Idioma EN
Contraste

Terremoto em Lisboa

O melhor dos mundos

Direção

Rita Nunes

Informações

Portugal
2024. 74min. 14 anos

Formato de exibição

DCP

Lisboa, 2027. Marta e Miguel fazem parte de um grupo de cientistas e são um casal na vida privada. Os dois veem-se frequentemente em polos opostos no que diz respeito a questões científicas. Esse conflito será posto à prova numa noite decisiva, em que dados analisados por Marta apontam para uma probabilidade muito alta de um enorme sismo poder atingir Lisboa. Os cientistas ficam indecisos sobre alertar a população para a possível tragédia iminente.

“Eu já tinha esta ideia há muitos anos, porque nasci e cresci em Lisboa. Julgo eu que, para a maioria das pessoas que vive em Lisboa, que cresce sabendo que aconteceu o grande terremoto [na cidade] em 1755, faz parte da memória coletiva dos lisboetas ou das pessoas que vão viver para Lisboa. É uma inevitabilidade”, conta a diretora Rita Nunes em entrevista ao portal Fio Condutor. “Desde há muitos anos que queria fazer um projeto que tivesse a premissa da possibilidade de acontecer um novo grande terremoto”.

“Houve uma base também que me inspirou que foi Um inimigo do povo, que é uma peça do Ibsen. Há um médico que analisa as águas numa vila termal e detecta uma contaminação, obviamente noutra época, no século XIX. Toda a economia dessa vila gira à volta dos visitantes, dos turistas que vêm para essas termas. Ele vem informar que as águas estão contaminadas, e por isso as termas têm de ser fechadas até se conseguir resolver o problema. Chama-se precisamente Um inimigo do povo porque é uma pessoa que vem confrontar o poder, todos os interessados que a informação não venha a público, com uma verdade inconveniente. Neste caso, a possibilidade de haver um grande terremoto é uma verdade inconveniente”.

Entrevista da diretora Rita Nunes ao portal Fio Condutor (na íntegra) ►

Cena de Terremoto em Lisboa, de Rita Nunes

Programação


Ingressos