Em um mundo em que o estado de exceção se tornou regra, um pequeno grupo de clandestinos vive às voltas com suas próprias contradições.
Francis Vogner dos Reis, que escreveu o roteiro em parceria com o diretor, conta sobre a criação desse texto: “O roteiro de Os sonâmbulos começou a ganhar corpo quando de uma conversa entre Tiago Mata Machado e eu sobre Os residentes, depois de sua exibição na Mostra de Cinema de Tiradentes em 2011. Era seu segundo filme de longa-metragem depois do misterioso e pouco visto O quadrado de Joana. Na ocasião, escrevi um texto chamado “Das ruínas” para a revista Cinética, que implicava o gesto de radicalidade de Os residentes, na sua proposição em trabalhar sobre os destroços da modernidade. [...]
Os sonâmbulos desde o início era um filme de guerra minimalista: imaginava um estado de exceção tornado guerra, e, nele, um grupo clandestino agia infiltrado ou fazendo violentas ações diretas. A ideia era, a exemplo do que Os residentes fizeram a partir das vanguardas históricas, realizar uma espécie de grande inventário das revoluções a partir da afasia do contemporâneo.”
IMS Paulista
No dia 9/1, após a sessão haverá um debate com a presença de Francis Vogner dos Reis, Tiago Mata Machado e mediação de Kleber Mendonça Filho.
Francis Vogner dos Reis é mestre em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP, crítico de cinema e foi colaborador de diversas revistas brasileiras e estrangeiras, entre elas a Revista Cinética. Fez parte da equipe de curadoria da Mostra de Cinema de Tiradentes até 2018 e faz a programação de outras mostras da Universo Produção como Mostra Cine Ouro Preto e Mostra Cine BH. Pelo CCBB fez a curadoria das mostras Jacques Rivette-Já Não somos Inocentes, Easy Riders-O Cinema da Nova Hollywood e Jerry Lewis - O rei da Comédia. É roteirista do filme O Jogo das decapitações, de Sergio Bianchi, co-roteirista de O Último Trago, de Pedro Diógenes, Luiz Pretti e Ricardo Pretti e Os Sonâmbulos, de Tiago Mata Machado. Em parceria com Jean-Claude Bernardet lançou o livro O Autor no Cinema, onde escreve ensaios adicionais para o livro que teve sua primeira edição nos anos 90.
Tiago Mata Machado é crítico de cinema, curador e cineasta. Mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp e foi crítico do jornal Folha de São Paulo. Como cineasta, é autor do longa Os Residentes, vencedor de 4 candangos no Festival de Cinema de Brasília 2010 e da Mostra Aurora do Festival de Tiradentes 2011. Fotografou e co-dirigiu com Cinthia Marcelle os vídeos vencedores do primeiro Future Generation Art Prize 2010, da Fundação Pinchuk, 475 Volver (2009) e Cruzada (2010). Como curador, é autor das mostras Vanguardas/Neovanguardas, 11o Festival Int. de Curtas BH/2009, mostra Coletivos/68, Forumdoc.BH.2010, Subversivos, 12o Festival Int. de Curtas BH/2009, Espèces d’espace, File-Magazine.
Kleber Mendonça Filho trabalhou como responsável pelo setor de cinema da Fundação Joaquim Nabuco por 18 anos e hoje é curador do cinema do IMS. Escreveu sobre cinema para o Jornal do Commercio, no Recife, seu site CinemaScópio, Revistas Continente, Cinética e o jornal Folha de S. Paulo. É também diretor artístico do festival Janela Internacional de Cinema do Recife, já em sua décima edição. Seu primeiro longa metragem de ficção, O som ao Redor (2012), foi representante brasileiro no Oscar 2014. Em 2017 seu segundo longa, Aquarius, atingiu 360 mil espectadores em seu lançamento comercial. É desde 2017 membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Os ingressos para as sessões de cinema do IMS são vendidos nas bilheterias dos centros culturais e no site ingresso.com.
As bilheterias vendem ingressos apenas para as sessões do dia. No site, as vendas são semanais: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.
IMS Paulista
R$8 (inteira) e R$4 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
Mais IMS
Programação
Nenhum evento encontrado.