Desde 1977, a Mostra é realizada de forma ininterrupta, tendo conquistado o respeito do universo audiovisual no mundo todo. Está consolidada como um dos maiores e mais importantes eventos culturais do Brasil, um dos mais destacados festivais de cinema da América Latina, faz parte do calendário cultural do Estado e da Cidade de São Paulo e atrai um público cinéfilo de 150 mil pessoas.
Em 2024, a Mostra voltará às salas da capital paulista e sua 48ª edição acontecerá de forma presencial, também mantendo a programação online, além de sessões em centros culturais e ao ar livre. Durante duas semanas, entre 17 de outubro e 30 de outubro o festival trará um apanhado do que o cinema contemporâneo brasileiro e mundial tem produzido, novas tendências e temáticas, além de apresentar cineastas homenageados e clássicos restaurados para valorizar a história do cinema.
Blog do cinema:
O herói vulnerável - por José Geraldo Couto ►
Filmes
Be-Qayaam
Maisam Ali | Índia | 2024, 76’ | Classificação indicativa: Livre
Em algum momento entre o final do outono e o início do inverno, um homem volta para casa, em uma pequena cidade nas montanhas. Com 50 e poucos anos, sempre ausente e atrasado, tendo perdido o funeral do irmão, ele permanece no umbral da velha casa. O que mais ele poderia esperar além de postergar sua chegada por mais uma noite.
Exibido na seção ACID do Festival de Cannes.
Programação
IMS Paulista
17/10, quinta, 14h
Hemme’nin öldüğü günlerden biri
Murat Firatoglu | Turquia | 2024, 83’ | Classificação indicativa: 14 anos
Eyüp trabalha incansavelmente sob o sol escaldante durante uma colheita de tomate no sudeste da Turquia, motivado pela necessidade urgente de saldar uma dívida prestes a vencer. Porém, após uma violenta discussão com seu supervisor, ele percorre a cidade em busca de uma solução radical e definitiva para esse conflito.
Vencedor do prêmio especial do júri da seção Horizontes do Festival de Veneza.
Programação
IMS Paulista
17/10, quinta, 15h45
The Fable
Raam Reddy | Irã | 2024, 118’ | Classificação indicativa: 14 anos
Primavera de 1989. Dev, dono de uma grande propriedade no alto do Himalaia indiano, mora em uma casa de estilo colonial com a família. Ele passa boa parte do tempo construindo asas de tamanho humano que coloca para fazer um rápido voo matinal sobre suas terras. Um dia, enquanto caminha por ali, descobre uma macieira queimada. Após poucos dias, mais árvores surgem destruídas pelo fogo. Dev e seu gerente monitoram os trabalhadores nas plantações, o que causa incômodo entre eles. Um grupo de nômades passa a ser suspeito, e um policial corrupto se envolve no caso, ao mesmo tempo em que seguranças acampam nos pomares para fazer vigilância à noite. Apesar de todas essas medidas, um grande incêndio irrompe uma semana depois. Em busca do culpado, Dev recorre à violência armada. A queima lenta das árvores o força a encarar a verdade sobre ele mesmo e a própria família. Exibido no Festival de Berlim.
Programação
IMS Paulista
17/10, quinta, 17h40
Balomania
Sissell Morell Dargis | Dinamarca, Espanha | 2024, 93’ | Classificação indicativa: 16 anos
Uma sociedade secreta de criadores de balões de ar quente gigantes nas favelas do Brasil arrisca tudo para construir e colocar nos céus suas obras- primas ilegais. Estes baloeiros operam clandestinamente como artistas de rua, trazendo alegria às suas comunidades enquanto evitam ameaças governamentais e a polícia em seu encalço. Neste documentário, a diretora compartilha sua iniciação na irmandade dos balões, onde essas criações se tornam um ato de redenção social e um sonho coletivo.
Exibido nos festivais CPH:DOX e Visions du Réel.
Programação
IMS Paulista
17/10, quinta, 20h10
Sessão seguida de debate.
The Stimming Pool
The Neurocultures Collective, Benjamin Brown, Georgia Bradburn, Sam Chown-Ahern, Robin Elliott-Knowles, Lucy Walker, Steven Eastwood | Reino Unido | 2024, 67’ | Classificação indicativa: 14 anos
No cinema, pessoas com cérebros diferentes raramente estão no comando, embora frequentemente sejam personagens. Esta criação conjunta entre o Neurocultures Collective (formado por Georgia Kumari Bradburn, Sam Chown Ahern, Benjamin Brown, Lucy Walker e Robin Elliott-Knowles) e o artista e cineasta Steven Eastwood é um filme híbrido experimental cuja forma à deriva é construída em torno do conceito de uma câmera autista. A curiosidade dessa câmera descobre um grupo que vagueia pelo mundo, revelando ambientes frequentemente hostis à experiência autista —como um local de trabalho agitado e um bar lotado— e espaços que oferecem alguma tranquilidade. Essas pessoas têm um objetivo em comum: encontrar um lugar onde sejam livres para fazer seus movimentos e stims —comportamentos repetitivos frequentes do Transtorno do Espectro Autista realizados como meio de se acalmar, se concentrar ou por prazer—, sem inibições pelos julgamentos e pelas restrições da sociedade normativa.
Exibido no CPH:DOX.
