Anos após a Guerra de Troia, Odisseu retorna a Ítaca, abatido, irreconhecível e não mais o poderoso guerreiro de outrora. Sua amada esposa, Penélope, é prisioneira em sua própria casa, cercada por pretendentes que disputam o trono.
Em sua releitura dos livros finais da Odisseia, atribuída a Homero, Uberto Pasolini prescinde de deuses e monstros em favor do drama terreno dos mortais. O filme marca também o reencontro em cena dos atores Ralph Fiennes e Juliette Binoche, que haviam contracenado juntos em O paciente inglês (1996), de Anthony Minghella, vencedor do Oscar em 1997, e O morro dos ventos uivantes (1992), de Peter Kosminsky. Em entrevista a Taylor Gates para o portal The Collider, o diretor comenta:
“Sentimos que era muito, muito importante fundamentar a história na realidade. Na fase de roteiro, decidimos focar nas pessoas em vez de monstros, deuses ou viagens. [Queríamos focar] em um homem voltando para sua família e nas dificuldades e na psicologia desse retorno, mas situando tudo em um mundo que fosse concreto, que fosse real – água de verdade, florestas de verdade, areia de verdade, chuva de verdade. Com o diretor de fotografia, era exatamente sobre isso que conversávamos. Esse era o objetivo. E quando decidimos sobre o design, o que queríamos, novamente, era criar uma linguagem nas roupas – não figurinos, mas roupas – e uma arquitetura que não distraísse. Não tentamos inventar como seria a Grécia em 1300 antes da era atual. Apenas encontramos uma linguagem que fosse universal – e contemporânea também.”
“E eu li muitas entrevistas com veteranos do Vietnã e suas esposas sobre o que significa voltar da guerra e como é difícil se reintegrar à sociedade, à família, e se reconectar. Foram absolutamente fascinantes, e realmente informaram a escrita do nosso roteiro. E isso não é apenas porque somos inteligentes e estamos lendo relatos contemporâneos sobre o que significa ir à guerra, mas porque Homero permite que você faça isso. Em Homero, Ulisses é, na verdade, um indivíduo muito problemático. Ele chora quando pensa em Troia. Nós o mostramos chorando quando pensa em Troia. Ele não se vê como um herói. Podemos nos lembrar dele, dos tempos de escola, como o herói que foi a Troia e voltou, mas, na realidade, Homero retrata um homem muito conflituoso, muito sofrido – um homem de dor, odiado, cheio de culpa pelo que fez na guerra, pela culpa de deixar sua família desprotegida e sozinha, pela culpa de não trazer seus companheiros de volta para casa. Então, a complexidade em Homero está lá, se você quiser lê-la, e tudo o que fizemos foi trazê-la à tona e infundi-la com, sim, leituras mais recentes.”
Entrevista do diretor Uberto Pasolini ao portal The Collider (na íntegra, em inglês) ►

Vendas
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Meia-entrada
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Devolução de ingressos
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IMS Poços
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Bilheteria: de terça a sexta, das 13h às 19h. Sábados e domingos, das 9h às 19h, na recepção do IMS Poços.
Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Poços e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês. Os preços variam de acordo com o filme ou a mostra.
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