Em parceria com o Goethe-Institut, o IMS Paulista apresenta três sessões de Nosferatu – Uma Sinfonia do Horror (1922), marco do cinema alemão dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau. O longa-metragem será projetado nos dias 12, 13 e 14 de junho, às 20h30, no cineteatro do centro cultural. As exibições contarão com trilha sonora ao vivo, executada por nove músicos. O grupo tocará as composições originais do filme, que foram reconstituídas pelo pianista Hans Brandner e pelo regente Marcelo Falcão. Essa é a primeira vez que o longa-metragem é exibido no Brasil com sua trilha sonora original completa ao vivo.
Nosferatu é uma adaptação do famoso romance Drácula, de Bram Stoker, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não autorizaram Murnau a adaptar a obra. As músicas do filme foram compostas por Hans Erdmann (1888-1942) para serem tocadas durante as exibições, prática comum no período do cinema mudo. Devido a problemas de direitos autorais, a trilha foi desmembrada e a maioria das partituras se perdeu. Após um trabalho de pesquisa na Alemanha, Hans Brandner e Marcelo Falcão reconstituíram a trilha original do longa, que será executada nas sessões no IMS Paulista, sob a regência de Falcão.
Rodado em 1922, Nosferatu é considerado um dos primeiros representantes do gênero do terror no cinema. O filme narra a história de Hutter, agente imobiliário que, a pedido de seu chefe, viaja ao encontro de um novo cliente, o conde Orlok. O conde, na verdade, é um vampiro milenar que espalha o terror na região de Bremen, na Alemanha, e se apaixona por Ellen, a noiva de Hutter.
Parceria:
Nosferatu teve uma trilha sonora própria, composta por Hans Erdmann, logo desmembrada por problemas de direitos autorais. Recentemente, o pianista Hans Brandner e o regente Marcelo Falcão reconstituíram a trilha original, em um arranjo para nove músicos, que executam ao vivo nas três sessões.
Exibição pela primeira vez no Brasil com a trilha original.
Marcelo Falcão é mestre em regência orquestral pela Royal Welsh College of Music and Drama. Especializou-se em música contemporânea pelo Conservatorio della Svizerra Italiana e é bacharel em musicologia e história da arte pela Humboldt Univeristät Berlin. Regeu orquestras na Alemanha, Brasil, Itália, Hungria, Rússia, Suíça e Reino Unido. Atualmente é regente no Ateliê Contemporâneo do Theatro Municipal de São Paulo.
Hans Brandner estudou piano com Natalia Gussewa e é diplomado pela Associated Board of Royal Schools of Music. Como pianista se apresenta regularmente acompanhando cinema mudo, tendo realizado tournées na Alemanha, Brasil e China.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
As vendas presenciais estão limitadas a 2 ingressos por pessoa.
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