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Gordon Parks: a América sou eu

IMS Paulista, 2025

Gordon Parks foi um artista multifacetado, fotógrafo, escritor, músico e cineasta, cuja obra abordou as desigualdades raciais e sociais nos Estados Unidos. Nascido em meio à segregação racial norte-americana, iniciou sua carreira na revista Life, onde se destacou pelo olhar sensível às vivências cotidianas das comunidades afro-americanas. Primeiro fotógrafo negro contratado pela revista, uma plataforma de grande circulação e prestígio à época, Parks fez de sua câmera um instrumento de humanização das populações negras do país.

O romance semiautobiográfico The Learning Tree e sua adaptação para o cinema o consagraram como o primeiro diretor negro em um grande estúdio de Hollywood. Com direção, roteiro e trilha sonora de Parks, o filme acompanha um ano na vida de um adolescente negro no Kansas da década de 1920, narrando os acontecimentos que o levam abruptamente à vida adulta. Mais tarde, com o suspense policial Shaft, Parks foi um dos responsáveis por abrir as portas para o conjunto de filmes então chamado blaxploitation. Sucesso de bilheteria, Shaft recebeu o Oscar de Melhor Canção Original, em 1972, para a música-tema de Isaac Hayes.

A retrospectiva de filmes Gordon Parks: a América sou eu no Cinema do IMS, em diálogo com a exposição de mesmo título em cartaz no IMS Paulista, apresenta-se como uma extensão de seu olhar fotográfico, forjado nas ruas, nas comunidades e nas tensões raciais. Além de Com o terror na alma (The Learning Tree) e Shaft, a mostra reúne títulos como Flavio (1964), rodado no Rio de Janeiro e inspirado em sua reportagem para a Life; Solomon Northup’s Odyssey (1984), adaptação das memórias do escritor afro-americano que também inspiraram o vencedor do Oscar 12 anos de escravidão, de Steve McQueen; e filmes que dialogam com o legado de Parks.

A programação inclui uma edição do Baile do Shaft, tradicional evento de música black criado pelo produtor cultural Dom Filó no Renascença Clube, no Rio de Janeiro, diretamente inspirado pela obra de Parks.

Parceria:

Cena de O grande golpe de Shaft, de Gordon Parks

Filmes de dezembro


E seu corpo é belo + Shaft

Classificação indicativa da sessão: 14 anos

 

Shaft
Gordon Parks | EUA | 1971, 100’, DCP (Park Circus), restauração 4K | Classificação indicativa: 14 anos

Na trama, o detetive John Shaft é contratado por um chefe do crime de Nova York para encontrar sua filha sequestrada. O roteiro, baseado em romance de Ernest Tidyman, foi transformado por Parks em um símbolo cultural que subverteu o papel historicamente submisso de personagens negros em Hollywood. Além disso, influenciou gerações com a trilha sonora composta por Isaac Hayes, cuja música tema recebeu o Oscar de Melhor Canção Original em 1972.

Marco da cultura negra nos EUA e do conjunto de filmes então chamado Blaxploitation, Shaft foi um grande sucesso e rendeu ainda diversas sequências. Em todas elas, Richard Roundtree interpreta John Shaft: O grande golpe de Shaft (1972), também dirigido por Parks e em exibição nesta mostra, Shaft na África (1973), de John Guillermin, a série de TV Shaft (1973-1974), da CBS, além de Shaft (2000), de John Singleton, e Shaft (2019), dirigido por Tim Story, protagonizados por Samuel L. Jackson, no papel de familiar do Shaft original.

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E seu corpo é belo
Yuri Costa | Brasil | 2024, 24’, DCP (Acervo do diretor) | Classificação indicativa: 14 anos

Do romance à blaxploitation, E seu corpo é belo é um filme de terror queer, que nasce de uma mistura de gêneros para narrar uma história de amor sobrenatural. Na trama, é década de 1970, em meio às festas black no subúrbio carioca, quando Carlos reencontra seu ex-namorado Tony, acompanhado de outra pessoa, reacendendo mágoas embaladas pelo soul.

O filme amplia habilmente o repertório visual em torno da cena Black Soul carioca a partir do viés do cinema de gênero e da intersecção entre debates de racialidade e sexualidade.

Programação

IMS Paulista
5/12, sexta, 21h30


Radial Filó + Black Rio + O grande golpe de Shaft

Classificação indicativa da sessão: 14 anos

 

Radial Filó
Walter Clark | Brasil | 1988, 1’, Arquivo digital (Acervo Cultne) | Classificação indicativa: 14 anos

Abertura do programa Radial Filó, de Dom Filó, na extinta TV Rio. Programa diário ao vivo em 1988 com duração de 2 horas. A estética e performance de Dom Filó na vinheta de abertura são diretamente inspiradas em Shaft, de Gordon Parks.

