Canal Thomaz Farkas (RJ)

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

Quando

17 e 18 de maio de 2018

Entrada gratuita

Distribuição de senhas 60 minutos antes.

Debate

Após a sessão do dia 17/5 com Consuelo Lins e Cristiane Lima.

O cinema do IMS exibirá três filmes que compõem o acervo do portal Canal Thomaz FarkasVitalino Lampião, de Geraldo Sarno, Beste, de Sérgio Muniz e Hermeto campeão, de Thomaz Farkas. Após a sessão do dia 17 de maio, haverá um debate com Consuelo Lins, Cristiane Lima e Sérgio Muniz.

O principal objetivo do projeto Canal Thomaz Farkas é difundir a produção cinematográfica do húngaro radicado no Brasil. A partir de 16 de maio, estarão disponíveis on-line 34 filmes de curta e média-metragem que contaram com a participação de Farkas, seja como diretor, produtor ou diretor de fotografia.


Programação

Não há mais sessões previstas.


Sobre os debatedores

Sérgio Muniz
Participou como diretor de produção, roteirista, montador e diretor de inúmeros filmes produzidos por Thomaz Farkas entre 1964/1980. Participou do planejamento e da instalação do EICTV - Escuela Internacional de Cine y TV / Cuba, tendo sido seu primeiro diretor docente (1986/1988).

Cristiane Lima
Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) e do Centro de Formação em Artes (CFA) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, com a pesquisa 'Música em cena: à escuta do documentário brasileiro'. Realizou estágio doutoral no Départment d'Histoire de l'Art et d'Études Cinématographiques, da Université de Montréal (Canadá), no âmbito do laboratório de pesquisa La Création Sonore - Cinéma, Arts Médiatiques et Arts du Son. É mestre em Comunicação Social (PPGCOM-UFMG) com formação complementar livre em Música. Coordena, atualmente, o projeto de extensão CINUEM, vinculado à Diretoria de Cultura da UEM. Pesquisadora da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual e coordenadora do Seminário de Teoria e Estética do Som no Audiovisual.

Consuelo Lins
Professora associada da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Pesquisadora da área de Comunicação, com ênfase na produção audiovisual contemporânea, particularmente cinema contemporâneo, documentário, documentário subjetivo, ensaios fílmicos; cinema, vídeo, televisão, mídias móveis. Formada em Comunicação pela PUC-Rio, fez mestrado na ECO/UFRJ, mestrado e doutorado (1989/1994) e pós-doutorado (2005) em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle). Atuou como professora convidada, em 2014, na Universidade Paris III /Sorbonne Nouvelle (IRCAV). Entre 2014 e 2015 foi pesquisadora de pós-doutorado do Department of Film, Media and Cultural Studies do Birkbeck College/University of London. É autora de O documentário de Eduardo Coutinho; televisão, cinema e vídeo (Jorge Zahar editor - 2004, 2007, 2011/terceira reimpressão) e, em parceria com Cláudia Mesquita, Filmar o real, sobre o documentário brasileiro contemporâneo (Jorge Zahar editor - 2008 - 2011/segunda edição).


Ingressos

Entrada gratuita com distribuição de senhas 30 minutos antes.

 

Conteúdo relacionado