O portal Brasiliana Fotográfica entrou no ar neste 17 de abril, dando a partida num amplo projeto de reunião de acervos fotográficos do país. Ele nasce como uma parceria entre a Biblioteca Nacional e o IMS, mas o objetivo é integrar outras instituições.
O site começa com 2.393 imagens, selecionadas nos acervos de BN e IMS. São fotografias do século XIX e das três primeiras décadas do século XX. A ideia é ampliar constantemente o número de fotos no banco de dados e, futuramente, avançar para décadas mais recentes.
Já no evento de lançamento – no qual o presidente da BN, Renato Lessa, e o superintendente do IMS, Flávio Pinheiro, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica –, a diretora-geral do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Beatriz Kushnir, anunciou que trabalhará para incluir o acervo da instituição no projeto. Ela destacou que pôr as fotografias disponíveis na internet inibe os furtos, pois os ladrões de arquivos dão mais valor a documentos que não tenham sido reproduzidos.
Da parte do IMS, já estão no portal fotos de Marc Ferrez, Revert Henrique Klumb, Francisco Du Bocage, Guilherme Gaensly e muitos outros, inclusive anônimos. Há um número grande de imagens do Rio de Janeiro, que está completando 450 anos e é tema, no IMS, da exposição Rio: primeiras poses. De ambos os acervos são vários os panoramas, que abrangem vastos trechos da cidade.
Clique aqui para ver no portal da Brasiliana
Um dos principais atrativos do portal é a ferramenta de zoom, que permite ver detalhes, como rostos de pessoas em fotos de multidão. Também é possível, registrando-se no site, selecionar imagens e direcioná-las para grupos que o próprio usuário cria, compartilhando as seleções com outras pessoas. Assim sendo, a Brasiliana Fotográfica amplia as possibilidades de pesquisa, sobretudo à distância, sem que o interessado de outras cidades precise, necessariamente, deslocar-se até o Rio de Janeiro.
A curadoria do portal é de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS, e Joaquim Marçal, pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional. Textos de ambos já estão no site, que também será um espaço para reflexão sobre fotografia e preservação digital. Curadores convidados também contribuirão.
Clique aqui para ver no portal da Brasiliana
Mais
Portal Brasiliana Fotográfica
Exposição Rio: primeiras poses