Para evitar problemas financeiros e ter uma vida mais confortável, Vittoria (Monica Vitti) viveu por três anos com Riccardo, jovem funcionário de uma embaixada. Após romper com ele, ela começa a ter um caso com Piero (Alain Delon), um jovem corretor da Bolsa de Valores.
“Depois de O eclipse, muitas pessoas me perguntaram: ‘O que você fará agora?’. Significado: ‘Agora que você disse o que queria dizer’. Antonioni continua: “Seria muito indecoroso de minha parte acreditar que conduzi com meus filmes um estudo conclusivo sobre sentimentos. Acredito, pelo contrário, que ainda há muito a dizer e a mostrar. É uma tarefa que não posso fazer eu mesmo, mas acho que valeria a pena. É importante tentar entender o homem de hoje também sob esse aspecto. O que temos até agora? Examinamos, vivissecamos, analisamos detalhadamente seus sentimentos. Isso nós fomos capazes de fazer. Mas não para descobrir novos. Eu gostaria de saber mais sobre esses resíduos. Talvez tenhamos que voltar ao começo e nos perguntar o que é um sentimento. E identificá-lo quase como um efeito – de acordo com o significado científico da palavra – em relação não só ao seu protagonista mas também ao seu observador.”
[Trecho de artigo originalmente publicado em 1963 no livro Screenplays of Michelangelo Antonioni, e disponível, em inglês, no site da Criterion Collection]
IMS Paulista
Sessão do dia 19/5, às 17h, seguida de conversa com Ismail Xavier e Richard Peña, professor de teoria cinematográfica na Universidade de Columbia.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
R$8 (inteira) e R$4 (meia).
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.