Poucos dias após o golpe militar de 11 de setembro de 1973 no Chile, Evandro Teixeira (Irajuba-BA, 1935) viajou para Santiago enviado pelo Jornal do Brasil. Suas fotografias revelam uma cidade sitiada, ocupada pelas forças militares. O marco fundamental talvez tenha sido o registro que realizou logo após o falecimento do grande poeta chileno Pablo Neruda, perpassando pela clínica, pelo velório em sua residência depredada e pelo enterro, que teve grande participação popular, documentando a primeira grande manifestação contra o regime do general Augusto Pinochet. Esse plano-sequência construído do enterro de Neruda, associado às demais imagens que produziu na cidade, juntamente com o registro visual do regime militar no Brasil (1964 e 1968), compõem a estrutura central da exposição em cartaz no IMS Paulista, evidenciando a importância do fotojornalismo para a liberdade de expressão e testemunho da realidade. Esta seleção de filmes proposta pelo curador da exposição Sergio Burgi visa a desdobrar em sala de cinema as imagens e discussões propostas na galeria.
Exibição de Setembro chileno + conversa
IMS Paulista, 6/7/2023, quinta, 20h
Sessão seguida de conversa com Vladimir Safatle e Sergio Burgi
Exibição de Brasil: Relato sobre tortura
IMS Paulista, 7/7/2023, sexta, 20h
Sessão apresentada por Jom Tob Azulay
Filmes
Septembre chilien
Bruno Muel, Théo Robichet e Valérie Mayoux | França, Espanha, Portugal | 1973, 39’, DCP (Iskra) | Classificação indicativa: 14 anos
Um relato quente dos dias que se seguiram ao golpe de Estado do general Pinochet. Em Santiago, o medo se lê no rosto das pessoas. Mesmo assim, os militantes da Unidade Popular ousam falar, esboçar explicações, contar ao mundo sua determinação. O funeral de Pablo Neruda dá origem à primeira manifestação contra o regime.
Programação
IMS Paulista
6/7, quinta, 20h
Sessão seguida de conversa com Vladimir Safatle e Sergio Burgi
Vladimir Safatle
Professor titular da Universidade de São Paulo, professor visitante das universidades de Paris 1, Paris 7, Paris 8, Paris 19, Toulouse, Essex e California-Berkeley. Coordenador da coleção Explosante da Ubu Editora. Autor de vários livros sobre filosofia, psicanálise, política e estética, entre eles Em um com o impulso: experiência estética e emancipação social (Autêntica, 2022).
Sergio Burgi
Coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles desde 1999. Formado em Ciências Sociais na USP, tem mestrado em Conservação Fotográfica na School of Photographic Arts and Sciences, do Rochester Institute of Technology (EUA). Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte entre 1984 e 1991.
Brazil: A Report on Torture
Haskell Wexler e Saul Landau | EUA | 1971, 60’, DCP (Cinemateca Brasileira) | Classificação indicativa: 18 anos
O ano é 1970. O Brasil vive o ápice de uma ditadura militar que durou 20 anos: perseguições, prisões, mortes, sequestros. Esse é o panorama em que se inscreve uma história de jovens que sonhavam mudar o mundo e entraram numa guerra. Em 7 de dezembro daquele ano, um grupo armado, ligado à Vanguarda Popular Revolucionária, sequestrou o embaixador suíço no Brasil. Começava o mais longo sequestro político da história do país. Giovanni Enrico Bucher ficou 40 dias no cativeiro. Os sequestradores queriam a liberdade de 70 presos políticos. Conseguiram. Os 70 saíram da prisão e foram expulsos do Brasil por decreto presidencial. Na noite de 13 para 14 de janeiro de 1971, foram embarcados num avião para o Chile. Dois dias depois, o embaixador foi libertado. Em Santiago, uma equipe de documentaristas americanos realizou o filme Brazil: a Report on Torture, com os depoimentos dos banidos. Os diretores Haskell Wexler e Saul Landau registraram, logo depois da chegada do grupo ao Chile, a história das vítimas da ditadura militar no Brasil. Considerado persona non grata pelo governo da ditadura militar, o cineasta Haskell Wexler foi reabilitado em ato realizado no Consulado-Geral do Brasil em Nova York, em 7 de maio de 2014, no qual o governo brasileiro manifestou seu “reconhecimento por sua contribuição extremamente relevante para a luta pela justiça, a verdade e a memória no Brasil”.
Programação
IMS Paulista
7/7, sexta, 20h
Sessão apresentada por Jom Tob Azulay
Jom Tob Azulay
Cineasta e diplomata natural do Rio de Janeiro. Produtor de Um Homem e o Cinema, de Alberto Cavalcanti (1975). Diretor e Produtor dos longas-metragens Os Doces Bárbaros (1978, incluído entre o Cem Melhores Documentários do Cinema Brasileiro), Corações a Mil (1983), O Judeu (1995, Melhor Filme Festival de Brasília de 1995). Produtor e Diretor da série Cinco Vezes Machado (2010, adaptação de cinco contos de Machado de Assis). Produtor-delegado de coproduções afro-ibero-americanas (1989, Estorvo de Ruy Guerra. Superintendente de Assuntos Internacionais da ANCINE de 2002 a 2007. Atualmente dedica-se à realização do LM/Série histórica (séc. XIX) Entre Dois Mundos.
Programação
IMS Paulista: 6 a 7 de julho de 2023
IMS PAULISTA
6/7/2023, quinta
20h - Setembro chileno
Sessão seguida de conversa com Vladimir Safatle e Sergio Burgi
7/7/2023, sexta
20h - Brasil: Relato sobre tortura
Sessão apresentada por Jom Tob Azulay
Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos no site ingresso.com e na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.
Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.
Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.
IMS Paulista
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia. No ingresso.com, a venda é semanal: toda quarta-feira, às 18h, são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.
Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.