De 10 a 19 de dezembro, o cinema do IMS recebe uma seleção de filmes estrangeiros e brasileiros do Festival do Rio. O público conhecerá poderá conhecer os premiados, os mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates, sessões especiais e palestras e oficinas no RioMarket.
Sessões especiais com diretor Pedro Costa
17 e 18/12 no IMS Rio
Em parceria com o IMS Rio, a programação do festival contará com a presença do diretor Pedro Costa. Na terça-feira, dia 17/12, após quase 20 anos do lançamento de No quarto da Vanda, o diretor exibirá o filme e participará de uma conversa com o crítico Juliano Gomes. Na quarta-feira, dia 18/12, Costa apresenta uma sessão de seu mais recente longa-metragem: Vitalina Varela, grande vencedor do Festival de Locarno em 2019, ganhando o Leopardo de Ouro de Melhor Filme e o Leopardo de Melhor Atriz para Vitalina.
Dentre os destaques da programação do festival no IMS estão ainda os filmes Sem seu sangue, de Alice Furtado, exibido na Quinzena dos realizadores do Festival de Cannes deste ano, Chão, de Camila Freitas e A rosa azul de Novalis, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro.
No quarto da Vanda + Debate com o diretor
17 de dezembro de 2019 | IMS Rio
Após quase 20 anos do lançamento de No quarto da Vanda, o diretor Pedro Costa estará no Cinema do IMS Rio para exibir e conversar sobre o filme com o crítico Juliano Gomes, em sessão realizada em parceria com o Festival do Rio.
Vitalina Varela com apresentação do diretor
18 de dezembro de 2019 | IMS Rio
O diretor Pedro Costa apresentará seu mais recente longa-metragem: Vitalina Varela, grande vencedor do Festival de Locarno em 2019, ganhando o Leopardo de Ouro de Melhor Filme e o Leopardo de Melhor Atriz para Vitalina.
Os ingressos para as sessões de cinema do IMS são vendidos nas bilheterias dos centros culturais e no site ingresso.com.
IMS Rio
R$30 (inteira) e R$15 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h até o início da última sessão de cinema do dia, na recepção.
A bilheteria vende ingressos apenas para as sessões do dia.
30 anos blues
Andradina Azevedo e Dida Andrade | Brasil | 2019, 91’, DCP
A síndrome de Peter Pan se caracteriza por um conjunto de comportamentos apresentados por adultos que não querem deixar de ser crianças.
30 dias - Um carnaval entre a alegria e a desilusão
Valmir Moratelli | Brasil | 2019, 72’, DCP
Após mais um corte de gastos e outros problemas com a Prefeitura do Rio, a escola de samba Alegria da Zona Sul teve apenas 30 dias para a realização de seu desfile no carnaval de 2019. O filme discute temas como o desmonte da cultura popular no Rio de Janeiro, o racismo, a intolerância religiosa e outros dramas atuais relacionados à maior festa popular do planeta.
A nossa bandeira jamais será vermelha
Pablo Lopez Guelli | Brasil | 2019, 72’, DCP
O filme mostra a luta dos jornalistas independentes no Brasil para romper o embargo informativo imposto por seis famílias que dominam o sistema de informação do país. Entre 2013 e 2018, os "6 Berlusconis" foram responsáveis por uma manipulação em massa que destruiu a confiança da população na imprensa tradicional e jogou o país em direção ao fascismo. Ao examinar a influência da imprensa nos eventos sociopolíticos recentes, o filme responde uma pergunta que está intrigando o mundo: Quem é Jair Bolsonaro e como ele se tornou o presidente do sexto país mais populoso do mundo?
A rosa azul de Novalis
Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro | Brasil | 2019, 70’, DCP
Marcelo possui uma memória inigualável. Revive lembranças familiares em sua cabeça e tem recordações de suas vidas passadas. Em uma delas foi Novalis, poeta alemão que perseguia uma rosa azul.