Programação
IMS Paulista
18/10, sexta, 14h
Un Jour Fille
Jean-Claude Monod | França | 2024, 93’ | Classificação indicativa: 16 anos
França, século 18. A jovem Anne é obrigada a se vestir como um homem e a mudar seu nome devido à atração que sente por mulheres. Ela se casa e embarca em uma intensa história de amor com a esposa até que o passado volta à sua vida. Baseado na história real de Anne Grandjean, nascida intersexo, e seu estrondoso julgamento.
Programação
IMS Paulista
18/10, sexta, 15h40
Nian Nian Sui Sui
Li Pu | China | 2023, 90’ | Classificação indicativa: 14 anos
Mi Xun retorna à sua cidade natal após saber da morte do pai. Ao se deparar novamente com a família e os amigos, ele passa a se sentir isolado e perdido. Repleto de remorso e culpa, o rapaz é assombrado por pesadelos. Ao mesmo tempo, suas memórias mudam e se reconstroem continuamente, enquanto o passado aos poucos se revela, fazendo sentimentos ocultos virem à tona. À medida que sonhos e alucinações invadem a vida real, Mi Xun decide fazer um filme sobre isso. Nesse mundo fictício, ele se reúne com o pai para uma despedida.
Programação
IMS Paulista
18/10, sexta, 17h40
Golan
Orlando Culzat | Colômbia | 2023, 99’ | Classificação indicativa: 16 anos
A viagem de uma família em luto para uma fazenda no interior se torna uma jornada reveladora para Pedro, um adolescente de 15 anos. Enquanto se vê em meio a rituais de masculinidade tóxica em um ambiente instável e com forte presença do narcotráfico, ele se aproxima de Margarita, uma das trabalhadoras do local. Com a ajuda dela, Pedro toma consciência da decadência dos parentes e questiona se deve enfrentar os valores familiares ou continuar sendo parte do grupo.
Vencedor do prêmio de melhor fotografia no Festival de Málaga.
Programação
IMS Paulista
18/10, sexta, 19h40
Sessão seguida de debate.
Boalândia
Patrik Thomas, Mathias Reitz Zausinger | Alemanha, Brasil | 2024, 91’ | Classificação indicativa: livre
Documentário que retrata a resistência cultural nas periferias do Brasil, onde pessoas lutam pela visibilidade por meio da arte, ocupam as cidades e levantam a voz contra a discriminação, a violência policial, o racismo e a homofobia. Durante três anos, os cineastas trabalharam e viveram com coletivos e ativistas, acompanhando-os na floresta amazônica, em protestos na capital e nas subculturas das metrópoles. Com seus próprios filmes, suas músicas e performances, os protagonistas lutam por atenção em meio a uma realidade social descomprometida e altamente dinâmica.
Programação
IMS Paulista
18/10, sexta, 22h10
Sessão seguida de debate.
Green Line
Sylvie Ballyot | França, Líbano, Catar | 2024, 150’ | Classificação indicativa: 16 anos
Fida cresceu durante a guerra em Beirute, na década de 1980, imersa no “inferno vermelho” sobre o qual sua avó costumava falar. A banalização da morte a fez questionar o valor da vida e o significado da guerra, que não parecia ter fim e era semelhante a tantas outras. Usando miniaturas e maquetes, ela se encontra com milicianos e confronta sua visão de infância com a deles.
Vencedor do prêmio MUBI para melhor primeiro longa-metragem e do primeiro prêmio do júri jovem do Festival de Locarno.
Programação
IMS Paulista
19/10, sábado, 14h
Happy
Sandeep Kumar | Áustria | 2024, 110’ | Classificação indicativa: 14 anos
Acompanhamos a jornada desesperada de um imigrante indiano ilegal na Áustria, tentando proporcionar melhores condições de vida para a filha, enquanto precisa lidar com os problemas que surgem após receber um aviso de deportação. Nesse processo, vemos o mesmo desejo de felicidade daqueles que parecem ter tudo.
Programação
IMS Paulista
19/10, sábado, 16h30
2035
Jaein Park | Coreia do Sul | 2024, 98’ | Classificação indicativa: 14 anos
Em 2035, a Coreia comemora dez anos de reunificação: uma década antes, Coreias do Norte e do Sul trabalharam juntas para extinguir um incêndio florestal na zona desmilitarizada da fronteira entre os países, em uma colaboração que finalmente trouxe paz às duas nações. Steven, um cineasta norte-americano, vai até o local para gravar um documentário sobre a reunificação. Lá, ele começa a investigar uma misteriosa luz verde, que teria aparecido durante o incêndio, o que revela um enorme segredo sobre o evento e aquela região.
Programação
IMS Paulista
19/10, sábado, 19h20
Sessão seguida de debate.
Rock Bottom
Maria Trénor | Espanha, Polônia | 2023, 86’ | Classificação indicativa: 16 anos
Em 1973, em Nova York, Bob, um famoso roqueiro, se reúne com os excolegas de banda em uma festa selvagem e repleta de excessos. No caos do álcool, das drogas, do sexo e da música, Bob, completamente chapado, tem um encontro romântico com Caroline, uma fã. Enquanto isso, Alif, sua namorada, percorre as ruas da cidade à sua procura. Os caminhos do casal se cruzam quando Alif finalmente descobre o paradeiro de Bob, pouco antes de o rapaz sofrer uma queda acidental. Milagrosamente, o acidente transporta Bob de volta no tempo, para um verão sereno em Maiorca, meses antes. Acompanhados pelas melodias do álbum “Rock Bottom”, de Robert Wyatt, Bob e Alif passam momentos felizes na praia, em meio a alucinações surreais, em que as fronteiras entre o passado e o futuro se confundem.