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Black Rio
TV Rio | Brasil | 2023, 10’, Arquivo digital (Acervo Digital da Cultura Negra/Coleção Cultne) | Classificação indicativa: 14 anos

Em 1972, Dom Filó criou a Noite do Shaft, evento cultural dedicado à soul music e fortemente inspirado pelo filme de Gordon Parks. Em um contexto político antidemocrático, a chegada e expansão do estilo musical no Brasil foi uma fonte de autoestima, identidade racial e mudança comportamental.

Um dos grandes nomes da cultura negra na América Latina, Dom Filó narra neste curta-metragem sua trajetória no Movimento Black Soul, dos primeiros contatos musicais até o surgimento da Soul Grand Prix e da Banda Black Rio, passando pela repressão ditatorial.

Este filme foi originalmente comissionado para a exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade, que ficou em cartaz no Museu de Arte do Rio de setembro de 2023 a março de 2025.

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O grande golpe de Shaft
Shaft's Big Score!
Gordon Parks | EUA | 1972, 105’, Arquivo digital (Park Circus) | Classificação indicativa: 14 anos

No segundo filme da série Shaft, o detetive John Shaft sai em busca dos assassinos de um velho amigo, mas acaba no meio de uma guerra entre gangues. O filme teve um orçamento significativamente maior do que o primeiro, o que possibilitou cenas de ação mais impressionantes. A trilha foi composta pelo próprio Parks, que na época já era um compositor reconhecido, e várias das canções originais foram escritas por ele também (incluindo a música tema, “Blowin’ Your Mind”). Embora não tenha voltado a trabalhar na sequência, o compositor da trilha do filme original, Isaac Hayes, contribuiu com a música “Type Thang”.

Programação

IMS Paulista
6/12, sábado, 19h


Canção da liberdade

Leadbelly
Gordon Parks | EUA | 1976, 126’, DCP (Park Circus) | Classificação indicativa: 14 anos

Esta cinebiografia conta a vida do influente cantor e guitarrista de blues norte-americano Huddie William Ledbetter, conhecido pelo nome artístico Leadbelly. Ledbetter passou anos em correntes de trabalhos forçados no Texas após cometer múltiplos crimes, mas acabou se apresentando no Carnegie Hall e influenciando uma geração de músicos de folk e blues.

O filme acompanha seu protagonista enquanto ele toca em bares e nas ruas para sobreviver, viaja com o também renomado músico Blind Lemon Jefferson. Assim como em Com o terror na alma (The Learning Tree), Parks cria um retrato sensível e igualmente real das lutas cotidianas e dos encontros com o racismo que Leadbelly enfrentou ao longo da vida. Em última instância, o filme demonstra de forma elegante como a música de Leadbelly surgiu diretamente de suas experiências.

Programação

IMS Paulista
11/12, quinta, 19h50
21/12, domingo, 19h50


O grande golpe de Shaft

Shaft's Big Score!
Gordon Parks | EUA | 1972, 105’, Arquivo digital (Park Circus) | Classificação indicativa: 14 anos

No segundo filme da série Shaft, o detetive John Shaft sai em busca dos assassinos de um velho amigo, mas acaba no meio de uma guerra entre gangues. O filme teve um orçamento significativamente maior do que o primeiro, o que possibilitou cenas de ação mais impressionantes. A trilha foi composta pelo próprio Parks, que na época já era um compositor reconhecido, e várias das canções originais foram escritas por ele também (incluindo a música tema, “Blowin’ Your Mind”). Embora não tenha voltado a trabalhar na sequência, o compositor da trilha do filme original, Isaac Hayes, contribuiu com a música “Type Thang”.

Programação

IMS Paulista
16/12, terça, 20h


Filmes anteriores


Shaft

Gordon Parks | EUA | 1971, 100’, DCP (Park Circus), restauração 4K | Classificação indicativa: 14 anos

Marco da cultura negra nos EUA e do conjunto de filmes então chamado Blaxploitation, Shaft ganha uma sessão especial que une cinema e música ao vivo. Após a exibição do longa, o pianista e compositor Amaro Freitas faz uma apresentação inédita, inspirada pela estética, narrativa e sonoridade do filme.

Na trama, o detetive John Shaft é contratado por um chefe do crime de Nova York para encontrar sua filha sequestrada. O roteiro, baseado em romance de Ernest Tidyman, foi transformado por Parks em um símbolo cultural que subverteu o papel historicamente submisso de personagens negros em Hollywood. Além disso, influenciou gerações com a trilha sonora composta por Isaac Hayes, cuja música tema recebeu o Oscar de Melhor Canção Original em 1972.

Com sua linguagem inventiva e profundamente enraizada na música afro-brasileira, Amaro propõe um diálogo entre o legado de Shaft e as pulsões contemporâneas do jazz e da música negra global, reverberando ainda a própria trajetória de Parks, que também era fotógrafo e pianista.