Alelí
Letícia Jorge Romero | Uruguai, Argentina | 2018, 90’, DCP
AL representa Alba e Alfredo, E vem de Ernesto e LI, de Lilian. Suas iniciais formam o nome na placa, pendurada na entrada da casa de praia da família: ALELÍ. Só não consta a inicial de Silvana, que nasceu mais tarde. A iminente venda da casa e o luto pela morte do patriarca encontram um clã que parece torcer para que tudo se exploda. A diretora Leticia Jorge define seu filme como uma “comédia farsesca sobre a família”.
Arto Lindsay 4D
André Lavaquial | Brasil / EUA | 2019, 74’, DCP
Arto Lindsay é um músico experimental americano radicado no Brasil. Suas músicas e obras como artista conceitual circulam por galerias de arte e teatros mundo afora. Nos anos 70, destacou-se na cena de vanguarda nova-iorquina, No Wave, com sua banda DNA. O filme acompanha Arto por Japão, Itália, Brasil e Estados Unidos, buscando entender o seu universo.
Bonde
Asaph Luccas | Brasil | 2019, 18’, DCP
Três jovens negros da favela de Heliópolis saem em busca de refúgio na vida noturna LGBT+ do centro da cidade de São Paulo.
Campo
Tiago Hespanha | Portugal | 2018, 101’, DCP
A palavra campo vem do latim capere (capturar). Nas franjas de Lisboa, o Campo de que trata o filme abriga a maior base militar da Europa na atualidade. Neste lugar, tropas ensaiam missões fictícias, enquanto aficionados por astronomia observam as estrelas e, perto dali, um rapaz toca piano para cervos que espreitam na escuridão das redondezas. Lá, a vida manifesta-se em suas contraditórias e misteriosas dimensões. O filme reflete sobre a natureza do mundano e do transcendental, que se revelam entrelaçados.
Canção sem nome
Canción Sin Nombre
Melina León | Peru / Espanha / EUA / Chile | 2019, 97’, DCP
Peru, no auge da crise política dos anos 1980. Georgina é uma jovem mulher da região dos Andes que tem a filha recém-nascida roubada em uma falsa clínica de saúde. Sua busca desesperada pela criança a leva a um grande jornal, onde ela conhece Pedro Campos, um jornalista solitário que se encarrega da investigação. Baseado em uma história real. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2019.
Chão
Camila Freitas | Brasil | 2019, 110’, DCP
Junto ao Movimento Sem Terra, Chão vivencia a ocupação da propriedade de uma usina de cana-de-açúcar em processo de falência. A despeito da estagnação jurídica e da aridez do agronegócio no sul de Goiás, o gesto da ocupação se firma em resistência e reinvenção de uma paisagem em disputa. Vó, PC e os mais de 600 acampados regam diariamente a utopia de um lugar por vir, em um futuro projetado no horizonte ainda intocável da reforma agrária.
Chorão: marginal alado
Felipe Novaes | Brasil | 2019, 75’, DCP
Documentário sobre a vida e a carreira do cantor Chorão, da banda Charlie Brown Jr. Por meio de depoimentos que englobam a vida particular e profissional do cantor, imagens de acervo pessoal e da mídia, o filme percorre a história de um dos mais importantes rockstars do país. Desde os anos 90, quando sua banda lançou o primeiro álbum e despontou nas rádios, Chorão viveu décadas intensas de sucesso nacional e internacional, repletas de polêmicas, até a morte precoce, por overdose, em 2013. O filme explora suas diversas facetas e busca refletir: qual o preço do sucesso?
Cidadão K
Citizen K
Alex Gibney | Reino Unido / EUA | 2019, 128’, DCP
Uma vigorosa e reveladora exposição da Rússia contemporânea através da perspectiva de Mikhail Khodorkovsky, oligarca que já esteve no centro do poder. Quando bate de frente com o novo presidente do país, Vladimir Putin, ele é sistematicamente despojado de suas riquezas, preso e, finalmente, exilado. Através de um personagem charmoso e enigmático, o diretor oferece uma janela para a Rússia pós União Soviética e a turbulência que se seguiu em meio a tentativas para estabelecer no país uma democracia capitalista. Toronto e Veneza 2019.
