaibutsu

Direção

Kore-eda Hirokazu

Informações

Japão
2023. 126'min. 12 anos

Formato de exibição

DCP
legendas em português

Saori, mãe solteira, sente que há algo errado quando seu filho, Minato, começa a se comportar de maneira estranha. Ao descobrir que um professor pode ser o responsável por essa mudança, ela vai até a escola exigindo saber o que está acontecendo, mas ninguém parece ter uma resposta satisfatória. A situação se torna cada vez menos nebulosa conforme outros pontos de vista vêm à tona.

“Com este filme e enquanto o dirigia, meu pensamento era mais sobre a aparência da vítima e do perpetrador”, comenta Koreeda. “Por exemplo, com os dois meninos, a certa altura, um é o perpetrador e o outro é a vítima, e, com a mãe, ela se torna a perpetradora, ela é a vítima, mas depois ela se torna a perpetradora em relação à escola, que é então a vítima. Portanto, era sempre esse tipo de mudança entre vítima e perpetrador o tempo todo. Para mim, foi importante dirigi-lo de uma forma que permitisse que esse tipo de relação mutável entre vítima e agressor surgisse.”

Mais recente longa-metragem do premiado diretor Hirokazu Kore-eda, Monster recebeu o prêmio de Melhor Roteiro e a Queer Palm do Festival de Cannes em 2023. O filme tem roteiro do dramaturgo Yuji Sakamoto e trilha sonora do músico Ryuichi Sakamoto.

Este foi o último trabalho original para o cinema de Ryuichi Sakamoto, que faleceu em março de 2023. Koreeda conta que, se o músico não pudesse compor para o filme, preferiria seguir sem trilha alguma: “Devido à sua condição física, eu não tinha certeza do quanto ele poderia fazer. Mas quando o abordei sobre a música, ele disse que tinha algumas melodias que lhe vieram à mente e que ele achava que poderiam se encaixar, então ele me enviou uma carta dizendo que poderia pelo menos compor essas duas melodias. E isso foi muito honroso para mim. Eu realmente apreciei isso. Eu estava muito preocupado porque ele havia me dito que lançaria um álbum chamado 12 como sua última composição e, se não conseguisse terminar [as músicas para o filme], me disse para usar o álbum. Mas, no final, ele fez duas músicas [especificamente para o longa] e me deixou usar a música de 12, e então ele pôde ver, pelo menos em termos de música, o que tínhamos usado no filme. Então foi um final muito satisfatório.”

Depoimentos do diretor Hirokazu Kore-eda (em inglês), extraídos dos portais Cult MTL e The Moveable Fest

Cena de Monster, de Kore-eda Hirokazu

Programação

Não há sessões previstas para esse filme no momento.

Sessões foram exibidas no IMS Poços.

Ingressos

Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.

Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.

Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.

Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.


IMS Poços

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia).
Bilheteria: de terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 9h às 19h, na recepção do IMS Poços.

Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Poços e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.