Catálogo da exposição de mesmo nome, realizada pelo Instituto Moreira Salles em 2012, a publicação, com textos e imagens, investiga o início do fotojornalismo no Brasil, tendo como referência a produção dos fotógrafos que atuaram na revista O Cruzeiro nas décadas de 1940 e 1950.
Helouise Costa, docente e pesquisadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), e Sergio Burgi, coordenador do acervo de fotografia do IMS, são organizadores deste projeto, que une uma extensa pesquisa acadêmica em torno da revista O Cruzeiro ao vasto acervo do ims. Publicada pelos Diários Associados, empresa de comunicação pertencente a Assis Chateaubriand, a revista O Cruzeiro foi lançada em 1928 como uma publicação semanal de variedades, de circulação nacional. Tornou-se um dos mais influentes veículos de comunicação de massa que o país já conheceu. No início da década de 1940, incorporou o modelo da fotorreportagem, tornando-se pioneira na implantação do fotojornalismo no Brasil.
Assim como na exposição, o livro tem como fio condutor a fotografia, a partir da relação entre as imagens produzidas pelos fotógrafos e as fotorreportagens tal como foram publicadas. São fotos de Jean Manzon, José Medeiros, Peter Scheier, Henri Ballot, Pierre Verger, Marcel Gautherot, Luciano Carneiro, Salomão Scliar, Indalécio Wanderley, Ed Keffel, Roberto Maia, Mário de Moraes, Eugênio Silva, Carlos Moskovics, Flávio Damm e Luiz Carlos Barreto. Muitas das imagens pertencem ao acervo do ims. Outras foram cedidas por outros arquivos: jornal Estado de Minas, Fundação Pierre Verger, Apesp (Acervo Público do Estado de São Paulo), Coleção Samuel Gorberg e os acervos pessoais de Luiz Carlos Barreto e Flávio Damm.
No livro, as imagens estão organizadas em torno da grande reportagem – dividida em seis eixos temáticos: “Olhares itinerantes”, “O povo brasileiro”, “Flagrantes da vida urbana”, ”A política entre o público e o privado”, “A imprensa e as artes” e “A temática indígena” – e das questões editoriais que caracterizam a revista. Ao mesmo tempo, a publicação busca ampliar a contribuição da exposição ao reunir textos sob diferentes aspectos de O Cruzeiro e sua inserção no sistema midiático globalizado das revistas ilustradas de grande circulação. Há ensaios produzidos pelos curadores da exposição, Helouise Costa (“Entre o local e o global: a invenção da revista O Cruzeiro e a invenção da revista ilustrada”) e Sergio Burgi (“O fotojornalismo humanista da revista O Cruzeiro”), pelo antropólogo Fernando de Tacca (“O Cruzeiro versus Paris Match e Life”) e pelo pesquisador Fernando Morgado (“O Cruzeiro e a indústria cultural brasileira”), além do depoimento “A grande aventura fotojornalística”, escrito por Flávio Damm. A publicação disponibiliza um caderno com reproduções em fac-símile de fotorreportagens das décadas de 1940 e 1950, de autoria de Jean Manzon e Luciano Carneiro respectivamente, a fim de oferecer ao leitor uma experiência visual e táctil próxima da manipulação dos exemplares originais. Há ainda uma minibiografia de cada fotógrafo.