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No quarto da Vanda

Direção

Pedro Costa

Informações

Alemanha, Portugal, Suíça
2000. 170min. 14 anos

Formato de exibição

DCP
Legendas em Legenda eletrônica

Em seu primeiro trabalho em vídeo digital, Pedro Costa apresenta o cotidiano de Vanda Duarte, uma jovem que vive com dependência química e pouco contato com o mundo exterior, e seus vizinhos no bairro de Fontainhas, que enfrenta um processo de destruição. Próximo do fim do longa, Vanda declara:

“A vida só me tem dado desprezos. Morar em casas-fantasma que outras pessoas deixaram. Estive em casas em que nem uma bruxa queria lá morar. Mas também estive em casas que valiam a pena. Todas as casas que ocupei eram casas clandestinas. Foram casas que as pessoas abandonaram, mas, se estivesse lá uma pessoa de bem, eles até não mandavam abaixo. E olha, foi assim, casa atrás de casa. Já paguei mais pelas coisas que não fiz que pelas coisas que fiz.”

Um marco na carreira de Costa, o filme implicou na reelaboração da forma como o diretor fazia cinema e na estrutura mobilizada para produzir um filme. Em depoimento a Cyril Neyrat, ele comenta: “Havia um mundo externo de produção, de estrangeiros, que me incomodava. Eu queria estar lá com as pessoas, mas de outra maneira. E o cinema não passava no bairro, nenhum filme podia ser feito lá. Essa é a força de ‘Vanda’: era preciso encontrar um filme que não fosse um filme, pelo menos não como Ossos. […] Impúnhamos um aparato enorme a um bairro já explorado por todo mundo, que não precisava ser ainda mais explorado pelo cinema. Já há a polícia, o desemprego, a droga, os brancos…e o cinema? Além disso, uma filmagem tem um lado muito ‘policial’. Chegamos como a polícia, e depois nos vamos como a polícia.”

“Eu me libertava de um produtor, e agora me libertava ainda por cima do diretor de fotografia. […] Acontece que passei para vídeo por que é prático, mas em Vanda ou Juventude em marcha (2006), isso vai além do vídeo, é uma maneira de fazer um trabalho em imagens e sons.”

Depoimento de Costa concedido a Cyril Neyrat, disponível no livro que acompanha a edição em DVD de No quarto da Vanda na França (Nantes: Capricci, 2008). Os trechos aqui citados foram extraídos de um texto de Eduardo Escorel publicado no blog Questões Cinematográficas, em 2010.

Dia 17/12, no IMS Rio, haverá debate com diretor Pedro Costa e o crítico Juliano Gomes após a sessão das 16h30.

Dentro da programação do Festival do Rio, no dia 18, o diretor apresenta ainda seu mais recente longa-metragem, Vitalina Varela.

Cena de No quarto da Vanda, de Pedro Costa

Debate

No quarto da Vanda + Debate com o diretor
17 de dezembro de 2019 após a sessão das 16h30 | IMS Rio

Após quase 20 anos do lançamento de No quarto da Vanda, o diretor Pedro Costa estará no Cinema do IMS Rio para exibir e conversar sobre o filme com o crítico Juliano Gomes, em sessão realizada em parceria com o Festival do Rio.


Programação

Não há sessões previstas para esse filme no momento.


Ingressos

Os ingressos para as sessões de cinema do IMS são vendidos nas bilheterias dos centros culturais e no site ingresso.com.

IMS Paulista
R$8 (inteira) e R$4 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.

A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, a venda é semanal: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.

IMS Rio
R$30 (inteira) e R$15 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h até o início da última sessão de cinema do dia, na recepção.

A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia.


Sobre o Festival do Rio

De 10 a 19 de dezembro o cinema do IMS recebe o Festival do Rio que apresenta uma seleção de filmes estrangeiros e brasileiros, possibilitando ao público conhecer os premiados, os mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates, sessões especiais e palestras e oficinas no RioMarket.


Programação

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