Idioma EN
Contraste

Por Dentro do Acervo Veja Mais +

O arquivo de Dalton Trevisan celebra os 100 anos do escritor

13 de junho de 2025

Neste 14 de junho o escritor Dalton Trevisan, falecido em dezembro do ano passado, completaria 100 anos. Comemorando o centenário de um dos mais celebrados autores da literatura brasileira, que integra o acervo do IMS desde 2024, o instituto apresenta o documentário O arquivo de Dalton Trevisan. Filmado na residência do escritor em Curitiba, o curta-metragem traz também uma raridade: um breve registro de Trevisan, conhecido pela aversão a aparições públicas, em sua mesa de trabalho aos 99 anos.

Conteúdo com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Conduzido por sua agente literária e amiga Fabiana Faversani, o filme mostra materiais do arquivo de Trevisan, então ainda armazenados no apartamento onde ele morava. São livros, fotografias, correspondências, recortes de jornais e diários, entre outros itens. Segundo Faversani, o escritor doou o arquivo ao IMS “por ter plena ciência da importância do material estar disponível para pesquisa e provocar uma série de novas discussões sobre a obra”.

Sobre o arquivo

Doado pelo escritor ao Instituto Moreira Salles em julho de 2024, o arquivo de Dalton Trevisan inclui cadernetas, diários, fotografias, cartas, recortes de jornais e livros. A doação concluiu um ato iniciado em outubro de 2020, quando o IMS recebeu do autor a extensa correspondência trocada com Otto Lara Resende (1922-1992).

Entre os destaques estão pastas com recortes de jornais e revistas, incluindo desde crônicas publicadas na imprensa, uma grande quantidade de resenhas e reportagens sobre seus livros e também material reunido por temas específicos: crimes, cinema, Star Trek, saga da qual era fã, e escândalos políticos, entre outros.

O arquivo traz ainda dezenas de gravuras e ilustrações de Poty Lazzarotto (1924-1998), amigo desde a juventude e ilustrador de suas obras, e correspondências trocadas com nomes como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava.

Com a chegada ao IMS, o arquivo de Trevisan passará por etapas de conservação, catalogação e digitalização, para então começar a ser disponibilizado para pesquisas, de modo que o público tenha acesso ao material.

Fabiana Faversani em cena do documentário
Ficha técnica do curta-metragem

Direção e montagem: Matheus Balbino
Assistente de direção: Matheus Nogueira
Operação de câmera: Matheus Balbino, Matheus Nogueira
Color grading: João Felipe Moreira
Pesquisa literária, roteiro e narração: Fabiana Faversani
Acessibilidade: AHU - Acessibilidade Humanista Ltda