Exibido nos festivais de Annecy e San Sebastián.
Programação
IMS Paulista
19/10, sábado, 21h50
Sessão seguida de debate.
Ahe Sard
Nahid Azizi Sedigh | Irã | 2023, 87’, DCP | Classificação indicativa: 16 anos
Baha, um jovem de uma cidade fronteiriça, descobre que o pai, Bahram, foi libertado da prisão após 20 anos. O homem foi condenado por matar a esposa — e mãe de Baha —, depois de acusá-la de trai-lo. O rapaz, que nunca soube como lidar com isso e que ainda continua repleto de raiva e ressentimento, decide mesmo assim pegar a estrada para trazer Bahram de volta da cadeia. Eles iniciam a viagem, marcada pelo silêncio entre os dois. Porém, as dúvidas de Baha sobre se vingar ou não do pai não o abandonam por nenhum momento.
Programação
IMS Paulista
20/10, domingo, 14h
Hanami
Denise Fernandes | Suiça, Portugal, Cabo Verde | 2024, 96’ | Classificação indicativa: 14 anos
Em uma distante ilha vulcânica de onde todos querem partir, Nana aprende a ficar. Sua mãe, Nia, que sofre de uma doença misteriosa, foi embora depois que a menina nasceu. Acometida por uma febre alta, Nana é enviada ao pé do vulcão para ser curada. Lá, encontra um mundo que mistura sonho e realidade. Anos depois, quando Nana já é uma adolescente, Nia retorna.
Vencedor do prêmio de melhor direção para realizadores em ascensão e da menção especial da competição de primeiros filmes no Festival de Locarno.
Programação
IMS Paulista
20/10, domingo, 16h
Mond
Kurdwin Ayub | Áustria | 2024, 92’ | Classificação indicativa: 16 anos
Ex-atleta de MMA, Sarah deixa a Áustria para treinar três irmãs de uma família rica no Oriente Médio. O que inicialmente parece um emprego dos sonhos logo ganha contornos inquietantes: as jovens estão isoladas do contato com mundo exterior e sob vigilância constante. Além disso, o esporte não parece interessá-las nem um pouco. Então por que Sarah foi contratada?
Vencedor do prêmio especial do júri no Festival de Locarno.
Programação
IMS Paulista
20/10, domingo, 18h
Yasmeen’s Element
Amman Abbasi | Paquistão, EUA | 2024, 73’ | Classificação indicativa: 14 anos
Yasmeen é uma jovem estudante paquistanesa. Dentro do colégio, as suas esperanças e ambições encontram um horizonte de otimismo, mas fora dali as oportunidades parecem cada vez menores. Certo dia, as duas realidades se encontram. O professor da garota é retirado da sala de aula por um grupo militar armado e retorna brevemente para entregar a tarefa: cada aluno deve preparar uma apresentação sobre um dos elementos químicos da tabela periódica. Mas, ao chegar da escola, Yasmeen percebe que perdeu o elemento que deveria apresentar. Então, um dia repleto de aventuras e obstáculos se desenrola enquanto ela tenta encontrar a casa do professor. À medida que percorre as cidades e os vilarejos vizinhos, a menina é ajudada e, muitas vezes, atrapalhada por quem cruza pelo caminho.
Exibido no South by Southwest (SXSW).
Programação
IMS Paulista
20/10, domingo, 20h
Sessão seguida de debate
Matrioshka
Jorge Forero | Colômbia | 2024, 87’ | Classificação indicativa: 16 anos
Ana é uma atriz às vésperas de completar 40 anos. Ela regressa inesperadamente ao interior para passar alguns dias com a avó na casa de campo da família. Ao chegar, reencontra a mãe, uma escritora com quem nunca teve um bom relacionamento desde que foi deixada aos cuidados da avó, quando pequena. O ambiente entre as três é incômodo, sem demonstração alguma de afeto. Ana voltou após realizar um aborto devido a uma gravidez não planejada, o que transforma sua perspectiva sobre a maternidade e a faz compreender a vida da própria mãe, em um fim de semana que parece destinado a curar feridas e segredos carregados por gerações.
Programação
IMS Paulista
22/10, terça, 14h
Una Luz Negra
Alberto Hayden | Chile | 2024, 77’ | Classificação indicativa: 14 anos
Josefina e Jorge estão ligados por uma coincidência. Há quatro anos, ela perdeu um filho com exatamente o mesmo nome do homem que acaba de conhecer: Jorge Ferrer Buriard. O que inicialmente parece uma simples casualidade transforma-se em uma obsessão. Eles não apenas compartilham o nome, mas também há uma evidente semelhança física entre os dois. Jorge busca respostas pela internet, enquanto Josefina se vê cada vez mais envolvida por esse encontro. Porém, à medida que se aproximam, uma realidade difícil de suportar se revela. A ausência do filho a assombra e, ao mesmo tempo, a presença do rapaz perturba a ordem da casa.
Exibido no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI).
