Idioma EN
Contraste

AUDIOdescrição

Moderna pelo avesso

Fotografia e cidade, Brasil, 1890-1930

parada 14
Filme Limite

1
00:19:13,001 --> 00:19:22,688
Sequência de cenas estáticas do filme "Limite". A imagem de uma janela de vidro com hastes que formam retângulos mescla-se com um objeto ovalado e de superfície lisa.

2
00:19:24,302 --> 00:19:28,162
As cenas são filmadas em preto e branco e muito próximas aos objetos

3
00:19:35,440 --> 00:19:42,682
Pecinhas metálicas circulares estão dispostas lado a lado e em duas fileiras sobre uma superfície com o pedaço de uma frase.

4
00:19:48,993 --> 00:19:53,967
O carretel de linha tem o formato tubular. Na parte de cima, há inscrições e números.

5
00:20:07,167 --> 00:20:10,891
O botão redondo e fino possui quatro orifícios na parte central.

6
00:20:21,708 --> 00:20:26,816
Uma fita métrica de tecido está parcialmente enrolada. Os números são separados por finas linhas.

7
00:20:41,004 --> 00:20:46,696
O cabo de uma tesoura inteiramente metálica está em foco. Ao fundo, suas lâminas estão embaçadas.

8
00:20:52,827 --> 00:21:07,536
Uma mulher usa uma máquina de costura. Ela é branca, tem o cabelo preto preso e uma pequena pinta acima do lábio superior, do lado direito da boca. Arruma a linha e gira o carretel acoplado à parte de cima do equipamento. Ela faz a máquina funcionar.

9
00:21:14,208 --> 00:21:24,947
Usando um desenho como referência, a mulher movimenta com a ponta dos dedos, um tecido embaixo da agulha que sobe e desce rapidamente. As ilustrações no papel são de vestidos femininos

10
00:21:35,250 --> 00:21:44,328
Agora a mulher costura com agulha e linha, ao lado da bancada da máquina de costura. Ela corta a linha com os dentes e prende a agulha em sua própria roupa.

11
00:21:46,684 --> 00:21:47,792
Pega uma tesoura...

12
00:21:51,167 --> 00:21:54,965
e, com cuidado, apara as linhas que sobraram no tecido costurado.

13
00:22:03,083 --> 00:22:05,316
Ela para e observa fixamente a tesoura

14
00:22:15,458 --> 00:22:19,422
Em detalhe, a mulher segura a tesoura aberta. Uma das lâminas brilha.

15
00:22:21,922 --> 00:22:26,723
A mulher pressiona e desliza o dedão por toda a parte cortante da lâmina inferior.

16
00:38:11,814 --> 00:38:15,900
Uma mulher e um homem andam na mesma calçada, em direções contrárias.

17
00:38:16,587 --> 00:38:37,642
Param e conversam em frente a uma casa com três portas altas de madeira. Estão ao lado de um poste de eletricidade. São brancos e magros. Ele usa sapatos, calça e camisa de manga comprida. Ela usa sapato, saia comprida e blusa de manga comprida. A mulher se afasta e o homem fala mais alguma coisa. Ela vira por um momento. Ambos seguem em direções contrárias

18
00:44:41,896 --> 00:44:53,067
Um homem anda pela calçada de uma estreita viela de pedra. As paredes das casas estão desgastadas e com pedaços descascados. O homem é magro, branco e barbado. Usa sobretudo, gravata e chapéu.

19
00:44:55,192 --> 00:45:05,620
Ele caminha em nossa direção, com as mãos dentro do bolso do casaco e leva uma revistal enrolado embaixo do braço esquerdo. Pega uma ferradura no chão e a observa com curiosidade

20
00:45:09,750 --> 00:45:13,159
Ele joga o objeto por cima do ombro, coloca a mão no bolso...

21
00:45:15,292 --> 00:45:16,292
e volta a caminhar

22
00:45:19,083 --> 00:45:22,417
A imagem da viela vazia movimenta-se lentamente para cima

23
00:45:24,932 --> 00:45:28,847
O homem passa em frente a uma casa de três portas altas de madeira

24
00:45:33,917 --> 00:45:37,656
Segue até o cinema com um cartaz grande ao lado da porta aberta.

25
00:45:39,958 --> 00:45:44,184
Ele entra no local. O filme "O homem sem rosto" está anunciado no cartaz.

26
00:45:50,208 --> 00:45:54,919
Lá dentro, revistas estão empilhadas em cima do assento de uma cadeira de madeira.

27
00:45:57,708 --> 00:45:59,075
O homem chega perto...

28
00:46:01,409 --> 00:46:04,932
coloca a revista em cima da pilha e tira o sobretudo lentamente

29
00:46:12,458 --> 00:46:16,658
Coloca o sobretudo em cima das revistas. Tira o chapéu e joga no casaco.

30
00:46:19,292 --> 00:46:20,292
Afasta-se

31
00:46:23,833 --> 00:46:28,583
Do lado esquerdo do telão do cinema, há o desenho de uma mulher de vestido longo.

32
00:46:30,618 --> 00:46:32,013
As luzes da sala apagam.

33
00:46:33,500 --> 00:46:37,255
O título de um filme surge no telão: "Carlito encrencou a zona".

34
00:46:40,042 --> 00:46:44,130
Nas cenas do filme, alguém emerge lentamente debaixo da areia da praia.

35
00:46:47,991 --> 00:47:12,233
É o personagem Carlitos, de Charles Chaplin, usando um gorro de prisioneiro. Só a cabeça dele está para fora da areia. Fumando sentando ao lado dele, um guarda bigodudo não percebe sua presença. O homem toca a trilha sonora do filme no piano. Carlitos tira os braços para fora da areia e limpa as mãos. Ele vê o guarda sentado logo ao lado e começa a jogar areia na cabeça, tentando se esconder. O guarda boceja...

36
00:47:15,167 --> 00:47:20,294
e dorme sentado. Carlitos aproveita e sai de baixo da areia, deixando um buraco no chão.

37
00:47:24,200 --> 00:47:32,481
O corpo do guarda pende para trás e ela cai de costas no buraco. Carlitos foge correndo. O homem segue tocando o piano enquanto lê a partitura.

38
00:47:36,042 --> 00:47:41,282
Em detalhe os dedos dele apertam as teclas enquanto as mãos movimentam-se para lá e para cá

39
00:47:42,578 --> 00:47:54,380
Na sequência de cenas curtas, são mostrados os sorrisos de homens e mulheres. Os olhos e a parte de cima da cabeça não aparecem. Um homem gargalha e passa a mão no nariz. Uma mulher ri de maneira contida.

40
00:47:56,632 --> 00:48:05,333
Outra ri com a boca bastante aberta. Um homem de barba curta está de olhos fechados e com um palito na boca. Uma jovem sorri. O músico segue tocando

41
00:48:11,042 --> 00:48:22,473
Repetidamente, as cenas se alternam. As dos detalhes dos risos e sorrisos. A de uma fileira de pessoas sentadas lado a lado. A do músico tocando e a do homem de olhos fechados com um palito na boca