Mão de obra
Mano de obra
David Zonana | México | 2019, 80’, DCP
Francisco e um grupo de outros operários estão construindo uma casa luxuosa na Cidade do México. Após a morte de seu irmão no local, por acidente de trabalho, Francisco descobre que a cunhada, agora viúva, não vai receber nenhuma compensação do rico proprietário do imóvel. Depois de suportar outros abusos contra ele e seus colegas, e de diversas tentativas de obter justiça, Francisco finalmente decide cumprir a lei por conta própria - mas corre o risco de ser consumido pelo mundo contra o qual está lutando. Exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2019.
No quarto da Vanda
Pedro Costa | Portugal, Alemanha, Suíça | 2000, 170’, DCP
Sessão especial: 17/12, debate com diretor Pedro Costa e o crítico Juliano Gomes
Após quase 20 anos do lançamento de No quarto da Vanda, o diretor Pedro Costa estará no Cinema do IMS Rio no dia 17 de dezembro para exibir e conversar sobre o filme com o crítico Juliano Gomes.
Em seu primeiro trabalho em vídeo digital, Costa apresenta o cotidiano de Vanda Duarte, uma jovem que vive com dependência química e pouco contato com o mundo exterior, e seus vizinhos no bairro de Fontainhas, que enfrenta um processo de destruição.
O desaparecimento de minha mãe
Storia di B, a scomparsa di mia madre
Beniamino Barrese | Itália | 2019, 93’, DCP
Benedetta Barzini quer desaparecer. Modelo, ícone fashion nos anos 1960, ela tornou-se musa de Andy Warhol, Salvador Dalí e Richard Avedon. Feminista radical, lutou pelos direitos da mulher na década seguinte. Aos 75 anos, está farta dos papéis que a vida lhe impôs. Escondido atrás da câmera, seu filho Beniamino testemunha sua jornada. A feitura do filme torna-se uma batalha entre mãe e filho, uma luta infatigável pela captura da imagem definitiva de Benedetta - a imagem de sua libertação. Festival Sundance 2019.
O mês que não terminou
Francisco Bosco & Raul Mourão | Brasil | 2019, 104’, DCP
O documentário analisa o processo institucional e social do país desde junho de 2013 até a eleição de Bolsonaro, investigando a crise do lulismo, a Lava-jato, o impeachment de Dilma Roussef e a ascensão das direitas liberal e conservadora. Vídeos de artistas plásticos colaboram para compor a narrativa.
O paradoxo da democracia
Belisario Franca | Brasil | 2019, 73’, DCP
Na última década, democracias tão distintas quanto Brasil, Estados Unidos, França, Egito e Ucrânia foram tomadas por protestos de rua que tiveram, como elemento unificador, a insatisfação com a política tradicional. Governos caíram, pela força ou pela via eleitoral. Ainda assim, a crise continua viva e produzindo resultados que deixam o mundo inteiro perplexo. O documentário busca superar essa perplexidade, com a ajuda de intelectuais e atores políticos como Jacques Rancière, J.C. Monedero, Angela Alonso e Yascha Mounk.
O que ela disse: as críticas de Pauline Kael
What She Said: The Art of Pauline Kael
Rob Garver | Canadá | 2018, 95’, DCP
Crítica de cinema da revista New Yorker, Pauline Kael lutou para construir sua marca - mistura de brilho, confiança inabalável, um passado complicado e profundo amor pelas artes. Com mais de quarenta entrevistas e material de arquivo inédito, o documentário é o retrato sem retoques de uma pioneira admirada e detestada pelo que disse sobre filmes e a cultura em uma era de intensa produção cinematográfica. Sarah Jessica Parker empresta a voz para os escritos de Pauline. Com, entre outros, Quentin Tarantino, Camille Paglia e Francis Ford Coppola. Festival de Berlim 2019.
