Ingrid e Martha eram muito amigas na juventude, quando trabalharam juntas na mesma revista. Depois disso, Ingrid se tornou escritora de autoficção, Martha virou correspondente de guerra, e as duas foram separadas pelas circunstâncias da vida. Após anos sem contato, elas se reencontram numa situação extrema, mas estranhamente doce.
Após experimentar o inglês como idioma principal em seus dois últimos curtas-metragens, Estranha forma de vida e A voz humana, Almodóvar realiza seu primeiro longa-metragem no idioma, com as protagonistas Tilda Swinton e Juliane Moore, e a participação de John Turturro. Vencedor do Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza deste ano, é livremente inspirado no romance O que você está enfrentando (What Are You Going Through), de Sigrid Nunez, e narra o reencontro de duas amigas no momento em que uma delas lida com uma doença terminal. Apesar da dureza do tema e de ser reconhecido pela exploração da linguagem do melodrama, em entrevista a Anne Thompson para o portal Indie Wire, o diretor comenta: “Eu não queria fazer sequências melodramáticas, ou ser muito sentimentalista. Então, quando você fala de mortalidade, é fácil cair no melodrama. Eu não queria me inclinar nessa direção. Eu queria permanecer contido e austero.”
“Isso é algo que as atrizes me ajudaram a fazer, a forma como elas atuaram apoiou minha visão do filme. Agora essa não foi a abordagem para as cores. Eu queria que as cores fossem vivas e expressassem vitalidade. Ao contrário de alguns de meus outros filmes, eram apenas flashes de cor. Portanto, poderia ser um vaso ou uma pintura ao fundo.”
“Eu não queria que a história fosse necessariamente uma história triste ou chata, eu queria que a morte também fosse vibrante e viva. Faz parte da vitalidade da personagem de Tilda o fato de ela decidir tomar a morte em suas próprias mãos. Eu queria que essa vitalidade fosse visível, e é por isso que eles estão em um lugar bonito, cercado pela natureza, rodeado de móveis coloridos com vermelhos e verdes. Para mim, foi uma forma de transpor a própria vitalidade da personagem para o registro visual do filme.”
Entrevista do diretor Pedro Almodóvar ao portal IndieWire (em inglês) ►
Blog do cinema:
Cerimônia do adeus - por José Geraldo Couto ►
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.
Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.
Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.
IMS Poços
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Bilheteria: de terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 9h às 19h, na recepção do IMS Poços.
Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Poços e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês. Os preços variam de acordo com o filme ou a mostra.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.