Programação
IMS Paulista
22/10, terça, 16h
No Nos Moverán
Pierre Saint Martín | México | 2024, 99’ | Classificação indicativa: 16 anos
Socorro é uma advogada teimosa, obcecada pela ideia de encontrar o soldado que matou seu irmão em 1968, durante o massacre estudantil de Tlatelolco, na Cidade do México. A necessidade de fazer justiça encobre um sentimento de culpa, o que afetou o relacionamento com sua irmã Esperanza e com o filho Jorge. Após décadas de espera, ela recebe a informação que faltava para localizar o militar. Socorro decide dar início a um plano absurdo para vingar a morte do irmão, arriscando seu legado, sua família e a própria vida.
Vencedor dos prêmios do público e de melhor filme mexicano no Festival de Guadalajara.
Programação
IMS Paulista
22/10, terça, 18h
Sessão seguida de debate
Solos en la Noche
Guillermo Rojas | Espanha | 2024, 85’ | Classificação indicativa: 16 anos
Um grupo de advogados trabalhistas, politicamente influentes, se esconde em uma casa quando ocorre o golpe de Estado de 23 de fevereiro de 1981 na Espanha. Sem saber muito bem o que fazer, eles questionam se devem fugir do país, permanecer escondidos à espera dos próximos eventos ou tentar fazer algo para defender a jovem democracia espanhola.
Exibido no Festival de Málaga.
Programação
IMS Paulista
23/10, quarta, 14h
Maydegol
Sarvnaz Alambeigi | Irã, Alemanha, França | 2024, 73’ | Classificação indicativa: 12 anos
No Irã, uma adolescente afegã, filha de imigrantes, batalha para realizar o sonho de se tornar uma lutadora profissional de muay thai — apesar da mentalidade conservadora dos familiares, dos abusos físicos do pai e do ambiente anti-imigração do país. Trabalhando dia e noite, ela paga pelas aulas dessa arte marcial sem o conhecimento da família. Por meio do esporte, a garota almeja não apenas o sucesso no ringue, mas também superar os obstáculos diários. O documentário retrata a perseverança da geração Z em mudar os rumos de seu futuro, reafirmando seus direitos — especialmente enquanto mulheres — e buscando liberdade na vida, mesmo correndo o risco de perdê-la.
Vencedor da menção especial do júri internacional da seção Generation 14plus do Festival de Berlim.
Programação
IMS Paulista
23/10, quarta, 16h
Germano de Oliveira | Brasil | 2024, 75’ | Classificação indicativa: 10 anos
Em um vilarejo rural de colonização alemã, a pequena Ana assiste a uma peça sobre a história do Thiltapes. É um perigoso animal que vive na mata, mas ninguém conhece sua forma real. Duzentos anos antes, um botanista que escreve sobre a região ouve falar sobre esse mesmo bicho. As histórias desses personagens se intercalam, ambos em uma obcecada busca pelo Thiltapes imaginário, ao mesmo tempo em que encaram os próprios demônios: o debilitado botanista ávido por uma descoberta que justifique a viagem e Ana intrigada com o pai, suspeito de ter cometido um crime brutal contra a vaca de um vizinho.
Programação
IMS Paulista
23/10, quarta, 17h45
Antikvariati
Rusudan Glurijdze | Geórgia, Finlândia, Suiça, Alemanha | 2024, 132’ | Classificação indicativa: 16 anos
Lado está envolvido no contrabando de móveis antigos da Geórgia para a Rússia. Cansada do comportamento imaturo do namorado, Medea compra um apartamento no centro histórico de São Petersburgo. O preço muito abaixo do mercado justifica-se porque Vadim Vadimich, o antigo dono, vem junto com o imóvel. Durante uma operação de deportação ilegal de milhares de georgianos na Rússia, Lado acaba sendo pego, enquanto Medea se esconde em um guarda-roupa no depósito de antiguidades.
Exibido na Jornada dos Autores do Festival de Veneza.
Programação
IMS Paulista
23/10, quarta, 19h30
Mistress Dispeller
Elizabeth Lo | China, EUA | 2024, 94’
Na China, surge uma nova indústria dedicada a ajudar casais a manterem seus casamentos, apesar da infidelidade. Wang Zhenxi trabalha nessa área em ascensão. Ela é uma “dispersora de amantes”, contratada para manter os laços matrimoniais —e romper relações extraconjugais— da maneira que for necessária. Por meio de um acesso surpreendentemente próximo a dramas particulares, o documentário segue um caso real de traição, ao mesmo tempo em que um outro casal tenta restaurar o relacionamento em crise. Essas histórias revelam como a emoção, o pragmatismo e as normas culturais entram em colisão para moldar as relações românticas na China contemporânea.
Exibido no Festival de Veneza.
Programação
IMS Paulista
24/10, quinta, 14h
O Melissokomos
Theo Angelopoulo | Grécia, França, Itália | 1986, 122’ | Classificação indicativa: 16 anos
Sentindo-se um estranho na Grécia contemporânea, Spyros deixa o trabalho e a família para voltar à sua cidade natal, onde pretende retomar a ocupação de seus ancestrais como apicultor. Ao longo da viagem, ele visita lugares e amigos da infância. Na esperança de reencontrar o passado, Spyros acaba se tornando obcecado por uma jovem caroneira que representa o hedonismo vazio do presente.
