Em celebração aos 80 anos do fotógrafo e cineasta Jorge Bodanzky, o Cinema do IMS o convida a montar uma breve seleção de filmes que atravessaram sua vida enquanto artista e espectador. No dia 8 de dezembro, no IMS Paulista, Bodanzky conversa sobre essa seleção com Kleber Mendonça Filho, curador de Cinema do IMS, após uma exibição de Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, em cópia em 35 mm, e O peso dos sonhos (Burden of Dreams, 1982), de Les Blank, em cópia digital.
Bodanzky nasceu em São Paulo, em 1942, formou-se em cinema pela Escola de Design de Ulm, na Alemanha, e iniciou sua carreira como fotógrafo incentivado por Amélia Toledo e Athos Bulcão. Começou sua carreira como repórter fotográfico para o Jornal da Tarde, O Estado de S. Paulo, as revistas Realidade e Manchete, e também para publicações alemãs. Estreou como diretor de cinema com o filme Iracema, uma transa amazônica (1974), após ter fotografado uma série de filmes de longa-metragem entre 1968 e 1974. Como fotógrafo, trabalhou com diretores como Hector Babenco, Antunes Filho, Maurice Capovilla, Ana Carolina, além de uma série de trabalhos realizados para a TV pública alemã. Desde 2013, o acervo de Bodanzky está sob a guarda do Instituto Moreira Salles.
Exibição de Aruanda e O peso dos sonhos + debate
IMS Paulista, 8/12/2022, quinta, 19h
Sessão seguida de debate com Jorge Bodanzky e Kleber Mendonça Filho.
Filmes
Aruanda
Linduarte Noronha | Brasil | 1960, 21’, 35 mm (CTAv) | Classificação indicativa: Livre
Os quilombos marcaram época na história econômica do Nordeste canavieiro. A luta entre escravos e colonizadores terminava, às vezes, em episódios épicos, como Palmares. Olho d'Água da Serra do Talhado, em Santana do Sabugi (PB), surgiu em meados do século passado, quando o ex-escravizado e madeireiro Zé Bento partiu com a família à procura de terra.
O peso dos sonhos
Burden of Dreams
Les Blank | EUA | 1982, 95’, DCP (Les Blank Films) | Classificação indicativa: 14 anos
Documentário sobre as conturbadas filmagens de Fitzcarraldo, de Werner Herzog, na amazônia peruana. Com uma produção complicada e cara, o filme de Herzog passou por uma série de problemas: acidente de avião, chuvas constantes, ataques, uma guerra fronteiriça perto das locações e o abandono das filmagens por alguns dos atores. Tudo isso é registrado pela câmera de Les Blank, que retrata com precisão a obsessão de Herzog em ir até as últimas consequências com seu projeto.
Programação
IMS Paulista
8/12, quinta, 19h
Sessão seguida de debate com Jorge Bodanzky e Kleber Mendonça Filho
11/12, domingo, 20h
IMS Rio
20/12, terça, 18h
André Novais Oliveira | Brasil | 2014, 107’, DCP (Vitrine Filmes) | Classificação indicativa: 12 anos
“Alguém partiu, alguém ficou.”
Ela Volta na Quinta conta a história de Maria José e Norberto, casal que vive há 35 anos juntos, na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Bastante desgastado pelo tempo, o relacionamento dos dois se encontra em crise. Maria José, mesmo com problemas de saúde, resolve fazer uma viagem para Aparecida (SP), como forma de pensar se o divórcio é mesmo a solução. Norberto, por sua vez, fica e é confrontado dentro do seu relacionamento extraconjugal. A relação de Maria José e Norberto afeta a vida de seus filhos, Renato e André. Enquanto Renato pensa em casar e ter filhos com sua esposa, André só pensa em sair de casa e morar com sua namorada.
Este é o primeiro longa-metragem de André Novais Oliveira (Temporada), cuja carreira de curta-metragista já havia se notabilizado por filmes como Fantasmas (2010) e Pouco mais de um mês (2013). No filme, o diretor convida a própria família a interpretar versões ficcionais de si mesmos.
Programação
IMS Paulista
10/12, sábado, 18h
21/12, quarta, 20h
IMS Rio
11/12, domingo, 16h
Hiroshima mon amour
Alain Resnais | França, Japão | 1959, 92’, DCP (Zeta Filmes) | Classificação indicativa: 12 anos
Um encontro ocasional em Hiroshima desperta um romance entre um arquiteto japonês e uma atriz francesa, que está na cidade participando de um filme sobre a paz. A relação amorosa constitui a base para Resnais explorar a natureza da memória, da experiência e da representação. Além de amantes, eles também se tornam confidentes, o que traz a memória de uma história, nunca contada antes, do primeiro amor dela. Durante a Segunda Guerra Mundial, em Nevers, ela se apaixonou por um soldado alemão. No dia em que a cidade foi libertada, ele foi baleado e morto, e ela, submetida à humilhação e à desonra pública.
Com roteiro da escritora e cineasta Marguerite Duras, esse foi o primeiro longa-metragem de ficção de Alain Resnais.
