O pai de Kwanda está preocupado com o filho, "ele é sensível demais". Por isso pede ajuda à Xolani, um operário de Queenstown, na África do Sul, que organiza o Ukwaluka: um rito de passagem no qual adolescentes são circuncidados e vivem acampados na montanha durante a recuperação. Eles devem passar por provações enquanto aprendem os códigos masculinos de sua cultura Xhosi. Kwanda, diferente dos demais iniciados, questiona todos os aspectos dessa tradição.
“Os iniciados nasceu do desejo de enfrentar os estereótipos sobre a masculinidade do homem negro perpetuados dentro e fora do cinema africano”, conta o diretor John Trengove, no site do filme. “Como homem branco, representar a realidade do negro marginalizado, uma realidade que não é minha, é algo complicado. Até problemático. Era importante que a história espelhasse esse problema. O personagem de Kwanda é um estrangeiro no mundo tradicional, que de alguma forma expressa as minhas próprias ideias sobre direitos humanos e liberdades individuais. Ele é também o problema. Suas preconcepções representam um perigo àqueles que têm muito mais a perder do que ele.”
Em 2017, o longa fez parte da seleção oficial do Festival de Berlim, na mostra Panorama, e de Sundance, na mostra World Cinema Dramatic Competition. É o representante sul africano no Oscar em 2018.
Direção
Informações
2017. 88min. 14 anos
Formato de exibição
Roteiro: John Trengove, Thando Mgqolozana, Malusi Bengu.
Fotografia: Paul Özgür.
Montagem: Matthew Swanepoel.
Música: João Orecchia.
Som: Matthew James.
Produção: Elias Ribeiro, Cait Pansegrouw.
Com Nakhane Touré, Bongile Mantsai, Niza Jay Ncoyini.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.