Há 40 anos, os artistas Antoni Muntadas e Marshall Reese compilam uma história em vídeo dos anúncios das campanhas presidenciais estadunidenses que acompanha a evolução da publicidade política desde seu início, em 1952, até o presente. Quando os artistas iniciaram esse projeto em 1984, a aquisição de anúncios políticos transmitidos exigia uma pesquisa exaustiva em arquivos e, muitas vezes, envolvia o contato pessoal com as campanhas dos candidatos, o que não é tão fácil quanto o clique e o download na Internet de hoje. O vídeo de longa-metragem é uma visão pessoal de como a política e os políticos são moldados e apresentados por meio da imagem em movimento. Political Advertisement é uma crítica envolvente, sem comentários em off, que destaca como os anúncios de campanha manipulam a percepção do público e afetam o comportamento dos eleitores.
A experiência é um fluxo histórico de consciência que mostra as trajetórias políticas e tecnológicas dos candidatos presidenciais e da imagem em movimento transmitida. O filme ilustra como as estratégias de publicidade mudaram desde os primórdios da televisão até as sofisticadas campanhas de mídia baseadas em projeções de medo, preconceito e estímulos emocionais. Political Advertisement é uma importante obra de arte de mídia que mescla crítica cultural com documentação histórica, levando os espectadores a considerar o papel da mídia na política e seus efeitos na democracia.
Em sua décima primeira edição o filme estreou na última semana de outubro em locais dentro e fora dos Estados Unidos, incluindo Cooper Union, Museum of Contemporary Art, University of South Florida, Tampa, Minnesota College of Art & Design, Minneapolis, Carriage Trade Gallery, Nova York, Artissima, Torino, Itália, e chega ao Brasil no Cinema do IMS.
A exibição será seguida por uma discussão entre Semayat Oliveira, jornalista e cineasta, coapresentadora do podcast Mano a Mano, e João Fernandes, diretor artístico do IMS.
Blog do cinema:
Propaganda política: a escalada da mentira - por João Fernandes ►
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Formada pela Universidade Metodista de São Paulo, é especialista em cultura, educação e relações étnico-raciais pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Cofundadora do grupo jornalístico Nós, Mulheres da Periferia, trabalha com foco em revelar novos imaginários e narrativas sobre a população negra. Também atua como mestra de cerimônias, mediadora e palestrante. Entre seus trabalhos, vale destacar a apresentação do Festival Feira Preta, maior evento de cultura negra da América Latina, e mediações para organizações como o Sesc e o Instituto Vladimir Herzog. É coapresentadora do podcast Mano a Mano.
IMS Paulista
Entrada gratuita. Sujeita à lotação da sala.
Ingressos distribuídos 1 hora antes de cada sessão. Uma senha por pessoa.