Idioma EN
Contraste

Ocupação Pequenas Áfricas de São Paulo


Atividades educativas

Entrada gratuita.
28/10/2023 a 21/4/2024
Relacionadas à exposição Pequenas Áfricas

Horário

Terça a domingo e feriados, 10h às 20h (fechado às segundas). Última admissão: 30 minutos antes do encerramento

IMS Paulista

9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

 

Como ação complementar à exposição Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou, a Área de Educação convida o público a uma reflexão sobre possíveis Pequenas Áfricas de São Paulo, em um espaço dedicado à convivência, à troca de saberes e a atividades relacionadas a este tema. Desejamos chamar a atenção para a história do samba cultivado na cidade, considerando questões espirituais, políticas e sociais que nutrem as resistências fundamentais para essa expressão afrodiaspórica. Na programação pública, uma série de Giras propostas por Tadeu Kaçula em diálogo com a área de Música combina conversas e rodas de samba sobre aspectos tradicionais e contemporâneos da experiência negra. Você vai encontrar aqui a experiência lúdica de jogo da memória que se utiliza dos Adinkra, símbolos gráficos pertencentes ao povo africano Asante (Gana) e seus significados. Há no espaço uma TV com filmes selecionados pela área de Cinema de criadores negros que podem ser assistidos, aprofundando o contato de visitantes com a história e a inventividade afro-brasileira.

Livros

Entre as publicações disponíveis para leitura e manuseio estão livros de autoria de Kiusam de Oliveira, Otávio Júnior, Carol Fernandes, Josias Marinho, Marcelo D'Salete, Yaguarê Yamã, entre outros.

Alguns dos livros que integram a Ocupação Pequenas Áfricas de São Paulo

Jogo da Memória Adinkra

Uma experiência lúdica que usa símbolos gráficos da civilização africana Asante, na atual Gana. Adinkra deriva da língua acã, em que "adin" significa "adeus" ou "despedida" e "kra" quer dizer “caixa" ou "recipiente".

Jogo da memória Adinkra, parte da Ocupação Pequenas Áfricas de São Paulo

Filmes

Exibidos em uma televisão, os curtas contam com recursos de acessibilidade, como Libras, legendas em português e audiodescrição.

Pequena África, de Zózimo Bulbul
Guardião dos Caminhos, de Milena Manfredini
Mutirão, de Lincoln Péricles (LK)
NEGRUM3, de Diego Paulino
Liberdade, de Pedro Nishi e Vinícius Silva
Sem asas, de Renata Martins
, de Ana Flavia Cavalcanti e Julia Zakia


Fim do conteúdo