Apresentação

Por um acordo de parceria com o próprio fotógrafo, o IMS assumiu a guarda e a preservação da obra fotográfica de Thomaz Farkas, composta por mais de 34 mil imagens que cobrem o período entre os anos 1940 e 1990. Figura multifacetada que deixou marcas profundas no cenário cultural brasileiro também como empresário – dono da Fotoptica, negócio herdado do pai – e homem de cinema, o fotógrafo Farkas reuniu uma obra vasta e de fortes marcas autorais que só tardiamente, nos anos 1990, começou a ser apreciada em seu conjunto.


Seleção de obras

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Gradil do viaduto Santa Ifigênia, série Recortes

Vista do centro da cidade, com destaque para os edifícios Altino Arantes e Martinelli

Fachada interior do edifício São Borja

Usina hidrelétrica

Fachada lateral do Ministério da Educação e Saúde

Sem título

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Gradil do viaduto Santa Ifigênia, série Recortes

Vista do centro da cidade, com destaque para os edifícios Altino Arantes e Martinelli

Fachada interior do edifício São Borja

Usina hidrelétrica

Fachada lateral do Ministério da Educação e Saúde

Sem título


Cronologia

Thomaz Jorge Farkas nasce em Budapeste, Hungria, no dia 17 de setembro de 1924. Em 1930, imigra com seus pais, Dézso (Desidério) Farkas e Teréz (Thereza) Hatschek, para São Paulo. Aos 8 anos, Thomaz ganha sua primeira máquina fotográfica. Após o falecimento do pai, em 1960, assume a direção da Fotoptica, função que exerceria até 1987, quando a rede de lojas seria vendida. Em 1968, é preso pelo regime militar sob a acusação de colaborar com a guerrilha e fica encarcerado uma semana no Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI). Thomaz Farkas morre no dia 26 de março de 2011, aos 86 anos.


Vídeos

O crítico José Carlos Avellar, coordenador de cinema do IMS, relembra para a exposição Thomaz Farkas: memórias e as descobertas sua convivência com o fotógrafo e cineasta, iniciada num encontro casual. O depoimento transcende o relato pessoal e toca nas características de Farkas como artista que revelou muito do Brasil do século XX.

 

O vídeo abaixo, gravado em 26 de novembro de 2011, traz um encontro realizado no IMS-RJ. Helouise Costa, especialista em fotografia moderna brasileira, e Laura González Flores, especialista na obra de Manuel Álvarez Bravo, participaram de uma mesa-redonda mediada por Maurício Lissovsky e intitulada Manuel Álvarez Bravo e Thomaz Farkas: a fotografia moderna no México e no Brasil. O debate contou também com a participação dos curadores da exposição de Álvarez Bravo, Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS, e Aurelia Álvarez Urbajtel, filha do fotógrafo mexicano.

 


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Pesquise no acervo de Fotografia

Estão disponíveis cerca de 12.000 imagens para pesquisas online. Você pode realizar buscas, cadastrar-se para salvá-las ou enviar sua seleção de imagens, caso deseje utilizá-las. Na base de dados a visualização das imagens é de até 200% de ampliação. As alternativas de ação são busca livre; busca avançada; solicitação de uso de imagens e opções de visualização.

A consulta presencial será realizada através de um banco de imagens digital, sem o manuseio dos itens originais do acervo, visando a conservação e preservação dos mesmos.

A sala de pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.

O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até 10 dias úteis porém este limite pode se estender conforme o quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.


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