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IMS no vestibular

Este projeto da área de Literatura do IMS tem um objetivo duplo: divulgar grandes clássicos da literatura brasileira e colaborar com estudantes do Ensino Médio que farão vestibular ou ENEM.

Com videoaulas curtas e dinâmicas, guiadas por professoras e professores experientes na educação de jovens e adultos, alunos e alunas poderão compreender a biografia dos autores e o contexto em que a obra é publicada, desenvolver a capacidade de leitura de diferentes gêneros, como poesia e diário, e analisar trechos mais específicos.

Além de apoiar estudantes do Ensino Médio, o projeto está aberto a todas as pessoas que tenham interesse pela literatura brasileira.

2025

Dom Casmurro, de Machado de Assis, por Lyza Brasil

Dom Casmurro além da traição

Lyza Brasil (professora de língua portuguesa) destaca Machado de Assis como um dos autores mais importantes e presentes nos vestibulares em todo o Brasil, incluindo Enem, UERJ e FUVEST. Além de Dom Casmurro, Lyza passeia por obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Casa Velha e o conto O Alienista, que também costumam aparecer em provas, seja como leitura obrigatória ou questões objetivas. Fugindo do clichê da suposta traição entre Bentinho e Capitu, tida como um dos maiores enigmas da literatura brasileira, Lyza enfatiza as estratégias de metaficção, a alta carga irônica e o diálogo com clássicos, como Otelo.

Vídeo publicado em 2025

 
Lyza Brasil é licenciada em Letras, com doutorado em Literatura Brasileira, e professora do Colégio Pedro II. Mantém o canal no Youtube @AvePalavra e participa do Terras, projeto educacional sem fins lucrativos para crianças e adolescentes até 17 anos de idade.

Perfil de instagram de Lyza Brasil


Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, por Kelly Avelino

Úrsula reconhecida

Kelly Avelino (professora da Prefeitura Municipal de São Paulo) chama atenção para o pioneirismo da maranhense Maria Firmina dos Reis, reconhecida apenas um século depois de sua morte como a primeira romancista negra da literatura brasileira e também como a primeira escritora abolicionista do país. Kelly destaca como Úrsula questiona as estruturas sociais e coloca no centro de sua narrativa a denúncia contra a escravidão, evidenciando a força e atualidade da obra.

Vídeo publicado em 2025

 
Kelly Avelino atua como professora de literatura na Prefeitura Municipal de São Paulo, no Ensino Fundamental e Médio, em São Paulo. Integra o Núcleo de Leitura e Literatura na Secretaria Municipal de Educação do mesmo estado.


Morangos mofados, de Caio Fernando Abreu, por Rafael Julião

Morangos mofados e os sobreviventes

Rafael Julião (professor de literatura brasileira) analisa alguns contos da obra de Caio Fernando Abreu, publicada em 1982, no contexto da opressão política, comportamental e econômica, que marcam a época. Com personagens que recusam modelos de vida burgueses e consumistas, os contos retratam, com sensibilidade, sujeitos deslocados durante a ditadura militar e posterior ambiente de abertura política. Os temas e os personagens tornam a obra um marco da literatura contemporânea.

Vídeo publicado em 2025

 
Rafael Julião é doutor em Literatura Brasileira (UFRJ) e professor na mesma instituição. Com vasta experiência no ensino médio, é autor de Infinitivamente pessoal: Caetano Veloso e sua verdade tropical (2017); Cazuza – Segredos de liquidificador (2019); e Sereias do Hospício (2022), coletânea de poemas.

Perfil de Instagram de Rafael Julião


Olhos d'água, de Conceição Evaristo, por Aza Njeri

Os Olhos d'água de Conceição Evaristo

Aza Njeri (professora do Departamento de Letras da PUC-Rio e escritora) apresenta os contos de Conceição Evaristo. Ela enfatiza como a autora mineira constrói personagens marcadas por processos de desumanização social, buscando reumanizá-las por meio da força política e poética da palavra.

Vídeo publicado em 2025

 
Aza Njeri (Viviane Moraes) é doutora em Literaturas Africanas/UFRJ, professora do Departamento de Letras da PUC-RJ e da pós-graduação no Instituto Pretos de Pesquisa e Memória Pretos Novos/RJ. Sua produção é focada em estudos de África e Afrodiáspora e divulga seus estudos no canal @AzaNjeri no Youtube.

Perfil de Instagram de Aza Njeri

2024

Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, por Aza Njeri

Aza Njeri comenta sobre o contexto de formação da escritora e leitora Carolina Maria de Jesus, as características desta obra tão singular em formato de diário e o impacto – e legado – de Quarto de despejo para toda a literatura brasileira.

Vídeo publicado em 2024

 
Aza Njeri (Viviane Moraes) é doutora em Literaturas Africanas/UFRJ, professora do Departamento de Letras da PUC-RJ e da pós-graduação no Instituto Pretos de Pesquisa e Memória Pretos Novos/RJ. Sua produção é focada em estudos de África e Afrodiáspora e divulga seus estudos no canal @AzaNjeri no Youtube.


Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, por Mariana Quadros

Partindo da leitura de “Poema de sete faces”, do livro Alguma poesia, Mariana Quadros comenta a poesia drummondiana a partir de pontos como recursos de estilo, composição do poema e aproximação e distanciamento do autor mineiro com o movimento modernista.

Vídeo publicado em 2024

 
Mariana Quadros é doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e professora do Colégio Pedro II desde 2009. Atua com educação literária, semiótica e poesia moderna e contemporânea.


A hora da estrela, de Clarice Lispector, por Heleine Fernandes

Heleine Fernandes oferece uma leitura da novela A hora da estrela, destacando as principais características desse gênero e a articulação entre narrador/autora, além de comentar sobre uma das personagens mais conhecidas de toda a literatura brasileira, Macabéa, no contexto de migração nordestina.

Vídeo publicado em 2024

 
Heleine Fernandes é poeta e crítica literária, é formada em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também dá aulas de literatura brasileira. Foi finalista do prêmio Jabuti (2021) com o livro "A poesia negra-feminina de Conceição Evaristo, Lívia Natália e Tatiana Nascimento".

Créditos

Concepção e organização
Elizama Almeida

Captação
2025: Clara Lopes
2024: Laura Liuzzi

Edição
2025: Clara Lopes, Elizama Almeida
2024: Clara Lopes

Coordenação de Literatura
Rachel Valença

Equipe da área de Literatura
Bruno Cosentino, Danilo Bresciani, Jane Leite, Katya de Sá Leitão, Manoela Purcell