Idioma EN
Contraste

São Paulo: três ensaios visuais

Exposição

Entrada gratuita
20 de setembro de 2017 a 29 de março de 2020

IMS Paulista

Estúdio
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Horário

Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Quinta, exceto feriados, das 10h às 22h

A projeção que inaugura o Estúdio, espaço que dá acesso digital ao acervo fotográfico do IMS, é dedicada à capital paulista. Com duração de aproximadamente 30 minutos, São Paulo, três ensaios visuais resgata os personagens da cidade, com fotografias feitas a partir de 1862, como as de Militão Augusto de Azevedo, passando pelo século XX, com imagens como as de Alice Brill, até chegar ao século XXI e às fotos de Mauro Restiffe, entre outros.

A comunicação visual da cidade é apresentada desde os muros pintados do século XIX até seus luminosos e outdoors dos séculos XX e XXI. O ensaio visual também acompanha as grandes transformações que a cidade sofreu. Em cem anos, deixou de ser um vilarejo para estar entre as grandes metrópoles do mundo. Além de fotógrafos do acervo do IMS, como Vincenzo Pastore, Hildegard Rosenthal e Thomaz Farkas, também há na mostra trabalhos de Cássio Vasconcellos, Cristiano Mascaro, Tuca Vieira, Tatewaki Nio, Raul Garcez, João Musa e Josef Bernardelli.

Curadoria
Guilherme Wisnik
Marina Frúgoli (assistente)
Narração
Celso Sim
Online
saopauloensaios.ims.com.br
#SaoPauloEnsaios
Contato
(11) 2842-9120
imspaulista@ims.com.br
Imprensa
(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br

Visitação

Entrada gratuita
20 de setembro de 2017 a 29 de março de 2020

Terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.

IMS Paulista
Estúdio
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP


Os ensaios visuais

Os três ensaios visuais desta exposição audiovisual – PersonagensConstrução/Demolição e Letreiros – estão agora disponíveis online na playlist a seguir. Até 29 de março de 2020 podem ser assistidos em projeção de grande formato no IMS Paulista.


Folheto

Imagens


Música

Guilherme Wisnik, curador da exposição, montou para o canal do IMS no Spotify uma playlist com canções sobre São Paulo, das tradicionais modas caipiras aos raps de hoje.


Eventos paralelos

Não há novos eventos previstos.


Outros acervos

Mais IMS