Idioma EN
Contraste

Nada será como antes

Direção

Ana Rieper

Informações

Brasil
2023. 79min. 10 anos

Formato de exibição

DCP

O álbum Clube da esquina é considerado por muitos críticos musicais como um dos melhores de todos os tempos. Milton Nascimento, Lô Borges – então com 16 anos – e músicos do porte de Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva, Wagner Tiso criaram uma sonoridade única, que ajudou a transformar a música brasileira e mundial. O documentário de Ana Rieper traz depoimentos de boa parte desse time de artistas e mergulha em sua musicalidade para entender como referências musicais diversas e influências de paisagens, histórias e poesia refletiram em cada um deles e na música que criaram.

“A gente chegou à conclusão desde muito cedo de que esse seria um filme sobre música. Sobre música e sobre músicos”, comenta a diretora Ana Rieper, em entrevista ao programa Arte Clube da EBC. “Claro que as histórias dos encontros e a trajetória de cada um e como tudo aconteceu e onde que ficava a esquina e como era a vida na família Borges, tudo isso está presente nesse nosso filme. Mas o que carrega a narrativa, o que leva o espectador por esse mundo é a música. É entender como eram feitos os arranjos. Quais eram as referências musicais, como eram feitas as composições, de onde vinha essa inspiração, o que que eles liam, o que que eles ouviam, a trajetória musical de cada um, quem eram os instrumentistas.”

“Não tem como falar sobre o Clube da esquina sem falar sobre a amizade. A amizade que nasce entre eles. O Lô Borges conheceu o Beto Guedes quando eles tinham 10 anos de idade, e, com 12, eles já estavam fazendo música. Então é uma música de uma turma de amigos. Tanto que é isso: eles se reuniam numa esquina, numa calçada, sentados pra tocar violão.”

“Esse é um filme que fala sobre algo do passado, mas é um filme do tempo presente. A gente acompanha todos os músicos, todos os compositores em encontros que acontecem no momento da filmagem. E esses encontros, no meu entendimento, eles mantêm a energia daquele encontro de jovens. Mantêm esse vínculo de afeto muito forte que existe até hoje entre eles. Tem uma irmandade que é muito bonita, e isso transparece nessa música. E foi bom demais presenciar durante a filmagem.”

Depoimento da diretora Ana Rieper ao podcast Arte Clube (na íntegra).

Cena de Nada será como antes, de Ana Rieper

Programação


Ingressos