Idioma EN
Contraste

Por Dentro dos Acervos Veja Mais +

Firmo e os grandes da música

15 de junho de 2022

Como fica explícito na exposição No verbo do silêncio a síntese do grito, em cartaz no IMS Paulista, a música tem forte presença no trabalho de Walter Firmo, seja nos registros de manifestações populares, seja nos retratos de artistas. A Rádio Batuta, dedicada principalmente à música, destacou esse aspecto na entrevista que Joaquim Ferreira dos Santos fez com o fotógrafo.

No início da entrevista, Firmo conta como a paixão vem desde cedo. Na adolescência, chegou a cantar em programa de calouros. Mais tarde, teve a chance de fotografar grandes intérpretes e compositores – sobretudo negros, protagonistas de sua obra.

Clique na imagem para ampliá-la
Clique na imagem para ampliá-la

Ele explica como fez para que se tornassem marcantes os retratos de Pixinguinha (personagem de sua foto mais célebre), Cartola, Ismael Silva, Clementina de Jesus, Paulinho da Viola, Jamelão, Doces Bárbaros, Dona Ivone Lara, Djavan, Milton Nascimento, Martinho da Vila e Madame Satã – o malandro da Lapa carioca também era, à sua maneira, um artista.

É possível ouvir as explicações de Firmo na rádio e observar as fotos nesta página.

Clique na imagem para ampliá-la
Clique na imagem para ampliá-la

Há momentos de tristeza na entrevista, como quando o fotógrafo chora ao contar que descumpriu uma promessa feita a Jamelão. E de alegria: Joaquim e Firmo, colegas de revista Veja, recordam um sufoco que passaram na casa de Clementina.