Programação
IMS Paulista
24/10, quinta, 16h
Abril, Verde, Amarillo
Santiago Aulicino | Argentina | 2024, 60’ | Classificação indicativa: livre
Um músico que sofre com agorafobia evita sair de casa. Ele vive recluso, apenas com a companhia da sombra — com quem divide a silhueta, mas que se move por conta própria. Ingrid, uma amiga, tenta manter contato com ele por e-mail. Contudo, as respostas do protagonista são sempre vagas e não a tranquilizam. Enquanto o artista fica sozinho, seus amigos se dividem entre trabalhos, livrarias e partidas de vôlei, levando a vida durante o outono de Buenos Aires.
Programação
IMS Paulista
24/10, quinta, 18h30
Sessão seguida de debate
Afterwar
Birgitte Stærmose | Dinamarca, Kosovo, Finlândia, Suécia | 2024, 84’ | Classificação indicativa: 14 anos
Prédios em chamas em meio a uma densa neblina, um cavalo morto em uma estrada coberta de poeira, pessoas fugindo por paisagens montanhosas. O fim do conflito no Kosovo em 1999 gerou imagens fortes e foi um capítulo obscuro da história da Europa moderna. Depois da guerra, crianças vendem amendoins e cigarros nas ruas de Pristina, a capital do país, para sobreviverem. Em uma espécie de testamento cinematográfico realizado ao longo de 15 anos, esses jovens se transformam em adultos diante dos nossos olhos, enquanto que a luta pela sobrevivência se torna uma luta por algum futuro. Eles nos confrontam com seus segredos e desejos particulares, ao mesmo tempo em que se veem presos em um limbo, assombrados pelo passado.
Exibido no Festival de Berlim.
Programação
IMS Paulista
24/10, quinta, 20h20
Sessão seguida de debate
Tokyo Melody: Un Film sur Ryuichi Sakamoto
Elizabeth Lennard | Japão, França | 1985, 64’ | Classificação indicativa: 12 anos
Após o sucesso do trio japonês de música eletrônica Yellow Magic Orchestra e do lançamento da icônica trilha sonora do longa “Furyo, em Nome da Honra” (1983), o maestro Ryuichi Sakamoto (1952-2023) compartilha as performances e sessões de gravação que definiram sua carreira. Inspirado pela energética sonoridade da Tóquio metropolitana dos anos 1980, o documentário expõe o estilo transgressor e a curiosidade desafiadora de Sakamoto, oferecendo um raro vislumbre das complexas ideias e da criação artística de um dos músicos mais fascinantes do século 20.
“Tokyo Melody: Um Filme sobre Ryuichi Sakamoto” foi restaurado a partir dos negativos originais em 16mm e das fitas de áudio magnéticas estéreo em 16mm. A restauração em 4K foi feita em parceria com o Instituto Audiovisual da França (INA) e o espólio de Ryuichi Sakamoto, encomendada e produzida pela Kab America Inc., Kab Inc. (Japão) e pelo INA.
Programação
IMS Paulista
25/10, sexta, 14h
El Agrónomo
Martín Turnes | Argentina | 2024, 72’ | Classificação indicativa: 12 anos
Gastón é um engenheiro agrônomo contratado para trabalhar como assessor agrícola em uma grande área de cultivo. Enquanto Ana, a esposa, se adapta ao trabalho na agência bancária da cidade, sua filha Vera passa a fazer parte de um grupo de ativistas que luta pela preservação do meio ambiente e contra o uso de agrotóxicos que a empresa onde Gastón trabalha faz. O que parecia um começo promissor se transforma em um presente repleto de contradições quando, de repente, a melhor amiga de Vera, que vive cercada pelos campos que ele assessora, começa a ter problemas de saúde. A situação não apenas estremece os alicerces do trabalho de Gastón, mas também o coloca frente a frente com a filha e a esposa, em uma situação que parece inconciliável.
Exibido no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI).
Programação
IMS Paulista
25/10, sexta, 15h30
Here Children Do Not Play Together
Mohsen Makhmalbaf | Irã, Reino Unido | 2024, 62’ | Classificação indicativa: 14 anos
Um retrato das pessoas em Jerusalém cuja sobrevivência é um desafio diário. Em meio à guerra, o filme mostra cidadãos comuns, palestinos e israelenses, que ainda procuram a paz e a coexistência entre muçulmanos e judeus. Ali é uma dessas pessoas. Ele saiu da prisão depois de 18 anos e trabalha como guia turístico no mercado.
Programação
IMS Paulista
25/10, sexta, 17h10
Hollywoodgate
Ibrahim Nash’at | Alemanha, EUA | 2024, 92’ | Classificação indicativa: 16 anos
Poucos dias após o último avião americano deixar o território do Afeganistão, em agosto de 2021, os talibãs —agora no controle do país— entraram em uma base dos Estados Unidos em Cabul chamada Hollywood Gate, com inúmeros equipamentos militares. O novo chefe da força aérea afegã, Mawlawi Mansour, um talibã cujo pai foi morto pelos EUA, ordena aos soldados que recuperem todos os armamentos que puderem. Entre os homens que trabalham nessa restauração e no treinamento para o uso dos dispositivos está Mukhtar, antigo combatente talibã que pretende construir uma carreira no alto escalão militar. O filme acompanha Mawlawi Mansour e Mukhtar ao longo de um ano, enquanto o Talibã passa de uma milícia fundamentalista para um regime militar fortemente armado que se prepara para a guerra além das fronteiras do Afeganistão. Em um momento em que a propaganda e o autoritarismo estão em ascensão no mundo inteiro, o Talibã se vale da propaganda hollywoodiana como uma forma de se legitimar.
