Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, é um fenômeno da música brasileira. Viveu menos de 40 anos (1915-1955), sendo 18 atuando profissionalmente, tempo suficiente para se consagrar como um dos mais versáteis instrumentistas nacionais. Tocava tudo o que fossem cordas dedilhadas: violão, guitarra, cavaquinho, bandolim, banjo, guitarras diversas etc.
Em 28 de junho de 2015, completou-se o seu centenário e, para marcar a data, a coordenadoria de música do IMS reuniu 59 gravações que constam do acervo do instituto, pertencentes às coleções de José Ramos Tinhorão e Humberto Franceschi. Também digitalizou todos os rótulos dos discos. No repertório, há Garoto interpretando composições próprias e alheias. Seu estilo e seu virtuosismo influenciaram gerações de músicos, inclusive os jovens de hoje.
Garoto participou de dois conjuntos importantes: o Trio Surdina, ao lado de Chiquinho do Acordeom e Fafá Lemos; e, por menos de um ano, o Bando da Lua, que acompanhou Carmen Miranda nos Estados Unidos.
Ele acompanhou muitos outros intérpretes em gravações de discos, nos estúdios do Rio de Janeiro. Enfrentou dificuldades financeiras na vida, conseguindo apenas em 1954 um grande sucesso, com a música “São Paulo quatrocentão”, homenagem à sua cidade natal, parceria com Chiquinho do Acordeom.
Como criador de canções, “Duas contas” é seu trabalho mais conhecido. “Gente humilde” ganhou letra (de Vinicius de Moraes e Chico Buarque) muito depois de sua morte.
Ele sofreu um ataque cardíaco, aos 39 anos, quando preparava uma excursão à Europa.
É possível ouvir algumas gravações de Garoto na base de dados do acervo de Música procurando pelo nome do artista na caixa de texto, marcando música e clicando em buscar.
MAIS
Acervo de música do IMS
Desde Garoto | Rádio Batuta, Instrumental brasileiro
Garoto | Rádio Batuta, Os Batutas
Acervo de José Ramos Tinhorão no IMS
Acervo de Humberto Franceschi no IMS
NA LOJA DO IMS
Choros de Garoto
A obra, organizada por Jorge Mello, Henrique Gomide e Domingos Teixeira, reúne 67 partituras de choros compostos por Garoto, muitas delas inéditas em gravação e nunca antes publicadas.