Programação
IMS Paulista
10/12, sábado, 20h
23/12, sexta, 20h
IMS Rio
10/12, sábado, 16h10
Chloé Zhao | EUA | 2020, 108’, cópia digital (BV Licenciamentos) | Classificação indicativa: 12 anos
Após o colapso econômico de uma colônia industrial na zona rural de Nevada, nos Estados Unidos, Fern reúne suas coisas em uma van e parte rumo a uma viagem exploratória pelo oeste americano, como uma nômade dos tempos modernos.
Terceiro filme de Chloé Zhao, Nomadland soma a atuação de Frances McDorman, no papel da protagonista Fern, com a de pessoas que efetivamente vivem como nômades, como Linda May, Swankie e Bob Wells. O filme foi o grande vencedor do Oscar 2021, com os prêmios de Melhor Filme, Direção e Atriz.
Programação
IMS Paulista
17/12, sábado, 19h20
20/12, terça, 20h
IMS Rio
11/12, domingo, 18h
18/12, , domingo, 16h
Béla Tarr e Ágnes Hranitzky | Hungria, França, Suíça, Alemanha | 2011, 146’, DCP (Bretz Films) | Classificação indicativa: 12 anos
No prólogo do filme, a voz de um narrador conta uma história em frases breves e fala pausada: “Em Turim, no dia 3 de janeiro de 1899, Friedrich Nietzsche sai de casa, rua Carlo Alberto, número 6. Não muito longe dali, um cocheiro tem problemas com um cavalo teimoso. O cavalo não se move, o cocheiro perde a paciência e começa a chicotear o cavalo. Nietzsche se aproxima e interrompe a cena brutal. Abraça o pescoço do cavalo e chora. O porteiro do prédio em que Nietzsche mora o leva de volta para casa, e ele permanece deitado num divã, quieto e sem dizer palavra, por dois dias, antes de murmurar suas últimas palavras famosas ('Mãe, eu sou um idiota'). Viveu mais dez anos mergulhado no silêncio e na loucura, sob os cuidados de sua mãe e irmãs. Não sabemos o que aconteceu com o cavalo”.
“O ponto de partida do filme é muito simples”, explicou o diretor Béla Tarr ao apresentar o filme no festival de Berlim, em fevereiro de 2011. “Queríamos seguir a questão: o que se passou com o cavalo depois desse incidente? Não é um filme sobre Friedrich Nietzsche, mas o espírito desse acontecimento paira sobre o filme como uma sombra."
Nesse mesmo festival, O cavalo de Turim recebeu o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio Fipresci.
Programação
IMS Paulista
16/12, sexta, 19h20
22/12, quinta, 19h30
IMS Rio
8/12, quinta, 18h
A Woman Under the Influence
John Cassavetes | EUA | 1974, 155’, 35 mm (Cinemateca do MAM) | Classificação indicativa: 12 anos
O casal Nick e Mabel Longhetti está sobrecarregado. O marido pelo trabalho em um estaleiro, a esposa pelo acúmulo das funções de esposa e mãe com o trabalho doméstico. Quando a estabilidade emocional de Mabel desmorona em uma depressão, e seu marido opta por psiquiatrizá-la, o casal tentará lidar com as consequências desse momento.
Marco do cinema independente norte-americano e talvez o filme mais famoso de Cassavetes, Uma mulher sob influência recebeu duas indicações ao Oscar, em 1975: Melhor Diretor e Melhor Atriz, para Gena Rowlands.
Programação
IMS Paulista
11/12, domingo, 17h
14/12, quarta, 19h20
IMS Rio
17/12, sábado, 17h
Programação
IMS Paulista: 8 a 23 de dezembro
IMS Rio: 8 a 20 de dezembro
São Paulo
8/12/2022, quinta
19h - Aruanda + O peso dos sonhos
Exibição seguida de debate com Jorge Bodanzky e Kleber Mendonça Filho
10/12/2022, sábado
18h - Ela volta na quinta
20h - Hiroshima meu amor
11/12/2022, domingo
17h - Uma mulher sob influência
20h - Aruanda + O peso dos sonhos
14/12/2022, quarta
19h20 - Uma mulher sob influência
16/12/2022, sexta
19h20 - O cavalo de Turim
17/12/2022, sábado
19h20 - Nomadland
20/12/2022, terça
20h - Nomadland
21/12/2022, quarta
20h - Ela volta na quinta
22/12/2022, quinta
19h30 - O cavalo de Turim
23/12/2022, sexta
20h - Hiroshima meu amor
Rio de Janeiro
8/12/2022, quinta
18h - O cavalo de Turim
10/12/2022, sábado
16h10 - Hiroshima meu amor
11/12/2022, domingo
16h - Ela volta na quinta
18h - Nomadland
17/12/2022, sábado
17h - Uma mulher sob influência
18/12/2022, domingo
16h - Nomadland
20/12/2022, terça
18h - Aruanda + O peso dos sonhos
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, a venda é semanal: toda quarta-feira, às 18h, são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.
IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea, Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na recepção.
A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, as vendas para as sessões de cada mês acontecem a partir do 1º dia do mês vigente.
O cineasta Jorge Bodanzky conversou com Kleber Mendonça Filho, curador de Cinema do IMS, sobre a breve seleção que fez de filmes marcantes em sua trajetória de espectador/criador. O papo aconteceu no IMS Paulista em 8/12/2022, após exibição de Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, e O peso dos sonhos (1982), de Les Blank. Vídeo da conversa é de Maria Clara Villas.