Em paralelo à exposição Koudelka, em cartaz no IMS Paulista até o dia 15 de setembro, o Cinema do IMS exibe um filme de Peter Nestler, um dos mais relevantes cineastas do pós-guerra alemão, que aborda o genocídio e perseguição sofridos pelos povos ciganos durante e para além do regime nazista.
Com curadoria do próprio Josef Koudelka, a exposição apresenta três dos mais icônicos trabalhos do fotógrafo tcheco. A série Ciganos reúne fotografias feitas entre 1962 e 1970 em inúmeros acampamentos romani no leste da Eslováquia, na Boêmia, na Morávia e na Romênia.
Todas as tentativas foram feitas para destruir qualquer documentação ou evidência de genocídio nos campos de extermínio nazistas. Em Ser cigano (conhecido também pelo título em inglês Being Gypsy), Peter Nestler mostra os restos queimados, enterrados e despedaçados das evidências, juntamente com as pinturas do alemão Otto Pankok, os relatos dos sobreviventes e as imagens dos quartéis. No entanto, o filme vai além do Holocausto dos ciganos e destaca a perseguição e o isolamento social desse povo ao longo dos séculos. Nestler refuta o clichê dominante na época de que “isso nunca mais acontecerá”, e insiste que “isso acontece todos os dias”.
"Nos anos 1960, tomei conhecimento dessa injustiça constante, especialmente pelas obras do pintor Otto Pankok, pelo trabalho de cunho social de Birgitta Wolf e pelos escritos de Hermann Langbein, que foi uma das principais testemunhas no julgamento de Auschwitz”, declara o cineasta. “Aprendi sobre a discriminação ininterrupta contra a minoria na Alemanha e na Áustria, onde tudo girava em torno da reconstrução, do avanço econômico. Os crimes de guerra foram dados como encerrados, e os muitos perpetradores, ex-membros da SS e policiais criminosos, bem como os ‘pesquisadores do higienismo racial’, voltaram a seus cargos e posições e continuaram a discriminar e excluir os sinti e os roma por décadas".
Depoimento e sinopse extraídos do site do 20º Festival de Cinema de Verzió.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
IMS Paulista
Entrada gratuita. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes de cada sessão. Limite de uma senha por pessoa.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.