Outubro
Maria Ribeiro e Loiro Cunha | Brasil | 2019, 79’, DCP
Faltando uma semana para a eleição presidencial de 2018, a atriz e escritora Maria Ribeiro decide registrar e investigar os últimos dias de um país dividido. Em conversas com amigos próximos e entrevistas que incluem a candidata a vice-presidente Manuela D’Ávila e a psicanalista Maria Rita Kehl, o documentário faz um paralelo entre a crise do país e o fim de um casamento.
Partida
Caco Ciocler | Brasil | 2019, 93’, DCP
Diante do resultado da última eleição no Brasil, uma atriz decide candidatar-se ela mesma à presidência da república e juntar-se a uma trupe numa viagem apaixonada em defesa de uma utopia: tentar passar a virada do ano nos braços de sua maior inspiração política, o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica.
Que os olhos ruins não te enxerguem
Roberto Maty | Brasil | 2019, 76’, DCP
O documentário se propõe a discutir a diversidade de gênero, classe e raça dentro da comunidade LGBTQIA+ na cidade de São Paulo. Seus personagens percorrem a metrópole enquanto narram suas vidas, seus sonhos e afetos. A versatilidade de São Paulo em sua graça e desgraça é pano de fundo das lembranças e do dia a dia de pessoas que vivenciam o cenário periférico da cidade. A cada fala muitos poderão se reconhecer e abraçar os momentos narrados como uma lembrança, outros, refletir sobre as responsabilidades na construção de nossa sociedade.
Revoada
Victor Costa Lopes | Brasil | 2019, 14’, DCP
Tanajuras revoam no centro de Fortaleza em um amanhecer perdido no tempo.
Sean Scully e a arte de tudo
Unstoppable: Sean Scully and the Art of Everything
Nick Willing | Reino Unido | 2019, 84’, DCP
O filme acompanha por um ano, mundo afora, o pintor abstrato Sean Scully, um dos mais ricos artistas britânicos. De Washington a São Petersburgo, Cidade do México e Berlim, viaja por quinze aberturas de exposições suas em museus e galerias de prestígio - a jornada culmina na National Gallery. Esse périplo também revela sua extraordinária história de vida. Hoje aos 73 anos, Scully construiu sua reputação do nada. Cresceu sem dinheiro, muitas vezes sem casa, nas ruas de Dublin e Londres, até transformar suas pinturas no enorme sucesso que são nos dias de hoje.
Sem seu sangue
Alice Furtado | Brasil / França / Holanda | 2019, 100’, DCP
Desinteressada pela rotina diária entre a família e a escola, Silvia parece mover-se em busca de algo que a faça sentir-se mais viva. Acredita ter encontrado esse algo em Artur, um jovem recém-chegado em sua turma. Os dois mergulham em uma convivência intensa, interrompida por um grave acidente.
Terminal Praia Grande
Mavi Simão | Brasil | 2019, 74’, DCP
Catarina decide deixar São Luís para iniciar uma vida desconhecida. Enquanto faz compras para sua festa de despedida, reencontra Francisco, com quem teve uma relação - interrompida em seu auge, quando ele desapareceu, alguns anos antes. As explicações de Francisco escondem o verdadeiro motivo do seu desaparecimento. Durante a festa, Catarina sublima a situação tomando um porre homérico. No dia seguinte ela mal consegue andar, mas precisa sair rumo a um encontro com seu verdadeiro destino.
The Capote Tapes
Ebs Burnough | Reino Unido | 2019, 91’, DCP
Answered Prayers (Orações respondidas) era para ser a maior obra-prima de Truman Capote, um retrato épico da reluzente alta-sociedade de Nova York. Em vez disso, foi o que provocou a sua derrocada. Através de material de arquivo de áudio inédito e entrevistas com amigos e inimigos de Capote, este documentário íntimo revela a ascensão e queda do escritor gay mais icônico da América. Festival de Toronto 2019.
Vitalina Varela
Pedro Costa | Portugal | 2019, 124’, DCP
Sessão especial: 18/12, com apresentação do diretor Pedro Costa
Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião. Locarno 2019.
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