 

Programação

IMS Paulista
25/11, terça, 19h
Sessão seguida de comentário musical ao vivo por Amaro Freitas

26/11, quarta, 19h
Sessão seguida de comentário musical ao vivo por Amaro Freitas
Mais informações sobre as sessões especiais ►


Com o terror na alma

The Learning Tree
Gordon Parks | EUA | 1969, 107’, DCP (Park Circus), restauração 2K | Classificação indicativa: 14 anos

Em 1963, no mesmo ano em que Gordon Parks fotografou a Marcha para Washington, na qual foi pronunciada a mais reconhecida fala de Martin Luther King, e as atividades cotidianas dos membros da Nação do Islã, ele publicou seu primeiro romance – The Learning Tree. Uma história semiautobiográfica de amadurecimento, o romance acompanha a jornada de Newt Winger (interpretado no filme por Kyle Johnson, do Esquadrão Mod), um adolescente negro descendente dos migrantes do sul dos Estados Unidos pós-Guerra Civil, que cresceu na zona rural do Kansas na década de 1920 e aprende, em duras lições, como lidar com as injustiças do racismo estrutural. O título do livro, que poderia ser livremente traduzido como A árvore do conhecimento, vem de um aviso dado a Parks por sua mãe quando ele partiu de sua cidade natal, Fort Scott, Kansas: “Algumas pessoas são boas e outras são más – assim como os frutos de uma árvore... Não importa se você vai ou fica, pense nisso até o dia da sua morte – deixe que essa seja a sua árvore do conhecimento.”

Em 1969, Parks trouxe ainda mais uma camada de profundidade para o livro ao adaptá-lo para o cinema, trabalhando como roteirista, produtor, compositor e diretor. Ele foi incentivado a empreender o projeto pelo amigo e aclamado diretor de cinema John Cassavettes. Lançado em agosto do mesmo ano, Com o terror na alma foi o primeiro filme dirigido por uma pessoa negra para um grande estúdio de Hollywood, a Warner Bros. O filme teve um orçamento modesto e não foi um sucesso comercial à época, mas foi uma conquista fundamental na história do cinema americano.

 

Programação

IMS Paulista
12/11, quarta, 20h
22/11, sábado, 15h30


Momentos sem nome próprio

Moments without Proper Name
Gordon Parks | EUA | 1987, 58’, Arquivo digital (Kino Lorber) | Classificação indicativa: 14 anos

Em um de seus últimos trabalhos como diretor, Gordon Parks volta a câmera para si mesmo e cria um autorretrato profundamente pessoal e poético. Moments without Proper Names combina as impressionantes fotografias de Parks ao longo de quatro décadas com imagens inéditas do artista, documentários e reportagens, composições musicais próprias e memórias pessoais encenadas por um trio de atores renomados: Avery Brooks, Roscoe Lee Browne e Joe Seneca. Com base em suas memórias, a partir de A Choice of Weapons, seu primeiro livro autobiográfico, lançado em 1966, o filme serve como um retrato não linear, expressivo e íntimo de Parks.

 

Programação

IMS Paulista
15/11, sábado, 16h30
28/11, sexta, 19h30


Teaser


Programação de dezembro

IMS Paulista

5/12/2025, sexta
21h30 - E seu corpo é belo + Shaft

6/12/2025, sábado
19h - Radial Filó + Black Rio + O grande golpe de Shaft

11/12/2025, quinta
19h50 - Canção da liberdade

16/12/2025, terça
20h - O grande golpe de Shaft

21/12/2025, domingo
19h50 - Canção da liberdade


Programações anteriores

IMS Paulista

12/11/2025, quarta
20h - Com o terror na alma

15/11/2025, sábado
16h30 - Momentos sem nome próprio

22/11/2025, sábado
15h30 - Com o terror na alma

25/11/2025, terça
19h - Shaft*
Sessão seguida de comentário musical ao vivo por Amaro Freitas
Mais informações sobre a sessão especial

26/11/2025, quarta
19h - Shaft*
Sessão seguida de comentário musical ao vivo por Amaro Freitas
Mais informações sobre a sessão especial

28/11/2025, sexta
19h30 - Momentos sem nome próprio

*Sessões gratuitas


Ingressos

Vendas
Os ingressos do cinema podem ser adquiridos online ou na bilheteria do centro cultural, mais informações abaixo.

Meia-entrada
Com apresentação de documentos comprobatórios para professores da rede pública, estudantes, crianças de 3 a 12 anos, pessoas com deficiência, portadores de Identidade Jovem e maiores de 60 anos.

Cliente Itaú
Desconto de 50% para o titular ao comprar o ingresso com o cartão Itaú (crédito ou débito). Ingressos e senhas sujeitos à lotação da sala.

Devolução de ingressos
Em casos de cancelamento de sessões por problemas técnicos e por falta de energia elétrica, os ingressos serão devolvidos. A devolução de entradas adquiridas pelo ingresso.com será feita pelo site.

Sessões com debate
As sessões com debate são gratuitas. Sujeita à lotação da sala.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.


IMS Paulista

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.

Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Paulista e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês.

Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos na sala de cinema.