Idioma EN
Contraste

Por Dentro dos Acervos Veja Mais +

São Paulo: Três ensaios visuais

23 de janeiro de 2020

A mostra continua em cartaz no Estúdio do IMS Paulista até 29 de março de 2020, onde os ensaios abaixo podem ser assistidos projetados em grande formato. Curadoria: Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli (assistente). Narração: Celso Sim.

São Paulo saltou muito rapidamente de vila a metrópole, como um cogumelo depois da chuva. Foi construída pela associação singular entre mamelucos, imigrantes e migrantes nordestinos, com a presença urbanizadora da linha férrea, na passagem entre as economias cafeeira, industrial e de serviços. E se a cidade cresceu sem cultivar qualquer memória ou identidade, destruindo-se para se reconstruir várias vezes, o registro fotográfico nos dá a dimensão histórica que parece sempre ausente. O que se ensaia, aqui, é uma arqueologia dessa cidade imensa e inapreensível, pujante e violenta.

Vários são os personagens enfocados: pessoas, edifícios, propagandas, muros. Num lugar em que as coisas se acumulam, se apagam e se sobrepõem freneticamente, como aqui, os processos são movidos muito mais pela urgência do mercado e pela informalidade do que por um planejado controle público. Assim, as construções foram se sucedendo umas às outras sobre uma estrutura fundiária e viária que, no entanto, se manteve. Prédios subiram nos lotes onde antes havia casas. Espaços públicos foram sacrificados para a passagem de automóveis. A cidade se agigantou sobre uma base acanhada.

Composta por três ensaios visuais interligados, porém autônomos - Personagens, Construção/Demolição e Letreiros -, esta exposição audiovisual é feita majoritariamente com o acervo fotográfico do IMS, que privilegia a região do núcleo histórico da cidade, e um período que vai das décadas de 1860 a 1960. Procuramos realçar o sentido de proximidade sufocante que marca a vivência de São Paulo, sem vistas aéreas ou perspectivas abarcadoras. Afinal, nessa metrópole gigante e informe, que recusa a fixação de uma imagem sintética, nos vemos quase sempre imersos, sem recuo para a observação crítica.

Guilherme Wisnik, curador

Personagens

Construção/Demolição

Letreiros

Para consultar os créditos da produção dos ensaios e de cada imagem de São Paulo: Três ensaios visuais, confira o folheto da mostra:

Sobre os acervos

Mais IMS