O Cinema em John Cassavetes

IMS Poços

Rua Teresópolis, 90
Jardim dos Estados - Poços de Caldas/MG

Quando

De 13 a 20 de maio de 2018

Ingressos

Entrada gratuita.

Contato

(35) 3722-2776
ims.pc@ims.com.br

Um dos precursores do cinema independente americano, John Cassavetes (1929-1989) será homenageado no IMS Poços. A partir de 13 de maio, o centro cultural receberá uma retrospectiva do cineasta. Todas as sessões serão gratuitas.

Com apoio da Versátil Home Vídeo, que lançou grande parte da obra de Cassavetes em DVD no Brasil, o IMS Poços apresentará nove títulos do diretor, além de um documentário de Michael Ventura, que acompanhou Cassavetes no decorrer da produção de Amantes (1984).

A programação inclui obras de diferentes fases da produção do cineasta. Na primeira sessão, no dia 13 de maio, às 14h, será exibido o drama Sombras (1959), vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza de 1960. O filme, que foi o primeiro dirigido por Cassavetes, aborda as relações inter-raciais na década de 1950.

Também serão projetados longas-metragens consagrados como Uma mulher sob influência (1974) e Noite de estreia (1977). Neste último, o cineasta contracena com sua esposa, Gena Rowlands, grande parceira de sua trajetória.

Cassavetes começou sua carreira como ator, tendo participado de mais de 80 filmes. No fim da década de 1950, passou a se dedicar à direção, desenvolvendo uma obra autoral. Sua produção é centrada na complexidade dos relacionamentos, frequentemente explorando dramas psicológicos em narrativas libertas de convenções.


Programação

Não há mais sessões previstas.


Ingressos

Entrada gratuita, sujeita à lotação.