Exibido no Festival de Veneza e no CPH:DOX.
Programação
IMS Paulista
25/10, sexta, 18h40
Talking With Rivers
Mohsen Makhmalbaf | Irã, Reino Unido | 2023, 50’ | Classificação indicativa: 14 anos
Uma conversa entre Irã e Afeganistão, dois países vizinhos que costumavam ser um só território. As duas nações agora compartilham suas histórias desde que se separaram: da invasão soviética à guerra civil, passando pela ocupação americana e a ascensão e o retorno do Talibã.
Exibido no Festival de Busan e no IDFA.
Programação
IMS Paulista
25/10, sexta, 20h40
The List
Hana Makhmalbaf | Irã, Afeganistão, Reino Unido | 2023, 65’ | Classificação indicativa: 14 anos
Em apenas alguns dias, com a retirada das forças militares internacionais de Cabul, a vida de milhões de afegãos muda repentinamente para pior. Com o retorno do Talibã ao poder, artistas e cineastas do país correm o risco de serem executados. Na tentativa de escapar para um lugar seguro, eles partem às pressas para o aeroporto internacional na tentativa de embarcar nos últimos aviões que deixam o Afeganistão.
Exibido no Festival de Busan.
Programação
IMS Paulista
25/10, sexta, 22h
Sessão seguida de debate
Tiguere
José Maria Cabral |República Dominicana | 2024, 84’ | Classificação indicativa: 14 anos
Um grupo de meninos adolescentes é enviado pelos pais a um acampamento para serem transformados em “tigueres”, arquétipo que é a mais elevada idealização da personalidade masculina na cultura dominicana e caribenha. Alberto é o principal instrutor do local e decide que chegou a hora de Pablo, seu filho, se juntar ao grupo. Mas Pablo é um tiguere por mérito próprio — sem o conhecimento de Alberto —, cujo processo de amadurecimento entra em choque com as opiniões autoritárias do pai. Em meio a esses conflitos, Pablo inicia uma jornada de autodescoberta.
Programação
IMS Paulista
26/10, sábado, 14h
Sessão seguida de debate
Cosmic Miniatures
Alexander Kluge | Alemanha | 2024, 94’ | Classificação indicativa: 14 anos
Nesta animação sem diálogos, o cineasta vanguardista Alexander Kluge mergulha na inteligência artificial, especificamente em um programa usado para pesquisa médica, em busca das imagens que deseja. Em diferentes capítulos, o diretor as costura com material histórico de arquivo, citações, declarações, fórmulas, tabelas — e humor. Ele também faz um link com o próprio passado, voltando à fase mais selvagem da carreira, quando realizou alguns filmes de ficção científica de baixo orçamento. Tudo se torna um fluxo incessante de imagens, texto e música, com um final que homenageia o amigo de profissão Edgar Reitz.
Exibido no Festival de Roterdã.
Programação
IMS Paulista
26/10, sábado, 16h15
The Edukators
Hans Weingartner | Alemanha, Áustria | 2004, 126’ | Classificação indicativa: 16 anos
Jan, Peter e Jule formam um trio inseparável de amigos. Peter e Jule são namorados. Jan e Peter dividem o mesmo apartamento e uma militância política bastante original. Os rapazes acreditam que para mudar o mundo é indispensável fazer bem mais do que participar de todas as passeatas antiglobalização. Clandestinamente, eles saem quase todas as noites e escolhem como alvo mansões vazias. Disfarçados com máscaras, mudam de lugar todos os móveis e deixam um misterioso bilhete: “Seus dias de abundância estão contados”. Assinado: Os Educadores. Enquanto isso, Jule encara grandes privações financeiras desde que bateu o carro no Mercedes do rico empresário Hardenberg e foi condenada pelo tribunal a ressarci-lo. Em uma noite em que Peter viaja, Jan e Jule decidem dar uma lição em Hardenberg, remobiliando a casa. Mas Jule esquece ali o celular.
A remasterização de “Os Educadores” em 4K foi realizada na O2 Pós. A coordenação de pós-produção foi feita por Malani Dias, e Francesco de Angelis fez a supervisão de pós-produção, com assistência de Paulo “Dunnone” Ferreira.
Programação
IMS Paulista
26/10, sábado, 18h20
Nei Sha
Yang Yishu | China | 2024, 122’ | Classificação indicativa: 12 anos
Tang regressa a uma pequena ilha formada pelo acúmulo de areias flutuantes do rio Yangtze, onde administra uma fazenda orgânica. Todos esses anos de trabalho, no entanto, fizeram com que ele lidasse frequentemente com dificuldades e fracassos. Uma mãe, que vive reclusa nas montanhas, sai do isolamento para passar alguns dias com a filha, Xiao Yu, que trabalha nessa mesma propriedade. Ela espera que a jovem a acompanhe de volta à sua antiga casa no solstício de inverno. Sob o olhar da mãe, Xiao Yu acaba tomando consciência de questões traumáticas de sua vida — e não consegue mais ignorá-las. Enquanto isso, a fazenda passa por uma radical mudança nos métodos operacionais. Uma tempestade se aproxima e transformará todos eles.
