O julgamento de Viviane Amsalem

Gett

Direção

Ronit Elkabetz, Shlomi Elkabetz

Informações

França, Israel
2014. 115min. 10 anos

Formato de exibição

Cópia restaurada em DCP

Sessão apresentada

IMS Rio: dia 13/6, às 19h30, com Ariel Schweitzer

Em Israel, apenas os rabinos podem legitimar um casamento ou sua dissolução. Mas essa dissolução só é possível com pleno consentimento do marido, que, no final, tem mais poder do que os rabinos. Viviane Amsalem luta há três anos para recuperar sua liberdade e dignidade pelo divórcio, mas Eliseu, o marido, não concorda com essa decisão.

O filme, dirigido pelos irmãos Ronit e Shlomi Elkabetz, é o terceiro do que os diretores chamam de “trilogia familiar”, junto a Shiva (2008) e Edut (2011). No dia 13 de junho, às 19h30, o historiador e crítico de cinema franco-israelense Ariel Schweitzer apresentará a sessão de O julgamento de Viviane Amsalem com uma breve fala sobre a diretora e atriz Ronit Elkabetz.

“Ronit nunca fez segredo de seu ativismo político. Seu compromisso com as associações de defesa das mulheres orientais é inseparável do seu trabalho. Mas esse ativismo foi expressado sem demagogia. Ela muitas vezes encarnou ou criou personagens complexas, ambivalentes, que não estão na linha de frente da reivindicação política”, comenta Schweitzer à revista Télérama. Ainda segundo o crítico, é neste filme que “sua visão política é melhor expressa. Ela mostra que, no seio da sociedade isralense, dita democrática e laica, predomina um sistema arcaico, e que as mulheres pagam um preço alto. Mas, embora enraizada na realidade local, Ronit conseguiu – e essa é sua grande força – desenvolver personagens que têm uma dimensão universal”.

Leia a íntegra da entrevista de Ariel Schweitzer, em francês, à revista Télérama

Esta programação tem o apoio do Institut Français e da Embaixada da França no Brasil: www.cinefrance.com.br


Programação

Não há sessões previstas para esse filme no momento.


Ingressos

Os ingressos para as sessões de cinema do IMS são vendidos nas bilheterias dos centros culturais e no site ingresso.com.

As bilheterias vendem ingressos apenas para as sessões do dia. No site, as vendas são semanais: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.

IMS Rio
Ingresso: R$8 (inteira) e R$4 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h até o início da última sessão de cinema do dia, na recepção.

Trailer