A diretora de Grave (2016), Julia Ducournau, apresenta Alexia, uma jovem que leva consigo uma placa de titânio dentro da cabeça e dança em feiras automotivas. Em fuga após cometer cometer alguns crimes, Alexia assume a identidade de Adrien Legrand, filho de um bombeiro, que estava há 10 anos desaparecido.
"Titane", palavra que em francês pode significar tanto o metal titânio quanto a mulher titã, dá nome a um filme que borra não apenas as fronteiras da identidade de gênero, mas também aquelas entre corpo e máquina, humano e não humano. Sobre sua protagonista, Ducournau fala em entrevista à Slant Magazine: "Tem essa coisa que é essencial na jornada de Alexia ao longo do filme: quanto menos seu corpo parece humano, mais ela é humanizada. Esse é um traço que foi inspirado pela jornada da criatura do Frankenstein, da Mary Shelley, o Prometeu moderno. Eu sempre achei muito bonita a forma como o monstro é humanizado por meio da violência. Quanto mais violento ele se torna, mais ele se torna verdadeiramente humano. Ele começa a ter emoções humanas, uma mente analítica e tudo o mais, o que é muito assustador para o seu criador, porque reflete sua própria violência. Daí a culpa de Victor Frankenstein. Foi esse o tipo de ironia que eu tentei capturar. Quanto menos ela parecia humana, mais ela se aproximava da própria humanidade."
Vencedor da Palma de Ouro em 2022, essa foi apenas a segunda vez em que o Festival de Cannes deu seu principal prêmio para uma diretora mulher, 28 anos após O piano, de Jane Campion. E a primeira vez na história do festival que uma mulher levou o prêmio sozinha. O filme estreou no Brasil na plataforma de streaming Mubi e ganha agora uma nova oportunidade de ser assistido na sala escura.
Sessões especiais
Separadas por quase quatro décadas, duas experiências de gênero em cinema em que a relação humano-máquina é marcada pelo desejo e pela obsessão com um automóvel. O Cinema do IMS traz a chance de assistir Titane, filme de Julia Ducournau vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, junto a Christine, o carro assassino, de John Carpenter.
Não há sessões previstas para esse filme no momento.
Algumas das sessões de Titane foram exibidas em horários próximos às sessões de Christine, o carro assassino.
IMS Paulista
23/4 - 19h30, Titane; 21h40, Christine, o carro assassino
30/4 - 19h20,Titane; 21h30, Christine, o carro assassino
IMS Rio
30/4 - 16h, Titane; 18h, Christine, o carro assassino
Sessões foram exibidas no IMS Rio e no IMS Paulista.
Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos no site ingresso.com e na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.
Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.
IMS Paulista
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, a venda é semanal: toda quarta-feira, às 18h, são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.
IMS Rio
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na recepção.
A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, as vendas para as sessões de cada mês acontecem a partir do 1º dia do mês vigente.