Programação
IMS Paulista
26/10, sábado, 21h
Sessão seguida de debate
Camilo Cavalcante | Brasil | 2024, 80’ | Classificação indicativa: 14 anos
Flávio, um ator em crise conjugal, volta para a casa da mãe, ao mesmo tempo em que prepara uma récita teatral inspirada no livro “A Poética do Devaneio”, de Gaston Bachelard. Desesperado pela falta de palcos para atuar, ele apresentará a obra pelas ruas da cidade do Recife como um manifesto poético. O ano é 2016, e o país naufraga em uma crise política, enquanto o artista submerge em sua arte como a única utopia que resta. Durante essa jornada, vemos a relação afetuosa entre mãe e filho, que também tem seus atritos, e os momentos de profunda tristeza de Flávio, tendo como agravante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, acompanhado pela TV, que terá consequências severas na vida de todos. Uma metonímia da história recente do Brasil.
Programação
IMS Paulista
29/10, terça, 14h
Nele Wohlatz | Brasil, Taiwan, Argentina, Alemanha | 2024, 97’ | Classificação indicativa: 12 anos
Uma cidade costeira no Brasil. Kai chega de Taiwan para as férias com o coração partido. Um ar-condicionado quebrado a envia para a loja de guarda- chuvas de Fu Ang, que poderia se tornar um amigo, mas a estação chuvosa não chega, e o estabelecimento do rapaz desaparece. Enquanto procura por Fu Ang, Kai descobre a história de Xiaoxin e um grupo de trabalhadores chineses em um chique arranha-céu. Kai se vê estranhamente espelhada no conto de Xiaoxin.
Vencedor do prêmio da crítica da seção Encontros do Festival de Berlim.
Programação
IMS Paulista
29/10, terça, 15h50
The Line
Ethan Berger | EUA | 2023, 100’ | Classificação indicativa: 16 anos
Tom é um membro dedicado de uma fraternidade universitária, um grupo que promete alto status social e conexões com ex-alunos que podem abrir portas para a carreira e a vida pessoal. A devoção do rapaz começa a ser testada ao conhecer Annabelle, uma colega de fora da fraternidade. Ele precisa tomar uma decisão e se posicionar quando a iniciação de novos integrantes, comandada pelo manipulador Gettys O’Brien, sai de controle.
Exibido no Festival de Tribeca.
Programação
IMS Paulista
29/10, terça, 18h
Small Hours of the Night
Daniel Hui | Singapura | 2024, 103’ | Classificação indicativa: 16 anos
Em Singapura, no final da década de 1960, o recém-independente país ainda trava uma batalha com a própria identidade. Em um quarto escuro, uma mulher está presa e é interrogada por um homem. No decorrer de uma longa noite, as identidades e o tempo começam a se confundir. Fantasmas do futuro assombram a conversa, contando sobre um estranho julgamento que revela parte dos cenários político e jurídico da nova nação.
Exibido no Festival de Roterdã.
Programação
IMS Paulista
29/10, terça, 20h10
Classificação indicativa da sessão: 14 anos
Vittoria
Vittoria
Alessandro Cassigoli, Casey Kauffman | Itália | 2024, 85’ | Classificação indicativa: 14 anos
Jasmine tem 40 anos e conquistou tudo o que sempre quis: um marido dedicado, três filhos afetuosos e um salão de beleza em ascensão ao sul de Nápoles. Mas, após a morte do pai, ela passa a ter um sonho recorrente no qual uma menina corre para abraçá-la, oferecendo a Jasmine uma sensação de realização e completude impossível de ignorar. Ela então decide seguir o desejo de ter uma filha e embarca no desafiador mundo da adoção internacional, arriscando seu casamento, o bem-estar dos filhos e seus próprios preceitos morais. Baseado em eventos reais, o filme traz atores não profissionais retratando suas próprias vidas.
Vencedor dos prêmios Arca CinemaGiovani de melhor filme italiano e da Federação Italiana de Cineclubes (FEDIC) de melhor filme na seção Horizontes Extra do Festival de Veneza.
O filme Vittoria será exibido juntamente com as sessões dos curtas-metragens Se Me Permite e Se Me Permite - Capítulo II.
+
Se me permite
Se Posso Permettermi
Marco Bellocchio | Itália | 2021, 19’ | Classificação indicativa: 14 anos
Um homem caminha sem rumo pelas ruas de uma pequena cidade provinciana, obcecado pela ideia de se intrometer na vida dos outros. Ele encontra várias pessoas e, após pedir permissão, revela os vícios e as limitações que oculta. É a única coisa que ele consegue realizar, agora que a raiva e a energia destrutiva deram lugar à imaginação e aos comentários marginais.
Os curtas-metragens Se Me Permite e Se Me Permite - Capítulo II serão exibidos juntamente com as sessões do filme Vittoria.
+
Se me permite - Capítulo II
Se Posso Permettermi Capitolo II
Marco Bellocchio | Itália | 2024, 30’ | Classificação indicativa: 14 anos
Ao longo de um dia, Fausto, invencível em sua inércia, observa uma procissão paradoxal de visitantes passar: o pároco da aldeia; um homem misterioso com a ideia absurda de um negócio com tema fantasmagórico; o capitão dos Carabinieri que propõe um casamento forçado com a própria filha, que está carregando o filho de um estranho. Finalmente, tarde da noite, um par de ladrões, em conluio com Barbara, invade a casa. Fausto os surpreende, como sempre impassível e entediado, e os tranquiliza: não sobrou nada, nem ouro nem pinturas, tudo foi vendido. Os três só podem conversar até o nascer do sol, quando os ladrões vão embora, e Barbara coloca o café no fogão.
Exibido no Festival de Veneza.
Os curtas-metragens Se Me Permite e Se Me Permite - Capítulo II serão exibidos juntamente com as sessões do filme Vittoria.
Programação
IMS Paulista
30/10, quarta, 14h00
Fogo do Vento
Marta Mateus | Portugal, Suíça, França | 2024, 72’ | Classificação indicativa: 16 anos
As vinhas deram fruto e se aproxima a colheita. Soraia, uma jovem, corta o dedo. O sangue se mistura com o vinho. Um touro negro segue seu rasto. O tempo estende-se nas copas das árvores. Sobre os troncos, a humanidade procura abrigo e se reúne para dividir o pão, o vinho, memórias e sonhos, a história de uma paisagem e de uma luta. Entramos na grande noite, e a natureza também fala. Tudo arde, é o fogo do vento que anuncia o calor.
Exibido no Festival de Locarno.
Programação
IMS Paulista
30/10, quarta, 16h45
Bogangloch
Ben Rivers | Reino Unido, Alemanha, Islândia | 2024, 86’ | Classificação indicativa: 14 anos
Bogancloch é onde Jake Williams vive, envolto por uma vasta floresta nas terras altas da Escócia. Neste retrato, o vemos em diferentes períodos, com outras pessoas ocasionalmente cruzando o caminho da sua existência solitária. Uma discussão entre a vida e a morte, em que cada um apresenta uma maneira de reger o mundo. O filme é uma sequência de “Two Years at Sea”, realizado em 2011.
Exibido no Festival de Locarno.
Programação
IMS Paulista
30/10, quarta, 18h20
Suyoocheon
Hong Sang-soo | Coreia do Sul | 2024, 111’ | Classificação indicativa: 14 anos
Uma professora chamada Jeonim pede ao tio para dirigir uma esquete teatral que será apresentada pelo departamento da universidade onde ela leciona. Todos os dias, Jeonim vai até um riacho próximo para fazer esboços e tentar compreender os padrões do fluxo de água. Seu tio aceita assumir o espetáculo por causa das lembranças de já ter dirigido uma dramatização assim na mesma universidade, 40 anos atrás. Um escândalo surge entre os estudantes, e Jeonim e o tio acabam se vendo envolvidos.
Vencedor do prêmio de melhor performance — para Kim Min-hee — no Festival de Locarno.
Programação
IMS Paulista
30/10, quarta, 20h15
Programação
O IMS Paulista recebe uma seleção de filmes da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo:
17/10/2023, quinta
14h - Em retiro
15h45 - Um daqueles dias em que Hemme morre
17h40 - A fábula
20h10 - Balomania (Sessão seguida de debate)
18/10/2023, sexta
14h - A piscina de estímulos
15h40 - Garota por um dia
17h40 - Desfazendo o tempo
19h40 - Golán (Sessão seguida de debate)
22h10 - Boalândia (Sessão seguida de debate)
19/10/2023, sábado
14h - Linha verde
16h30 - Happy
19h20 - 2035 (Sessão seguida de debate)
21h50 - Rock Bottom (Sessão seguida de debate)
20/10/2023, domingo
14h - Respiração fria
16h - Hanami
18h - Lua
20h - O elemento de Yasmeen (Sessão seguida de debate)
22/10/2023, terça
14h - Matriosca
16h - Uma luz negra
18h - Não nos moverão (Sessão seguida de debate)
23/10/2023, quarta
14h - Sozinhos na noite
16h - Maydegol
17h45 - Bicho monstro
19h30 - As antiguidades
24/10/2023, quinta
14h - Dispersora de amantes
16h - O apicultor
18h30 - Abril, verde, amarelo (Sessão seguida de debate)
20h20 - Depois da guerra (Sessão seguida de debate)
25/10/2023, sexta
14h - Tokyo melody: Um filme sobre Ryuichi Sakamoto
15h30 - O agrônomo
17h10 - Aqui as crianças não brincam juntas
18h40 - Hollywoodgate
20h40 - Falando com rios
22h - A lista (Sessão seguida de debate)
26/10/2023, sábado
14h - Tiguere (Sessão seguida de debate)
16h15 - Miniaturas cósmicas
18h20 - Os educadores
21h - Uma terra deixada para trás (Sessão seguida de debate)
29/10/2023, terça
14h - O palhaço de cara limpa
15h50 - Dormir de olhos abertos
18h - The Line
20h10 - Breves horas da noite
30/10/2023, quarta
14h - Vittoria + Se me permite + Se me permite - Capítulo II
16h45 - Fogo do vento
18h20 - Bogangloch
20h15 - Através do fluxo
IMS Paulista
Ingressos: terças, quartas e quintas: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia). Sextas, sábados e domingos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Em todos os dias da semana, a sessão das 14h tem entrada gratuita.
Vendas na recepção do IMS Paulista*, app da mostra e pelo site da Velox Tickets.
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
*Os ingressos de cada sessão só serão vendidos na bilheteria no dia de exibição.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.